Em 2010 fui diagnosticada, por médico homeopata, com depressão e fibromialgia. Fui tratada com medicação

28 respostas
Em 2010 fui diagnosticada, por médico homeopata, com depressão e fibromialgia. Fui tratada com medicação para os 2 casos, porém continuo com os mesmos problemas. Há 3 meses descobri que fui filha de mãe narcisista e tenho muitos traumas desse relacionamento. Já fiz psicoterapia e nada. A que especialista devo recorrer?
A fibromialgia é uma doença que tem fundo emocional muito importante. A terapia de maior eficácia no tratamento da Depressão bem como para Transtornos de Ansiedade é a Terapia Cognitivo Comportamental. Sugiro tentar essa abordagem se ainda não tentou.

Para ter um diagnóstico correto, é extremamente importante buscar um especialista. O homeopata não é especialista em transtornos mentais, e sim o psiquiatra. Seria como esperar um diagnóstico de cardiopatia de um endocrinologista.
A depressão, assim como qualquer outra patologia, deve ser tratada como uma doença que possui etiologia genética e biológica, além de possíveis circunstâncias ambientais.
Apesar de ser psicóloga, quem dá o diagnóstico é o médico psiquiatra. Pesquisas mostram uma eficácia de 80% nos tratamentos em que há acompanhamento psicológico e psiquiátrico em casos de transtornos mentais.
O ideal é cuidar dessas três queixas (depressão, fibromialgia e traumas da relação familiar), pois elas provavelmente tem relação e a melhora de uma influencia na outra. A psicoterapia é o cuidado recomendado para cuidar dos traumas e depressão, o que será que nao funcionou na sua? Talvez seja interessante tentar outro psicoterapeuta. Avalie como se sentia na terapia, quanto tempo fez, o que não estava bem, e procure um com quem possa estabelecer uma relação diferente, mais ajustada para o que precisa. Um fisiatra ou reumatologista especializado em fibromialgia podem ver um tratamento e medicações adequadas para seus sintomas. Atividade física e acupuntura tambem ajudam, em alguns casos de fibromialgia. Espero ter ajudado. Estou à disposição e espero que encontre um tratamento eficaz. Abç.
A homeopatia tem diversos ramos, e você deveria insistir, talvez com um médico homeopata que atue num ramo diverso do que você se tratou antes. O médico homeopata tem uma visão do paciente como pessoa, e trata tanto distúrbios psíquicos como físicos, com ótimos resultados.
Certamente continuar a Psicoterapia é o caminho, em paralelo com um Psiquiatra, para controlar os sintomas da fibromialgia e da depressão. Quanto às questões sobre sua mãe, a Hipnose pode ajudar no sentido de acessar conteúdos no seu inconsciente, que possam te orientar quanto a eles.
A partir do seu relato, acredito que a abordagem psicanalítica seria a mais indicada. A psicanálise vai trabalhar as suas interações intersubjetivas e seus conflitos, bem como as dores emocionais que em muitas situações, se expressam no corpo. Acho que pode ser uma experiência que você terá muito a ganhar. Espero ter ajudado. Estou à disposição!
A sua queixa é de que nada (medicamento e remédio) resolveu ou ajudou a resolver seus problemas (depressão e fibromialgia). Embora não saiba de mais detalhes e o tempo de permanência dos sintomas, me faz pensar que houve tentativa suficiente.
São sintomas difíceis, que podem até mesmo te deixar desanimada com tratamentos devido a dores e desânimo, mas não vejo outra solução que não seja procurar por outros profissionais (psiquiatra, psicólogo, reumatologista) para acompanhá-la. Trata-se de um tratamento multidisciplinar. Persista até encontrar o tratamento/profissional adequados. Abs
Continue seu tratamento com o auxílio médico (psiquiatra, homeopata) e o acompanhamento com a psicoterapia, para que você possa olhar a fundo sua forma de se relacionar no mundo. Às vezes a psicoterapia "não anda" porque não encontramos ainda a abordagem adequada pra nós, ou o terapeuta. Não desista! Cada abordagem de Psicoterapia possui características diferentes, olha por um ângulo único e tem impactos diferentes em nós. Procure informações sobre a Psicoterapia corporal e análise Bioenergética e veja se você se identifica e se te toca de uma boa forma.
Desejo que você encontre o profissional adequado pra você!
olá, pelo que escreveu quem a diagnosticou foi um homeopata, sugiro consultar um psiquiatra para esta avaliação, inclusive para relatar as medicações tomadas ate então. Você diz também que tem "muitos traumas" do relacionamento materno, neste caso, a psicoterapia é indicada. Verifique qual linha de abordagem seguiu ate agora. A psicanalise e a terapia cognitivo comportamental podem ser opções de tentativa. Não desista! ate mais,
O foco do tratamento é você. É importante ter um diagnóstico feito por especialistas nos sintomas apresentados: Psicólogo, Psiquiatra, Coach, Nutricionista. Porém diagnóstico não cura ninguém. Por isso, alguns passos são importantes ser dados: 1. Mudança de hábitos; 2. Atividade Física mais alimentação saudável; 3. Libertação dos traumas mais Reimpressão de crenças positivas; 4. Elaboração de um Projeto de Vida com metas e objetivos. Acredito que um trabalho integrado com sua história e Projeto de vida vai proporcionar-lhes resultados positivos e de sucesso. Estou à disposição.
Olá!! A meu ver, estás no caminho adequado quando buscas por homeopatia e psicoterapia. Muitas vezes demoramos para tratar certas questões e quando resolvemos começar temos pressa. Porém vale lembrar que a evolução do processo aconteça em tempo diferente do qual criasses como expectativa. Cuidado com a pressa e as expectativas, elas muitas vezes são armadilhas auto sabotadoras.

