É possível ser diagnosticado com a Síndrome de Asperger mesmo tendo uma boa interação social com os

22 respostas
É possível ser diagnosticado com a Síndrome de Asperger mesmo tendo uma boa interação social com os outros?
O isolamento social caracteriza com asperger?
Boa noite, sim é possivel ser diagnosticado com Sindrome de Asperger, tem estudos neurologicos que apontam o isolamento devido ao uso de eletronicos como cellular, computadores, jogos eletronicos como causa que contribuem para o desenvolvimento da Sindrome de Asperger, o grau pode variar a depender dos casos.

Olá!
A Síndrome de Asperger é definida como um transtorno de origem neurobiológica e desde muito nova a criança tende a mostrar algum traço que levante suspeitas de que seja preciso um acompanhamento. Com isso, aspectos isolados como tendências ao isolamento social não fecham diagnóstico.
É indicado que você procure um médico psiquiatra ou neurologista e inicie uma avaliação psicológica, ou neuropsicologica, para compreensão do quadro clínico e posteriormente à avaliação da equipe multidisciplinar, fechar um possível diagnóstico.
A Síndrome de Asperger é uma condição neurobiológica e requer o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras, dentre outros profissionais, como fonoaudiólogos, etc.
Para que você tenha uma resposta precisa, procure alguns desses profissionais. Converse calmamente. Certamente suas dúvidas serão esclarecidas.
Espero ter ajudado.
Olá, O autismo e a síndrome de Asperger são os mais conhecidos entre os transtornos invasivos do desenvolvimento (TID), uma família de condições marcada pelo início precoce de atrasos e desvios no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e demais habilidades.
Os TIDs estão entre os transtornos de desenvolvimento mais comuns. Referem-se a uma família de condições caracterizadas por uma grande variabilidade de apresentações clínicas. Podem variar tanto em relação ao perfil da sintomatologia quanto ao grau de acometimento, mas são agrupados por apresentarem em comum uma interrupção precoce dos processos de sociabilização.
A síndrome de Asperger (SA) caracteriza-se por prejuízos na interação social, bem como interesses e comportamentos limitados, como no autismo, mas seu curso de desenvolvimento precoce está marcado por uma falta de qualquer retardo clinicamente significativo na linguagem falada ou na percepção da linguagem, no desenvolvimento cognitivo, nas habilidades de autocuidado e na curiosidade sobre o ambiente. Interesses circunscritos intensos que ocupam totalmente o foco da atenção e tendência a falar em monólogo, assim como incoordenação motora, são típicos da condição, mas não são necessários para o diagnóstico.
O ideal é que vc procure um psiquiatra especializado em desenvolvimento infantil. Ele será a melhor fonte para tirar TODAS as suas dúvidas e fazer um diagnóstico assertivo.
Ola. Não entendi bem, pois você coloca foi diagnosticada "mesmo tendo boa interação social". Foi feito um diagnóstico, é isso que você coloca? A falta de interação social, pode caracterizar outras coisas, como por exemplo uma fobia entre outras e a síndrome de Asperger já é notada desde muito cedo. Vale uma boa avaliação com psiquiatra, neurologista e psicólogo, para um diagnóstico eficaz; Procure ajuda.

Todas as pessoas com autismo partilham as seguintes dificuldades: déficit na comunicação social e interação social; padrões restritos e repetitivos no comportamento e interesses fixos em determinados assuntos. A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico classificada como uma forma mais branda da condição autista. Dessa forma, os pacientes são diagnosticados em graus de comprometimento dentro deste conjunto de critérios e não unicamente pensando na interação social.

Cada pessoas será afetada em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Se ele foi pouco estimulado para este ou demais campos que mencionei acima... é possível desenvolver intervenções psicológicas para promover novas Neuroplasticidades a partir destas. Pesquisas mostram que isso é possível!!

Se ele sabe se relacionar bem com as pessoas é importante prestar atenção na qualidade dessa interação e comunicação, assim como no histórico de estimulação que ele teve ao longo da vida. Também é importante avaliar os demais critérios para o diagnóstico. Na dúvida, nada te impede de buscar segunda opinião profissional. Espero ter ajudado. Forte abraço...

