é possível que a nossa ansiedade (tenho tag, com sintomas desde que era criança) crie coisas que não

32 respostas
é possível que a nossa ansiedade (tenho tag, com sintomas desde que era criança) crie coisas que não existem? por exemplo, de tanto pensar em algo e sentir medo disso, isso acabe se tornando real pra mim?
comecei a ter medo de sentir um sentimento específico por uma pessoa, e comecei a pensar cada vez mais nisso e questionar cada pensamento meu sobre, até que comecei a me sentir como temia
Olá! Eu posso imaginar como está sendo difícil pra vc lidar com esses pensamentos e sentimentos. Seria necessário mais informações sobre o seu caso para te dar uma resposta mais precisa quanto a isso, mas existem técnicas e habilidades que podem ser aprendidas na terapia comportamental que podem te ajudar a lidar com a ansiedade. Converse com um psicólogo para poder entender o que está se passando com você e como encontrar ferramentas para lidar com essas dificuldades. Espero ter ajudado!

Olá! Respondendo de forma objetiva às suas perguntas: 1) Sim, é possível que a ansiedade crie coisas que não existem. 2) Sim, é possível que de tanto pensar algo se torne real para você. A ansiedade é um estado emocional natural e importante para a nossa sobrevivência. É ela que nos motiva a prepararmos melhor para os desafios da vida. Porém, quando causa sofrimento, sendo muito persistente e intensa, é necessário auxílio profissional. A ansiedade patológica deve ser levada a sério, pois, pode afetar o indivíduo de tal maneira que ele não se lembre se algo de fato aconteceu ou não, se foi fruto da sua imaginação ou não, afastá-lo do trabalho e sonhos, ou ainda, em casos mais graves, produzir sintomas de desrealização, despersonalização e até delírios e alucinações. Porém, suas questões são complexas e exigem reflexões que as respostas "sim" ou "não" não permitem contemplar. Como você mesmo relatou, o sentimento de medo é o cerne da ansiedade. O medo nos alerta para os perigos. Será que esse "sentimento específico por uma pessoa" te ameça? Por que? O que está, de fato, em perigo? Existe alguma forma de lidar com esse sentimento ou com essa pessoa de modo a reduzir os danos para você? A ansiedade é proveniente de pensamentos ansiosos e muitos deles contêm visões distorcidas da realidade, aumentam o perigo e subestimam nossa capacidade de enfrentá-lo. Não leve tão a sério o que você pensa, procure, antes, identificar se existe evidências que comprovem esse pensar. Questione a lógica por trás de suas interpretações. Sobre as emoções, existem várias técnicas cognitivo-comportamentais para lidar com a ansiedade e o medo. A psicoterapia e a atividade física são ótimos aliados para diminuir os níveis de ansiedade. Porém, não deixe de investigar possíveis causas orgânicas, como, por exemplo, o nível de cortisol. Um bom psiquiatra irá te orientar em relação à tudo isso, pedir exames e passar um psicofármaco, caso seja necessário. Às vezes, nosso cérebro nos leva justamente para onde não queríamos ir, como você disse "comecei a me sentir como temia". Deixar consciente esses processos de autossabotagem, profecia autorrealizável, erros de pensamento, desejos inconscientes, entre outros, nos ajuda a pegar o leme da nossa vida e direcionar para onde, CONSCIENTEMENTE, queremos e necessitamos, em vez de apenas ir para onde o vento sopra. Desde criança a ansiedade tem aparecido como um incômodo para você, imagino o quanto deve ter sido sofrido... Mas, quem sabe você começa a escutar o seu próprio corpo? Quando algo não vai bem é importante tirar um tempo para acolher e cuidar de nós mesmos. É um aprendizado, pode levar tempo, mas tenho certeza que valerá a pena! É possível também tornar real algo que seja mais saudável e adaptativo para você. Fico à disposição para outras dúvidas!
