Estou próximo de finalizar meu curso superior, já trabalhei muitos anos de minha vida, porém, hoje e

24 respostas
Estou próximo de finalizar meu curso superior, já trabalhei muitos anos de minha vida, porém, hoje estou desempregado. Deveria estar animado com a conquista, com a nova fase que virá a vir, porém, quanto mais o tempo passa, mais eu tenho a certeza que gosto de fazer NADA, tais conquistam caminham mais para uma pressão e obrigatoriedade construída socialmente do que minhas vontades e desejos. Como lidar?
Olá. Acredito que você se beneficiaria de uma terapia. Essa vontade de fazer nada pode ser um sintoma de depressão. Procure um profissional para conversar. Você precisa respeitar suas vontades e desejos. atenciosamente

Olá! Quem sabe fazendo uma análise mais ponderada sobre tais circunstâncias e redirecionando seu modo de vê-las não seja um caminho?!? A terapia te auxiliaria nestas questões!
Olá!
Acredito que esses questionamentos precisam ser melhor aprofundados considerando, principalmente, os desejos e vontades versus a obrigatoriedade.
A forma como analisamos cada aspecto nos ajuda a compreender se é uma opção de vida ou aspectos negativos que nos influenciam.
Considere essa possibilidade para ampliar seus pensamentos e ações!
Um abraço
Ola! Sugiro que busque ajuda profissional de um psicanalista/psicólogo, para te ajudar nessa questão. Verificar o que se passa no seu cotidiano e o que tem te levado a se sentir assim. Todas as respostas encontramos em nós mesmo, mas é preciso buscar por elas e é mais fácil com ajuda profissional. Procure por ajuda!
Olá. Será que realmente voce nao gosta de fazer nada ou ainda nao encontrou algo que realmente voce goste? É possivel aliar as duas coisas, seus desejos e vontades com algo que voce possa produzir ou trabalhar. Voce deu a dica, talvez o tipo de curso ou trabalho que voce escolheu seja algo que seria esperado socialmente, mas que nao tenha relaçao com o que o seu desejo esteja buscando. O que voce faz realmente é sua realizaçao pessoal ou é o que as pessoas esperam que voce faça? Ou talvez simplesmente voce esteja com o humor rebaixado. Dai nada tem graça. Acredito que uma psicoterapia seria de grande ajuda. Descobrir suas metas. Alinhar seus desejos com suas metas, etc. A unica obrigaçao que voce tem com o mundo é ser feliz. Abraço
DESENCANTAMENTO provavelmente é o seu caso.
Procure ler sobre Pirâmide de Maslow e faça uma revisão Holística na sua vida. talvez você precisa mudar algumas coisas para voltar a se encantar.
É possível nesta faze desestabilizar. Também deve-se considerar a mudança, o rompimento com a condição de estudante. Novos horizontes e caminhos podem ser muito bem acompanhados por um especialista. Pode ser renovador e estabilizante. Desafios novos dão colorido a vida!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
Boa noite! É importante colocar que a proximidade da formatura no Ensino Superior é uma fase ansiogênica para a maioria das pessoas, pois os desafios da vida profissional serão muitos, além de também ser algo novo que naturalmente nos desperta a emoção medo. Com certeza, seria importante você procurar um psicólogo para fazer uma avaliação, pois também pode ser um questão de humor deprimido, já que parece que você não está empolgado com a formatura e com a perspectiva profissional.
Fez exercícios físicos Hoje? Sao importantes para a produção de serotonina no cérebro porque que e a droga do prazer.
2) A terapia psicologia, vai ajudar a entender o porque esta pessimista e adiando o encontro com o prazer e a felicidade. Precisa-se criar hábitos fazer um esforço naturalmente no inicio para formar-los mas quando adquire-se os hábitos. Seja de viciar em uma pessoa, trabalhar, meditar, pratica de esportes em outras atividades., Realmente apaixonante viciar em algo que nos traz paz e saude.. Mas precisa-se repetir uma rotina constante por um tempo, para então criar vícios saudáveis como o trabalho por exemplo. Quando se apaixona pelo que se faz, a vida vale a pena!
Parapsicologa Psicologa e Sexóloga Cida Santos
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 120
Entre em contato comigo e conversamos. É possível pensar em algumas hipóteses para esta vontade de fazer nada, mas delicado falar sem aprofundar um pouco mais. Podemos conversar sobre seu momento de vida e te ajudar com algumas reflexões que podem ser bem positivas. Até mais! ;)
Olá! Acredito que você possa se beneficiar de uma orientação profissional, desta forma um profissional irá te auxiliar à encontrar o seu propósito. Me coloco a disposição, caso tenha interesse em saber mais!
Te convidamos para uma consulta: Orientação profissional - R$ 200
Na terapia poderá compreender sobre seu caminho e ai poderá ver se realmente é isso que vc quer ou escolher outro caminho.
Olá, é importante investigar a fundo o que ocorre pra haver este desinteresse. É importante partir desse estranhamento, não naturalize essa sensação porque ela pode te abrir outras possibilidades.
Procure um profissional pra lhe ajudar neste momento delicado. Não se acomode com o incômodo.
Olá! Nesse momento, acredito que a melhor coisa que você pode fazer por você, é se permitir olhar para si e entrar em contato consigo mesmo, com compaixão e sem julgamento. Um Psicólogo certamente poderá te auxiliar nessa jornada. Descobrir o que você considera importante em sua visão de mundo irá determinar qual direção seguir. Quando os seus objetivos e valores forem definidos, as suas ações serão direcionadas para eles e tudo ficará mais fácil. Na terapia, essas questões que te causam incômodo serão aprofundadas e você poderá compreender melhor o momento que está vivenciando. Procure um profissional para conversar. A Psicologia não lida apenas com a loucura ou com os transtornos, ela trabalha também com tudo que em nós pode ser aprimorado para que possamos alcançar o novo. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
Primeiramente, você deve pensar qual o significado atual da sua graduação para você, assim como da sua carreira. Você diz que não gosta de nada, nada mesmo ou nada relacionado a sua profissão? Qual o peso que ser bem sucedido e feliz profissionalmente falando tem pra você? E quais são esses desejos? É muito difícil realmente saber equilibrar pressões externas com os seus desejos, uma terapia pode te ajudar neste processo.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150
Olá! Que bom que você está buscando ajuda. Posso imaginar o quão angustiante pode ser a situação que você está vivendo. A psicoterapia com um psicólogo pode te ajudar a se conhecer melhor e, assim, descobrir do que você gosta e que tipo de trabalho tem mais a ver com você. Espero ter te ajudado!
Olá! Obrigada por compartilhar esse momento, imagino como deve ser frustrante. Você tem toda razão quando fala da pressão social profissional, ainda mais agora que todos falam do tal PROPOSITO DE VIDA. Ficamos buscando ele e não achamos e isso causa frustração. Mas é necessário uma introspecção, uma autoavaliação, uma busca por si mesmo, isso vai te ajudar entender se você não gosta de nada ou se está frustrado por não ter resultados. Busque terapia, isso ajuda. Você diz que está desempregado, existe alguns profissionais que trabalham com valor social.
Olá, boa tarde. Primeiro temos que entender e investigar o que está por trás dessa falta de vontade para saber como lidar com essas questões. A avaliação de um profissional é necessária para poder descartar alguma comorbidade como, por exemplo, depressão. A terapia cognitivo-comportamental pode te ajudar nesse processo.
Olá! O período da formatura costuma ser bastante angustiante para os formandos, é preciso bastante acolhimento e paciência. Mas, talvez se perguntar se essa conclusão de que não gosta de fazer nada é recente ou te acompanha há algum tempo. Esses questionamentos que você traz são bastante saudáveis, pois se conduzidos de forma proveitosa, podem te ajudar a redescobrir em si o que lhe traz brilho nos olhos, unir suas experiências anteriores e talvez até criar algo inovador junto ao curso que você está se formando. Você carrega consigo toda uma experiência de vida singular, e isso pode lhe abrir muitas portas. Lhe desejo boa sorte! E caso sinta que posso contribuir de alguma forma em seu processo, estou à disposição. Abraços!
Essa é a única coisa que você precisa saber para dar o primeiro passo para a mudança que você busca no momento. Dica: o que eu vou te dizer provavelmente é diferente de tudo que você tem feito até o momento.