Olá. Para que se possa levantar a hipótese quanto ao diagnóstico de síndrome de asperger ou qualquer outro diagnóstico psiquiátrico, é necessário que se realize uma investigação clínica muito séria de perspectivas diversas com profissionais qualificados para tal. Ainda que o modo de interação social seja um fator estudado numa avaliação como esta, esse elemento não é o único critério. Então, o mais importante e fundamental é que a avaliação seja realizada por uma médico e/ou especialista qualificado, que pode encontrar inclusive, em serviços de psiquiatria na região em que mora, o SUS é nossa principal referência nessa assistência.
Prezado!
A Avaliação Neuropsicologica irá orienta-lo com precisão pois, será feito uma investigação cognitiva junto à equipe multidisciplinar.
Grande abraço
As principais características da Síndrome de Asperger é o prejuizo na interação social e na relação emocional com as pessoas. Porém ressalto a importância de se fazer uma avaliação com profissionais competentes: Psicólogos, Fonoaudiólogos, Neurologistas e Psiquiatras para se ter ou eliminar a hipótese do diagnóstico.
O diagnóstico é a identificação formal da condição. Geralmente é realizado por uma equipe de diagnóstico multidisciplinar, incluindo frequentemente um fonoaudiólogo, pediatra, psiquiatra e psicólogo. Como a Síndrome de Asperger varia muito de pessoa para pessoa, fazer um diagnóstico pode ser difícil. Pode ser diagnosticado tardiamente em crianças, quando comparado a outros espectros do autismo. Algumas dificuldades podem não ser reconhecidas e diagnosticadas até a idade adulta.
Para um diagnóstico é necessário uma avaliação detalhada pois não é só um sintoma e sim seu conjunto.
Procure um psiquiatra e depois quem sabe uma terapia para melhor acompanhamento.
Att
Eduardo
O ideal é que seja realizado uma avaliação neuropsicólogica completa para o diagnóstico, o isolamento social pode ser um sintoma de diversos transtornos Procure um neuropsicólogo ou neuropediatra.
Síndrome de Asperger – Características, diagnóstico

Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria Transtornos do Neurodesenvolvimento, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V).
A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas.  Trata-se de um dos perfis  ou espectro de autismo, o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Pessoas com Asperger vêem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas. Se você tem síndrome de Asperger, você tem um quadro para a vida – não é uma doença e, portanto, não pode ser “curada”. Muitas vezes, as pessoas sentem que a Síndrome de Asperger é um traço fundamental da sua identidade. Pessoas com Síndrome de Asperger possuem inteligência média ou acima da média. Eles geralmente não têm dificuldades de aprendizagem que muitas pessoas autistas têm, mas podem ter dificuldades específicas de aprendizagem. Eles têm menos problemas com a fala, mas ainda podem ter dificuldades em entender e processar a linguagem.
Com o tipo certo de apoio, todos podem ser ajudados a viver uma vida mais gratificante de sua própria escolha.

Descubra quantas pessoas têm autismo, como as pessoas com síndrome de Asperger vêem o mundo, como a síndrome de Asperger é diagnosticada e como você pode ajudar. Diagnóstico
O diagnóstico é a identificação formal da condição. Geralmente é realizado por uma equipe de diagnóstico multidisciplinar, incluindo frequentemente um fonoaudiólogo, pediatra, psiquiatra e psicólogo. Como a Síndrome de Asperger varia muito de pessoa para pessoa, fazer um diagnóstico pode ser difícil. Pode ser diagnosticado tardiamente em crianças, quando comparado a outros espectros do autismo. Algumas dificuldades podem não ser reconhecidas e diagnosticadas até a idade adulta.

Interação social
As pessoas com Síndrome de Asperger têm dificuldade em “ler” outras pessoas. Reconhecer ou entender os sentimentos e intenções dos outros. Expressar suas próprias emoções. Torna-se muito difícil para eles a interação no mundo social. Eles podem:
• Parecer ser insensíveis;
• Procurar tempo sozinho quando sobrecarregado por outras pessoas;
• Não procurar o conforto e carinho de outras pessoas;
• Se comportar “estranhamente” ou de uma maneira considerada, por outros, como socialmente inapropriada.
Pode ser difícil criar amizades. Alguns podem desejar interagir com outras pessoas e fazer amigos, mas podem não ter certeza de como realizar isso.
Olá, para ser diagnosticado com Síndrome de Asperger é necessário passar por uma avaliação psicológica com testes e que seja verificado no DSM-V os sintomas e o diagnóstico diferenciado. Portanto, apenas isolamento social, não caracteriza que a pessoa tenha a Síndrome de Asperger.