Seria importante voce iniciar uma terapia para que possa ter um lugar de fala e acolhimento, uma escuta profissional diante da angustia causada pelos sintomas de ansiedade...veja que fatores estressantes possam estar contribuindo para que tenha esses picos. Você que tem TAG, esse diagnóstico foi fechado? É preciso que você tenha acompanhamento psicológico e psiquiátrico, um monitoramento dos efeitos dos medicamentos para que veja a necessidade de ajustes. Outros pontos muito bem explicados pelas colegas, mas é fundamental que você ajuda. Cuide-se! Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Terapia online - R$ 130
Isso se chama: pensamento ruminativo. Procure um psicólogo cognitivo-comportamental que poderá lhe ajudar a cessar esses pensamentos
É possível sim!
Nos precisamos nos apropriar de nossa mente e usá-la como ferramenta para viver bem!
A realidade é uma interpretação!
Comece a observar seus pensamentos e distinguir os pensamentos tóxicos e destrutivos daqueles que são construtivos!
Elimine os pensamentos destrutivos e mantenha os construtivos e sua vida vai melhorar!
Um abraço,
Lea
O medo é uma emoções basal imprescindível derivada do afeto, atravessa a todos e nos serve como alerta para a preservação da própria integridade física A saída para essa dialética é através da luta e/ou da fuga. Diante do atravessamento de algumas vulnerabilidades pela via do real, simbólico e/ou imaginário é comum a entrada de traços que nos ameacem e, naquele preciso instante, algumas estruturas enrijecidas sofrem um rompimento. A partir dai, a realidade crua da vida é assegurada pela entrada de elementos que derivam de fantasias psíquicas e que, por vezes, condizem a um medo perante um destino trágico. Essa problemática pode se dar por momento ínfimo na historia do sujeito. Mas que tem como base conceder um destino à angustia. É como se algo que outrora fazia sentido de repente se perdesse. Diante disso, o sentimento emergente pode ser da ordem do desamparo, estrutural do humano mas extremamente desnorteador.
Sim,tudo aquilo que pensamos pode ser tornar real para nós devido a maneira como percebemos o mundo formando crenças a esse respeito! O mais importante é que qualquer sofrimento emocional pode e deve ser tratado o quanto antes! Sugiro que faça avalições com psicólogo e psiquiatra para melhores orientações.
Olá !
Sim, é possível criarmos situações reais devido ansiedade. É um sofrimento psicológico intenso e contínuo que pode atacar nosso sistema imunológico, por exemplo. Indico que busque orientação de um psicólogo e também de um psiquiatra. Tem medicamentos que podem amenizar esse sofrimento até que o processo psicoterápico te forneça o suporte necessário!
Busque teu bem estar ! Abraço
É possível sim porque os pensamentos disfuncionais, crenças limitantes acabam acarretando certos comportamentos e sentimentos . A Terapia Cognitiva Comportamental pode te ajudar bastante a desconstruir esses pensamentos , crenças e consequentemente mudar seus sentimentos e comportamentos. Existem também outras técnicas que podem te ajudar bastante nos sintomas de ansiedade. Não deixe de buscar ajuda e cuidar da saúde mental.
É possível que não tenha sido criado agora, mas já existia e já estava causando ansiedade anteriormente e só agora que ficou nítido. Ansiedade é um sinal de percepção de risco (quando se trata de TAG, é um risco que vem de dentro) e muitas vezes o risco é justo algum sentimento cuja expressão pode causar algum dano à integridade mental da pessoa.
Espero ter contribuído para elucidar sua questão e fico à disposição para demais dúvidas. Forte abraço!
Olá,
Acrescento aos que os colegas já responderam, que encontrar um espaço para falar pode contribuir e muito para se relacionar com teus pensamentos invasivos e atemorizantes que estão em forma de excesso, sem que tu te sintas podendo gerenciar. Um processo de analise com profissional pode ajudar muito!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Sim, pois nossa mente é capaz de CRIAR o que quiser. Você precisa urgente cuidar de você e de sua mente. Focar na SOLUÇÃO! E ficar livre de construções mentais negativas, para que possa se abrir para viver de forma bonita a vida que está disponível para você AGORA.