Abraço!
No caso da depressão, recomendo a psicanálise. Ainda que haja classificações gerais a respeito de estruturas psíquicas e dentre elas alguns tipos, como esse que supostamente seria o da sua mãe, o mais interessante é a abordagem de cada caso em particular. Ou seja, perante uma mãe narcisista, cada filho responde de um modo e a psicanálise convida a cada sujeito que se confronte e encontre novos meios mais interessantes e libertadores para lidar com aquilo que seria a queixa. O desafio é se "ver" perante os outros e si mesmo, para encontrar os "pontos nevrálgicos" nessas relações e a partir disso poder agir de modo mais autônomo perante o desejo do sujeito e não tanto em função do olhar e expectativas dos outros.
Olá! respondendo a sua pergunta, busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Não desista e continue com a psicoterapia. Procure um profissional em que possa se ajustar e tratar a depressão e os traumas de relação familiar. Tente outras linhas como humanista, sistêmica e terapia cognitivo comportamental.
Busque o médico homeopata ou alopata , a fim de tratar a sua condição física. Quando a boca se fecha, o corpo responde.
Se você está fazendo terapia e não nota melhora, te aconselho a procurar outro psicólogo, acho que seria legal também você procurar por um psiquiatra, diversos estudos apontam que a terapia aliada ao tratamento medicamentoso dá melhor resultado do que fazer só a terapia ou só fazer o tratamento medicamentoso.
Espero ter ajudado.
Concordo plenamente com a opinião da colega acima. O Omeopata não é um especialista em transtornos mentais, portanto deve ater-se em buscar ajuda psicológica para tratar os traumas do ambito familiar. Consequente esse profissional lhe indicará um psiquiatra para prescrição do medicamento adequado para depressão.No seu caso indico a psicologia comportamental que irá trabalhar pensamentos , sentimentos a comportamento.abcs
Identifico que há alumas questões que te inquietam e que tem procurado por ajuda, mas para que possa ficar mais satisfeita, a psicoterapia poderá auxiliar tanto nos sintomas, quanto no que se refere as questões que traz consigo. O conhecimento a respeito do seu histórico é indispensável para que haja um diagnóstico adequado e minimização dos sintomas que a incomodam.
Psicoterapia pode ser de grande ajuda para você.
Procure por um Hipnoterapeuta OMNI para que a história que você vivenciou seja tratada na hipnose e o mais importante, que seja ressignificada.
Sugiro que procure um médico reumatologista, considerado especialista em fibromialgia. Procure novamente um psicólogo para recomeçar o processo terapêutico. Onde irá enfatizar o papel dos fatores cognitivos e sua relação com o comportamento da dor. Considerando que o distúrbio emocional pode estar presente nos portadores da Síndrome da Fibromialgia, incluindo humor, irritabilidade, depressão, ansiedade, traumas ou fatores cotidianos de nossa vida. A psicoterapia possibilitará também a compreensão da doença , conscientização de suas potencialidades e limites, orientando quanto à busca da qualidade de vida,
Espero ter ajudado. E estou a disposição e espero que encontre um tratamento eficaz. Abraço
Como psicóloga clinica hospitalar trabalhei com neurologista especializado em fibromialgia,aprendi que todos que tem depressão podem ter fibromialgia, porém todos que tem fibromialgia tem depressa.com o neuro cuidando da fibromialgia e da depressão e o psicólogo na psicoterapia, tivemos sucesso,ainda no hospital contamos com a equipe intermultidisciplinar como,fisioterapia,terapia ocupacional.
Olá!
é importante continuar o tratamento. A psicoterapia é um tratamento de longo prazo, os resultados não são imediatos, mas são valiosos. Se você se deu conta de alguns aspectos sobe a relação com a sua mãe, significa que o o processo de auto conhecimento está acontecendo. Continue se cuidando e tenha paciência consigo mesma e com o processo, pois nem sempre os resultados são do jeito que gostaríamos.
Olá sugiro que você consulte um psiquiatra para fazer uma avaliação e verificar se a medicação que você está tomando é a mais adequada. A psicoterapia é um processo e se você não está se sentindo melhor em uma determinada abordagem tente outros métodos tais como o EMDR e o Braisnpotting que apresentam resultados bastante significativos nos casos relacionados a traumas.
Olá, acredito que a psicoterapia ainda é a melhor forma de resolução dos conflitos internos e das experiências em nossa história. Desta forma, não se deve desistir do tratamento. Se não acredita que a psicoterapia anterior ajudou, experimente com outro psicoterapeuta.
As vezes existe resistência no tratamento, ou seja você não conseguiu se vincular com o psicologo, não acreditou no tratamento, Para dar certo precisa confiar no processo e na intervenção do profissional. Ou a resistência sua esta relacionada a traumas mais profundos que tem que ser investigados com mais precisão.
Boa noite, vi que muitos colegas já te deram alguma indicação o que posso acrescentar é te convidar a fazer a terapia com EMDR ou Brainspotting acredito que pode encontrar alguma ajuda significativa, se quer saber um pouco mais a respeito entre em contato estou a disposição.
Boa tarde. Você deve continuar a terapia, mude de terapeuta. Procure não parar a terapia, somente procure uma pessoa que você sinta confiança, para colocar suas questões. O medicamento é valido mas com a ajuda da terapia você vai se sentir melhor.
Além do tratamento com psicoterapia Cognitivo-comportamental que já foi recomendada, há outras alternativas não medicamentosas que possuem resultados favoráveis para os casos em questão. No caso você pode se beneficiar com tratamentos com hipnoterapeuta e acupunturista.
Procure um profissional com quem você se sente à vontade, afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!