Estou passando por um problema com uma pessoa próxima com o TOC. No caso ele repete diversas vezes s

17 respostas
Estou passando por um problema com uma pessoa próxima com o TOC. No caso ele repete diversas vezes situações simples do dia a dia como por exemplo fechar a porta do carro diversas vezes. E também tem pensamentos incabíveis ( super inapropriados) o que faço?
O transtorno obsessivo-compulsivo geralmente consiste de pensamentos de caráter desagradável e recorrente, que a pessoa alivia ou procura "tirar da cabeça" através de comportamentos rituais. Por exemplo, pode ter o pensamento de que, caso esqueça aberta a porta do carro, vá ocorrer uma desgraça ou, simplesmente, ter dúvidas recorrentes de se realmente já fechou a porta. Em função disto, a pessoa verifica se fechou, ocorre um alívio momentâneo, mas o pensamento volta a incomodar logo em seguida (daí a denominação de "obsessivo"). Mesmo a pessoa percebendo que seus pensamentos são absurdos ou exagerados (e geralmente ela percebe, sobretudo se for um adulto), eles incomodam tanto, causam tal ansiedade e angústia, que ela dificilmente resiste a realizar os rituais. Este tipo de transtorno psiquiátrico tem tratamentos bastante eficazes, baseados em medicações (sobretudo inibidores seletivos de recaptura de serotonina) e terapia cognitivo-comportamental. Você deve procurar um especialista para avaliar esta pessoa e orientar você sobre os procedimentos corretos, porque dependendo de suas reações ao comportamento do paciente, o problema pode se manter ou mesmo piorar.

Converse a respeito e sugira uma avaliação psiquiátrica! Um profissional especializado pode ajudar vocês com o manejo dos sintomas!
Bom dia o Transtorno Obsessivo Compulsivo tem raízes na infância, muitos dos rituais são antigos de forma mais leve sempre existiram, pode ser que agora a situação esteja piorando e começa a incomodar quem vive junto. O que pode ser feito para ajudar é a psicoterapia. Procure um profissional que tenha experiência no tratamento desse transtorno porque as vezes parece que está melhorando e depois o problema volta de novo. O colega acima já sugeriu um tipo de terapia, mas tem também o EMDR e o BRAINSPOTTING que alcançam ótimos resultados. Procure um profissional.
Boa noite. Aconselharia levar a pessoa em um psiquiatra e começar um acompanhamento com psicólogos para líder com a questão. Toc e possíveis pensamentos catastróficos são recorrentes de um quadro de ansiedade, mas junto ao médico psiquiatra pode ser feito um diagnóstico mais exato, pois serão levados os sintomas de forma mais detalhada.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Concordo com as respostas postadas, para TOC, considerando como muito importante a explicação do Dr. Ivan M. Braua e a observação da Drª. Fernanda Marques Saraiva.
Se o paciente não entender e não aceitar que esta doente, fica difícil ajudar. Sendo assim, procure saber como ele se sente, se esta pronto pra procurar ajuda. Agende com psiquiatra sem desprezar ajuda psicológica. Pois só a medicação sem trabalhar as crenças disfuncional, pode não trtrata diença.
Em primeiro lugar é preciso que o paciente aceite a ajuda... Além de todas estas ferramentas mencionadas existe também o thetahealing, excelente técnica de cura.
Ele precisa falar com um psicólogo sobre o que pensa e sente. Esses movimentos repetitivos e esses pensamentos estão relacionados a questões da sua vida. Algo está levando a essa pessoa a sentir necessidade de repetir as situações. Com relação aos pensamentos inapropriados também. Que pensamentos são esses? Eles estão associados ao que na vida dessa pessoa?
Todas as informações procedem, mas o mais importante é ele querer melhorar para buscar uma análise junto com o acompanhamento psiquiátrico para que possa se sentir melhor com ele mesmo e buscar o caminho que o ajude a descobrir o que o leva a ter essa reação substitutiva que o faz sofrer tanto.
Ajude o paciente a procurar auxílio com os profissionais de saúde mental. Sugiro psiquiatra e psicólogo, indico os que trabalham com a linha da terapia cognitivo comportamental, pois os estudos apontam a eficácia dessa abordagem em obter resultados bastante satisfatórios.
Como disse alguns colegas, ele precisa querer, se sim, um psiquiatra poderá ajuda-lo a lidar com isso, minimizar um pouco desse comportamento e conjuntamente com a terapia medicamentosa, se faz necessário terapia com psicologo...
Sugiro que converse com seu amigo e explique que se não tratado o TOC tende a se agravar e trazer grandes limitações a vida dele . Ajude-o a procurar um psicólogo de Terapia Cognitivo Comportamental . Esse profissional irá avaliar a gravidade do TOC e dependendo da gravidade encaminha-ló ou não a um psiquiatra para que seja associada medicação a psicoterapia . Quando o TOC é leve ou até moderado , só a terapia é suficiente para a remissão de grande parte dos sintomas . A Terapia Cognitivo comportamental tem eficácia comprovada no tratamento desse sintoma e quando mais cedo se busca o tratamento melhores são os resultados .
Olá, o transtorno obsessivo Compulsivo tem origem na formação do ego. Desejo incessante de um substituto à ação, que realizou, um gozo em repeti-la.Uma psicoterapia de abordagem psicanalítica seria indicado. Mas devo ressaltar que a companheira que vivi com o compulsivo precisa também de ajuda. É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA LIDAR COM ELE!Abraço
Como todos os colegas falaram acima, é muito importante o comprometimento do paciente. Ele precisa querer melhorar e entender que está precisando de ajuda. No caso do transtorno obsessivo compulsivo é necessário um tratamento com um psiquiatra e com um psicólogo. Ambos vão trabalhar em conjunto. O psiquiatra entra com a medicação necessária nesses casos e o psicólogo com a escuta ao paciente e o entendimento do porquê de certos pensamentos e a mudança dos que são disfuncionais. A Hipnose Clínica realiza esse tratamento com alto índice de melhora.
Ele precisa de um bom terapeuta cognitivo comportamental.
Boa noite

Se o TOC está gerando comprometimento social, familiar, profissional e sofrimento psíquico, será fundamental buscar ajuda profissional.

Psicólogo e dependendo do comprometimento do TOC psiquiatra, para a via medicamentosa.

Espero ter ajudado.
Domingos Fernandes
Procure um bom psiquiatra e um bom psicólogo cognitivo comportamental e vá com ele nas primeiras consultas!
O quadro de neurose obsessivo-compulsiva que vc descreveu dessa pessoa que é próxima pode ter origem em algum evento traumático mais distante no tempo, como algum episódio de trauma na infância ou adolescência, onde os rituais obsessivos possuem a função a função de tentar trazer algum alívio à angústia que esta pessoa atravessa, na medida que estes rituais tentam representar uma tentativa de controle do mundo externo à sua volta. Como este efeito não se mantém daí surge a necessidade ou compulsão à repetição destes rituais. A procura de um profissional de psicoterapia, neste caso, é fundamental para esta pessoa possa dar início ao um processo de tratamento que possa levá-lo a um resultado de resignificação do evento original e de sua carga traumática, de modo que este possa se livrar desta angústia que o atravessa e que provoca estes rituais obsessivo-compulsivos. A questão, porém, é que esta pessoa próxima a você precisa estar convencida que esta é uma escolha e uma decisão que vai ajudá-lo a lidar com seu sofrimento.
Espero ter ajudado
Abraços
Marcelo Bernstein