Bom dia. Procure ajuda de um psicólogo. É o melhor a se fazer. Atenciosamente
Olá! Sim, nossos pensamentos podem sim nos "pregar peças" e distorcer a realidade. A ansiedade potencializa esse tipo de pensamentos e se não estivermos atentos a eles, acreditamos 100% nessa realidade criada e começamos a ter pensamentos intrusivos. Nós não somos nossos pensamentos, eles são uma ferramenta que pode nos ajudar ou atrapalhar dependendo do funcionamento da nossa mente. A Terapia Cognitiva Comportamental trabalha muito esses pensamentos, que também são chamados de erros ou distorções cognitivas. Uma pergunta simples, que pode te ajudar é: Qual a evidência que você tem que esse pensamento é real ou está correto?. Desejo que você fique bem.
É possível sim, mas é importante você pensar o que te levou a esse medo. Muitas vezes um sentimento que não queremos ter fica escondido, por um tempo, mas ele acaba saindo, as vez com outro formato. Esse medo tem um contexto que é seu, e você pode se conectar com ele pra descobrir porque ele te faz tão mau.
Um psicólogo vai te ajudar a ficar confortável ao ter contato com essa parte de você.
Olá! Parece que você sofre de pensamentos obsessivos, mas é necessário que busque ajuda psicológica para um diagnóstico e tratamento adequado. A ansiedade e a angústia podem gerar muito desconfortos e uma dor imensurável. Procure por ajuda urgente!
Olá! Sim, existe essa possibilidade. Seria interessante procurar um psicólogo e um psiquiatra para te acompanhar e oferecer o suporte necessário para você sair dessa situação.
Olá! Como os colegas acima já mencionaram, sim pode ocorrer. Por isso é essencial a terapia - obterá o autoconhecimento, podendo identificar seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e modificá-los. Assim, conseguirá ter o controle de sua ansiedade e medos, resultando em uma melhor qualidade de vida. Procure um psicólogo.
Sim. A ansiedade é capaz de coisas inimagináveis e o medo sentido é real. Mas, vamos dizer que, se você "produziu" esses pensamentos e sentimentos, "até que começou a se sentir como temia", também pode com um trabalho de análise, "des-produzir". Mais importante ainda é descobrir o porquê deles. Procure uma psicanalista e se implique nessa pesquisa.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Sim, é possível, a ansiedade pode provocar uma desorganização mental, e até confusão sobre o que é real ou fantasia. Entendo como pode ser angustiante não conseguir se livrar de tais pensamentos e sentimentos desagradáveis.
Porém, é preciso acolher e compreender o que está por trás deste medo, e o que pode estar gerando tais pensamentos. Uma análise pode levar a uma maior autonomia compreensão de si e de seus sentimentos, promovendo uma reorganização psíquica. Espero ter ajudado. Fico a disposição.
Olá, toda pessoa tem uma história de vida particular, e na psicanálise podemos construir uma ponte de acesso aos sentimentos, emoções e pensamentos que podem estar influenciando no que você descreve atualmente.
Olá! É possível sim. A ansiedade excessiva muda nossas percepções, pensamentos. A pessoa ansiosa vê situações e tarefas corriqueiras como grandes desafios. Mesmo que ela tenha passado por um acontecimento bom, sua mente pode começar a criar histórias negativas. Assim, a pessoa fica confusa e preocupada com possíveis cenários futuros, desencadeando a ansiedade. São pensamentos repetitivos, de caráter negativo, que se perpetua por longo tempo. É importante um acompanhamento psicológico para te ajudar aprender a lidar com essa ansiedade. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fica posto meu convite. Abraço!
Boa noite! Você fala de uma situação que causa muito desconforto que são os pensamentos excessivos. Procure um psicólogo para tratar isso é ter mais qualidade de vida.
