Eu costumo a falar sozinha dês de sempre, mas ultimamente eu falo sozinha em grande parte do dia, ge

28 respostas
Eu costumo a falar sozinha dês de sempre, mas ultimamente eu falo sozinha em grande parte do dia, geralmente eu me imagino discutindo com uma pessoa que (Me fez mal) me imagino falando coisas pra essa pessoa, coisas que eu sempre quiz falar mas pessoalmente não consigo, e quando me vejo, já estou falando sozinha. É como se a pessoa estivesse na minha frente e eu estivesse discutindo com ela, isso tá acontecendo com mais frequência, me assusta as veses por que eu fico com muita raiva enquanto falo sozinha.. algum especialista pode me falar se tenho algum problema? ? Por favor
A melhor maneira de responder sua reposta, é sem dúvida, fazendo uma "avaliação" de seu comportamento.Nenhum especialista poderá dar uma resposta SIM ou NÃO baseado em fatos relatados apenas por ferramentas online. Favor procurar um profissional para maiores e melhores informações. Por exemplo, avaliar melhor o fato de "falar sozinha"..., bem como, o conhecimento mais aprofundado de seus comportamentos.

Pelo seu relato, o ponto principal da questão é o fato de você querer falar algo para alguém e não ter conseguido, isso acaba retornando como um diálogo consigo mesmo ( mesmo que tenha estabelecido imaginariamente uma pessoa para conversar ). Se essa situação está te provocando sofrimento, acho interessante procurar um profissional de saúde mental para ter auxílio e poder dividir isso que tanto gostaria de falar, mas não consegue. Um abraço!
O ato de falar sozinha é o que chamamos de sintoma - isso que é visível e perceptível a você. O sintoma é resultado de algo que não vai bem. Resultado das nossas dificuldades e formas de se expressar e se relacionar com o mundo externo.
É legal que possas procurar um profissional que lhe auxilie a compreender o que acontece contigo. Para que possas desvendar as raízes da sua dificuldade em falar o que sente, e dos sintomas que aparecem.
O maior problema que tens, como questionou, talvez sejam os danos à sua saúde emocional, o custo do seu bem estar mesmo, já que sofres com isso. Um abraço
Ola
Compartilho com você, converso sozinha o tempo todo quando não há ninguém por perto. Mas o que me relata difere da minha conversa, porque não manifesto sentimentos negativos. Aconselho a buscar terapia para trabalhar essas emoções pois dividir com alguém que entenda e estude gente fará uma diferença nas sua conversas, acredito que continuará falando consigo mesma mas sem ressentimentos com outras pessoas. Quem sabe vai rir de você no futuro! Boa Sorte. Parapsicóloga e Psicóloga Cida Santos
Quando não estamos conseguindo colocar pra fora as palavras, elas ficam perturbando, andando de um lado pro outro, gerando sentimentos que afetam apenas a nós mesmos. Quando tu escreve que se imagina discutindo com uma pessoa que te fez mal e sente raiva, tu demonstra estar sofrendo duas vezes: por sentir que alguém te fez mal e por sentir raiva. Esta raiva é apenas tua, e só você está sendo prejudicada por ela. A psicoterapia, com um psicólogo ou psicanalista, pode te ajudar a fazer com que tu comeces a colocar pra fora essas palavras que ficam perturbando, que perceba como deixaste a outra pessoa ter força suficiente pra te fazer mal mas, principalmente, o que e como poderia ter feito diferente pra que não ficasse com um pensamento que parece estar sendo nocivo apenas pra ti. Perguntas se tens algum problema. Minha resposta pra ti é que parece estar sofrendo, e existem formas e profissionais que podem te ajudar a lidar de uma forma diferente com esse sofrimento.
Em algumas situações deixamos de expressar o que pensamos ou sentimos e depois nos arrependemos do acontecido... Então começamos a imaginar diversos diálogos que poderíamos ter tido com a pessoa que nos machucou ou magoou. Bem a frequência e a intensidade com que isso acontece acaba afetando seu emocional. Não posso afirmar que tenha alguma patologia. Mas talvez falar sobre o que sente e pensa ou aprender a se expressar possa te deixar melhor. É importante buscar um profissional para descobrir o que está acontecendo e trabalhar em cima das suas questões. Espero que consiga achar o que procura. Sucesso!
Boa noite!! Não fique buscando informações isso pode te deixar mais insegura e preocupada. Procure um profissional de sua confiança e converse, mesmo antes de decidir ser fará ou não o tratamento !!
Bom dia!
Esse é um comportamento que pode ser desenvolvido em resposta às ansiedades que provavelmente estão intensas. Quando a ansiedade está aumentada, a tendência é de aumentar o comportamento desenvolvido para aliviar os sentimentos que estão incomodando. Portanto é importante a procura de um profissional para um melhor diagnóstico sobre este comportamento e o que está provocando tal sintoma.