O isolamento social pode ser um sintoma de outras doenças e estar causando outras comorbidades (outras doenças), ele pode ser tratado com o Treinamento de Habilidades Sociais individual ou em Grupo que é muito efetivo para os pacientes que passam por esse processo.
Sim é possivel. Na verdade um diagnostico e suas particularidades é observada atraves do tratamento . Ha diagnosticos que existem particularidades e existe tambem errarmos o diagnostico. O tempo de convivencia com o paciente é que transforma os acertos e erros . Igualmente existem medicacoes que nao se adaptam com o paciente e precisam ser mudadas. As vezes num primeiro contato e sem exames podemos ter uma sugestao de diagnostico e no decorrer do tratamento muda tudo. Para tanto precisamos da ajuda de outros olhares d outros especialistas e de mais contato possivel com o paciente.
Mas oquemais importa é a solucao e o tratamento .
att.
patriciamassuia
Prezado, qualquer psicopatologia é diagnosticada através de um conjunto de sinais e sintomas. A dificuldade na comunicação interpessoal é apenas um dos sintomas da síndrome de Asperger. É necessário que seja realizada uma avaliação complexa com equipe multidisciplinar para que se possa chegar em um diagnóstico desse porte que exige tratamento cuidadoso.
Atenciosamente
Nathalia Gadelha
Olha só, aspectos isolados não devem ser parâmetros para fechar um diagnóstico, ou seja "tendências ao isolamento social", é muito raso para um diagnóstico tão sério e importante.
A Síndrome é um comprometimento neurológico e a criança tende a mostrar alguns traços que levante suspeitas de que seja preciso um acompanhamento.
Minha sugestão à você é que procure um médico psiquiatra ou neurologista e inicie uma avaliação, acredito que um psicológica também deva fazer parte desta investigação. Importante se preocupar com o quadro clínico, e assim obter uma avaliação da equipe multidisciplinar para fechar o diagnóstico.
Olá. É muito pouca informação para fazer uma avaliação. Recomendo que você procure um especialista, como um neuropsicólogo. Atenciosamente
Muito perniciosa sua pergunta. Primeiro o que é uma boa interação social? Não é só sobre a quantidade de interação, mas sim a qualidade. Acho dificil um autista que tenha interações sociais de qualidade... Uma pessoa com asperger pode apresentar uma excelente capacidade verbal, entretanto muitas vezes vai apresentar dificuldade em manter uma conversa que não seja de seu assunto de interesse, pode apresentar dificuldade no entendimento da linguagem gestual e não verbal, pode ter dificuldade em entender sarcasmo e ironia. Todos esses fatores influenciam na sociabilidade. Se não existe esse tipo de dificuldade que são as principais do Asperger não pensaria em autismo. Mas existem outras caracteristicas também, padrão de interesses restritos, alterações sensoriais, maneirismos, etc. Além disso essas dificuldades devem ser observadas ao longo da história da criança. Algumas vezes se relacionam bem com adultos, mas tem dificuldade com os pares. Muitas vezes passa despercebido na infancia e as dificuldades aparecem mais na adolescencia. Enfim, não da para responder sua pergunta com apenas esses dados. Seria necessária uma avaliação neuropsicológica completa.
Se você, ou a pessoa a quem você se refere, já foi formalmente diagnosticado (a), provavelmente já saiba qual o nível dentro do transtorno do espectro autista, quais são as facilidades e dificuldades relacionadas. Caso ainda não tenha sido, eu sugiro que busque avaliação com um profissional habilitado neste tipo de transtorno.
O Asperger pode sim ter interação normal. Muitas vezes devido a isso ser normalmente afetado no TEA, não é diagnosticado corretamente quando criança, vindo a descobrir apenas quando adulto.
Olá. Sim, é possível ter uma boa interação social, Asperger tem várias formas e graus. Abraço.