Isso pode acontecer. A ansiedade não cria, mas faz parte da condição em que algo chamado "profecia autorrealizadora" aconteça. Ela é bem astuta, é como dizer para alguém "não pense em um elefante rosa". A pessoa provavelmente já formou uma imagem em sua mente. Com a ansiedade, o que pode ter acontecido é que, de tanto dizer "não" para o que você temia, isso te fez se atentar muito ao acontecimento que você queria evitar. E a atenção é um requisito para as coisas acontecerem. Então, criou-se as condições para você gostar dela, tal como pensar de uma forma diferente, reparar um pouco mais nela e no que ela gosta, ou prestar atenção em pontos da personalidade dela que você aprecia. Em resumo, o tentar não pensar e o não sentir só faz a gente pensar e sentir. Parece maluco, né? Uma forma de lidar com isso é não lutar com pensamentos e sentimentos, só observá-los e estar um pouco mais focado no momento presente. É difícil, mas você pode exercitar gradualmente. Grande abraço!
Olá! A ansiedade é um transtorno que gera muitos pensamentos disfuncionais para prevenir de situações angustiantes, portanto criamos sim algumas coisas. E por acreditar nesses pensamentos e pelo medo, ela pode sentir o que temia. Procure um psicólogo (a). Um abraço.
Entendo, os sintomas de TAG apesar de muito frequentes, muitas vezes tendemos a encarar como algo "normal" e procuramos ajuda tardiamente. Avalie a possibilidade de fazer um tratamento de Psicoterapia, pois além de ser uma possiblidade que pode te trazer resultados efetivos, pode fazer com que você consiga viver de uma maneira mais leve e positiva, lidando melhor com tudo aquilo que te causa ansiedade.
Olá! A mente é capaz de criar experiências como as que descreve através do pensamento e estas fazem parte também do quadro de ansiedade. O autoconhecimento pode ajudar você a lidar melhor com estas experiências através da psicoterapia. Um abraço.
Olá
A ansiedade é traiçoeira, o seu diagnostico de TAG é fechado?
Porque voce nao busca uma ajuda profissional, um psicólogo cognitivo comportamental, o espaço terapêutico lhe ajuda a validar o que você pensa, o pra que pensar certas coisas, enfim validar os seus pensamentos.

Se cuide,
Olá. Sim, esse é um dos sintomas da ansiedade. Criar situações catastróficas na cabeça que não necessariamente poderão acontecer. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda psicológica.
Olá, como você está?

Os sintomas que mais se destacam na ansiedade dizem respeito ao descontrole dos pensamentos, ou pensamentos acelerados. É comum que pessoas com ansiedade tendam a maximizar os pensamentos negativos e a preocupação, deixando-os mais catastróficos do que seria na realidade. Esses pensamentos disfuncionais podem agravar os sintomas da ansiedade, e assim, causar um ciclo ansioso. É provável que, quanto mais medo sinta de algo, você passe a ocupar maior parte dos seus pensamento àquilo que teme. Sendo assim, é importante trabalhar seus pensamentos ansiosos através das psicoterapias, que te ajudarão nesse processo.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço!
Boa noite! Sim, pode ocorrer. Desconsiderando que você possa ter algum problema de saúde física, isso é possível devido a somatizacao.Quando se menos espera aqueles pensamentos automáticos viraram uma grande bola de neve que juntando ao stress da vida diária, trabalho, estudo, filhos, família, fica aparentando a impossibilidade de sair daquele cenário. Recomendo qhe você busque um psicólogo que se identifique, para que juntos possam vasculhar questões que estão trazendo esse seu estado de exaustão mental pela ansiedade. Qualquer coisa se quiser me conhecer e conversar, estou a disposição. Fique bem e busque ajuda ok?
Olá. Sim, é possível. É importante entender esses pensamentos e medos para poder sair desse ciclo. Se puder, faça psicoterapia. Abraço