Lilian Normanha
Falar sozinha nesse grau , parece realmente preocupante, visto que mesmo não tendo um familiar próximo para uma conversa , buscamos amigos , grupos pra compartilhar o que pensamos ou sentimos . Aconselho a procurar atendimento pra avaliar e cuidar disso . Estou a disposição
.
Como já foi dito antes, é necessário um profissional que te ajude melhor nesta questa, que no caso vem trazendo um sofrimento para você, essa conversa com você mesma pode ser devido ansiedade, medo ou vergonha de ser julgada. mas para que você possa entender melhor, seria bom procurar um psicólogo para te ajudar. Espero que encontre uma ajuda!!!
Falar sozinha e te incomodar pode ser apenas que você precisa elaborar sentimentos que são inconscientes, e precisam ser elaborados em uma psicoterapia psicanalítica, onde, justamente há de ser verificado e trabalhado seu inconsciente. Todos funcionam regidos pelo inconsciente, mas apenas não o conhecemos. Estou disponível para agendar uma consulta. Essa primeira consulta seria sem custo. Me envie mensagem se quiser!
Olá, conversar sozinha não é problema, é uma forma de você resignificar o que está acontecendo ou o que gostaria de fazer... O problema é que você está ficando com raiva quando o faz, ou seja, sentimentos negativos... Isso é que é preocupante. Seria bom uma ajuda psicológica ou psiquiátrica, não por falar só, mas por quando vê a outra pessoa e os sentimentos negativos....
Ao dizer que fica assustada pela raiva que acompanha essas falas, vc já está respondendo sua pergunta. Para vc está sendo um problema o que lhe está acontecendo. Também penso que vc está sofrendo em vários aspectos: Pela relação com a pessoa que magoou vc, pela raiva que sente para com ela pelo acontecido e por não poder falar com essa pessoa e, por enquanto, com mais ninguém e agora, pelo susto que aparece ligado a esse falar raivoso e sozinha. Seria muito importante procurar uma psicoterapia para, a princípio, poder dirigir essas falas a um outro, e depois vc poder avaliar se vale a pena ou não conversar com a pessoa que lhe produz esses sentimentos.
Por estar se reconhecendo em sofrimento com o comportamento descrito, já é o ponto capital para buscar ajuda. O mais relevante até. Ser acolhida com a dor descrita para que te proporcione encontrar as respostas que necessita. Portanto, se oportunize buscar ajuda terapêutica.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Quanta coisa você deve ter pra falar, não? Talvez saber que você tem um psicólogo pra poder te ajudar a dar vazão a tanta coisa, possa ser a melhor alternativa. Não se atenua à ideia de ter algum problema. Mas ter com quem contar pode ser a solução
Olá, nosso inconsciente é estruturado como linguagem. Como você descreve sua dificuldade de dizer as coisas que sente e que te incomodam, seu psiquismo encontrou uma forma de manifestar seu desconforto com a situação. Sugiro fazer análise para que você possa falar para alguém com uma escuta especializada e que pode te ajudar a lidar com essas questões. Abraço
Se essa questão te incomoda, certamente você tem encarado como um problema, se tornou-se um problema para ti, a busca por um profissional seria imprescindível para elaborar e ressignificar os sentimentos negativos.
Agende uma consulta com psicólogo.
Olá, o primeiro passo é esse, reconhecer que não está bem, isso que você descreve tem sido algo que tem acontecido com alguma frequência nos dias de hoje, não se apavore procure um profissional da psicologia e inicie um tratamento, terá uma melhora consistente na sua qualidade de vida.
Ótimas as respostas dos colegas! Seu relato dia como pensamentos automáticos, ruminantes. Esses pensamentos são material que indicam conflitos nestas relações e consigo. Procure um psicólogo que possa te ajudar com tais conflitos.
Falar sozinha nem sempre quer dizer que a pessoa tenha algo de anormal, ou algum tipo de distúrbio psicológico. Algumas pessoas costumam falar sozinha, isso em ocasiões em que n]ao consegue se expressar ou reagir, seja la qual for a situação... Mas pessoas que costumam falar sozinha sem motivo aparente, necessita buscar auxílio de um profissional para avaliar melhor este tipo de comportamento.
Abraços.
Olá, creio que muitos psicólogos com as mas variadas técnicas e abordagens podem auxiliar-te. Particularmente gosto de manter mais aberto possível a indicação e orientação para evitar influenciar a escolha do profissional, mas conhecendo um pouco de “Imaginação Ativa” (Tecnica da abordagem Analítica - Junguiana para os leigos), creio que poderá beneficiar-se desta característica e talvez até colher bons frutos.
Se bem aproveitando pode até ser um dom, pois não é apenas fala, já que chega a evocar fortes sentimentos.
Procure um profissional de confiança que te ajude encontrar paz neste sofrimento.
Abraços.
Busque começar a dialogar com estas pessoas sobre o que lhe desagrada nelas, tentando esclarecer se o que fazem ( se realmente fazem algo contra você) é com má intenção ou se nem percebem as coisas da mesma forma que você percebe. Muitas vezes acontece o que chamamos na T. Comportamental, de Distorção Cognitiva( é quando achamos que é uma provocação. Achamos ser conosco, etc...) Distorcer as coisas está fazendo você sofrer. desnecessariamente. As Neuroses podem e devem ser confirmadas com a pessoa em questão. Será que querem te prejudicar mesmo ou seria somente um engano?! Vamos pensar mais e sentimentalizar menos ?! As situações-problema vem para nos ensinar a resistí-las...a nos fortalecer! Coragem e recomece!! Boa sorte!!
Existem muitas formas de "compensar" desejos que não conseguimos realizar. Um exemplo simples é quando almejamos muito alguma coisa (um emprego, uma relação, um bem material), mas não conseguimos obtê-la. Resultado: muitas vezes nos colocamos a sonhar com esses objetos de desejo, nos imaginando em inúmeras situações em que finalmente conseguimos o que queríamos. Essas compensações podem ser esporádicas ou se aprofundarem de tal forma que nos imobilizam a realizar uma ação real para conquistar o que queremos. Assim, como já recomendado por outros profissionais, seria pertinente investigar porquê tem sido tão difícil colocar em palavras o que você deseja dizer a essa pessoa que lhe fez mal.
Vc está se sentindo assustada com a frequência com que você tem falado sozinha, mecanismo que supostamente você desenvolveu desde criança para extravasar raiva acumulada e resolver conflitos.