Todo mundo fala que a felicidade vem após a formatura na faculdade, que todos os seus anos de sacrifícios, esforço e trabalho duro serão recompensados quando você pegar um pedaço de papel lhe confirmando que agora você é formado, entretanto desempregado...

Mas será que isso é realmente o que você busca? É realmente isso que traz a tão sonhada felicidade? Bom meu caro, foi uma pena não nos conhecermos antes para eu poder lhe avisar, mas como você mesmo percebeu da pior maneira possível, a resposta é um grandessíssimo NÃO!!!

Porém, nem tudo ainda está perdido, ainda há toda uma vida pela frente e é claro tudo que você viveu até agora não foi um completo desperdício de tempo e energia. Tudo e qualquer coisa na vida nos servem como aprendizado.

Existe algo agora que você pode dominar e investir seu tempo e disposição a partir de agora. Disposição essa que passara a surgir e a queimar fortemente como uma chama em seu corpo que irá lhe incendiar e te fazer sentir bem com a vida novamente.

Estou falando da possibilidade de você subir mais alto do que você está agora e sair do platô monótono no qual você se encontra. A Pirâmide de Maslow (renomado Psicólogo) nos mostra que precisamos conquistar 5 fases em nossa vida para nos sentirmos plenamente realizados.

Você muito provavelmente com sua formatura conquistou apenas 2 destas fases ou talvez apenas 1 ainda. Por isso busque Psicoterapia e saiba como o autoconhecimento irá lhe proporcionar as capacidades para ir além e por fim encontrar a plenitude e as respostas as perguntas no qual você fez aqui no Doctoralia e também a muitas outras que provavelmente você deve ter.

Espero ter lhe compreendido e que você tenha a coragem necessária para ir em busca dos próximos passos em sua vida!
Olá! O medo do desconhecido é algo que pode assustar e ser desconfortável. É um ponto de mudança, na tua vida, mas muitas coisas estão acontecendo e você não está conseguindo se conectar as suas conquistas. Um processo de psicoterapia te ajudaria muito, a saber, quem você é de verdade, saber de suas habilidades e limitações, e traçar metas possíveis a partir de agora, um passo de cada vez. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Desencantamento com as atividades profissionais, desânimo, perda do prazer em atividades do cotidiano pode indicar que você esteja com o humor deprimido (não necessariamente depressão, mas é necessário conhecer melhor o que estás vivenciando, tua história para realizar um diagnóstico), principalmente se assim você o estiver por algum tempo, causando problemas nas suas relações interpessoais, sociais e/ou de trabalho.

Sugiro que busques realizar um processo psicoterapêutico para avaliar e tratar teu caso de acordo com tua história e outras questões que podem estar interferindo na tua vida. Esse é a forma mais indicada para lidar com o que estás a vivenciar.

Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália
Olá, é importante procurar ajuda de um profissional de psicologia para te auxiliar.
Psicoterapia vai te ajudar a ter autoconhecimento para entender o que você gosta de fazer e também a lidar com as pressões e obrigações sociais. Abraço