Estou com uma dúvida. Tomo há 6 meses o medicamento Alcytan 20 mg , por causa uma crise de pânico.

9 respostas
Estou com uma dúvida. Tomo há 6 meses o medicamento Alcytan 20 mg , por causa uma crise de pânico. Na última consulta com o psiquiatra ele achou melhor trocarmos para o Exodos de 10 mg,parar um e iniciar o outro no dia seguinte,pode ser feito dessa forma, não corro risco de efeito colaterais?
Olá! Essa é uma questão que com certeza é melhor respondida pelos doutores psiquiatras. Contudo, percebo com mais frequência a adição da nova medicação em uma dosagem menor (metade da dosagem) na primeira semana da entrada dessa medicação e a medicação que sendo subtraída passa do a se tomar uma vez a cada dois dias, por quinze dias, quando o medicamento é retirado em definitivo.

Espero ter te ajudado. Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se seu médico fez essa substituição é poque sabe que não te fará nenhum mal. Importante não ficar sem medicação, visto que nenhum tipo de medicação deve ser retirado repentinamente. Interessante buscar tratamento psicológico juntamente com a medicação.
Boa tarde! Não há o risco porque você não ficará sem a química nos marcadores sinápticos. As medicações são muito semelhantes, sendo o escitalopram (Exodus) mais indicado para a ansiedade. Ambos são antidepressivos também.
Boa sorte e grande abraço
Não há problema. A troca repentina de citalopran 20mg/dia por escitalopran 10mg/dia não gera efeitos colaterais.
Entendo que esteja com receio em sentir novamente o que já sentiu, mas confie no seu médico, a troca repentina não gera nenhum inconveniente, siga orientação médica, uma vez que não estará interrompendo, mas sim trocando a formulação.
Lembrando que os Tratamentos de Panico, envolvem remédio e Tratamento Psicoterápico, tratando as causas, busque um Psicólogo.
Siga em frente.
Estou a disposição
Abraço.
Você já se perguntou qual a causa do seu pânico? Freud, há mais de um século, descreveu todos os fenômenos, hoje classificados como síndrome do pânico, tratando-os como crise de angústia. Angústia é um afeto de suma importância para a Psicanálise, pois é tido como o afeto que não engana. Há algo inconsciente por trás da angústia. E é preciso buscar, investigar, analisar para que a causa, provavelmente as causas, já que sintomas são normalmente sobredeterminados, sejam consideradas e tratadas.
Boa noite, os colegas já explicaram oque fazer com os medicamento e o caminho a seguir, o que posso acrescentar é que nesse caso é preciso fazer psico terapia para trabalhar as situações adversas que te levam ao panico. Se puder encontrar um psicologo/a perto de onde você reside que trabalhe com EMDR ou Brainspotting se ajude, vá para realizar algumas sessões, com certeza vai ter um alivio muito grande e a crise pode desaparecer.
Olá, so acrescentando sugestões além da parte medicamentosa e da psicoterapia, considere adotar um estilo de vida mais desacelerado e:
1.Faça atividade física (mínimo de 3 vezes por semana para servir como remédio natural)
2.cuide do seu sono. Pesquise sobre higiene do sono (se quiser estou à disposição para dar algumas dicas)
3.Evite excesso de cafeína
4.Pratique meditação
Muito importante manter a medicação e esclarecer com o seu médico. Mas saliento a você que no caso da Síndrome do Pânico para que se tenha uma efetividade no tratamento deve-se alinhar com uma psicoterapia para investigar a causa psicológica que está levando à crise de pânico e eliminá-la.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.