Estou com uma dúvida. Tomo há 6 meses o medicamento Alcytan 20 mg , por causa uma crise de pânico.

9 respostas
Estou com uma dúvida. Tomo há 6 meses o medicamento Alcytan 20 mg , por causa uma crise de pânico. Na última consulta com o psiquiatra ele achou melhor trocarmos para o Exodos de 10 mg,parar um e iniciar o outro no dia seguinte,pode ser feito dessa forma, não corro risco de efeito colaterais?
Olá! Essa é uma questão que com certeza é melhor respondida pelos doutores psiquiatras. Contudo, percebo com mais frequência a adição da nova medicação em uma dosagem menor (metade da dosagem) na primeira semana da entrada dessa medicação e a medicação que sendo subtraída passa do a se tomar uma vez a cada dois dias, por quinze dias, quando o medicamento é retirado em definitivo.

Espero ter te ajudado. Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.

Se seu médico fez essa substituição é poque sabe que não te fará nenhum mal. Importante não ficar sem medicação, visto que nenhum tipo de medicação deve ser retirado repentinamente. Interessante buscar tratamento psicológico juntamente com a medicação.
Boa tarde! Não há o risco porque você não ficará sem a química nos marcadores sinápticos. As medicações são muito semelhantes, sendo o escitalopram (Exodus) mais indicado para a ansiedade. Ambos são antidepressivos também.
Boa sorte e grande abraço
Não há problema. A troca repentina de citalopran 20mg/dia por escitalopran 10mg/dia não gera efeitos colaterais.
Entendo que esteja com receio em sentir novamente o que já sentiu, mas confie no seu médico, a troca repentina não gera nenhum inconveniente, siga orientação médica, uma vez que não estará interrompendo, mas sim trocando a formulação.
Lembrando que os Tratamentos de Panico, envolvem remédio e Tratamento Psicoterápico, tratando as causas, busque um Psicólogo.
Siga em frente.
Estou a disposição
Abraço.
Você já se perguntou qual a causa do seu pânico? Freud, há mais de um século, descreveu todos os fenômenos, hoje classificados como síndrome do pânico, tratando-os como crise de angústia. Angústia é um afeto de suma importância para a Psicanálise, pois é tido como o afeto que não engana. Há algo inconsciente por trás da angústia. E é preciso buscar, investigar, analisar para que a causa, provavelmente as causas, já que sintomas são normalmente sobredeterminados, sejam consideradas e tratadas.
Boa noite, os colegas já explicaram oque fazer com os medicamento e o caminho a seguir, o que posso acrescentar é que nesse caso é preciso fazer psico terapia para trabalhar as situações adversas que te levam ao panico. Se puder encontrar um psicologo/a perto de onde você reside que trabalhe com EMDR ou Brainspotting se ajude, vá para realizar algumas sessões, com certeza vai ter um alivio muito grande e a crise pode desaparecer.
Olá, so acrescentando sugestões além da parte medicamentosa e da psicoterapia, considere adotar um estilo de vida mais desacelerado e:
1.Faça atividade física (mínimo de 3 vezes por semana para servir como remédio natural)
2.cuide do seu sono. Pesquise sobre higiene do sono (se quiser estou à disposição para dar algumas dicas)
3.Evite excesso de cafeína
4.Pratique meditação
Muito importante manter a medicação e esclarecer com o seu médico. Mas saliento a você que no caso da Síndrome do Pânico para que se tenha uma efetividade no tratamento deve-se alinhar com uma psicoterapia para investigar a causa psicológica que está levando à crise de pânico e eliminá-la.