A impressão que sua queixa me causou foi que te falta assertividade, o que a impede de interagir de coração aberto, de dizer frente a frente para as pessoas com quem interage o que você espera delas e necessita que elas façam por você, explicando porque acha seu pedido justo e possível de ser realizado.

Da mesma forma, parece que falta a você descrever com clareza, respeito e sem rancor, as atitudes de seu interlocutor que te afetam negativamente, para que ele analise e possa tomar uma atitude que favoreça o interesse das duas partes.

Considero a hipótese de ser uma dificuldade de comunicação e de falta de equilíbrio entre submissão e agressividade, o que pode ser tratado com a ajuda de um profissional da área de Psicologia.

Como a quantidade e frequência vem se acentuando, sugiro que marque um horário com o especialista acima, para inicialmente brecar e mais adiante reduzir este seu mecanismo de defesa que não vem satisfazendo mais as suas necessidades.

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
O ato de falar sozinha é o que chamamos de sintoma - isso que é visível e perceptível a você. O sintoma é resultado de algo que não vai bem. Resultado das nossas dificuldades e formas de se expressar e se relacionar com o mundo externo.
Olá! Sugiro buscar terapia para trabalhar essas emoções, pois dividir com alguém que entenda e estude fará diferença nas suas conversas, acredito que continuará falando consigo mesma, mas sem ressentimentos com outras pessoas. É importante buscar um profissional para descobrir o que está acontecendo e trabalhar em cima das suas questões. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá. Penso que você tem questões emocionais para serem trabalhadas, o que não é necessariamente um problema ou configura um transtorno. Minha orientação é fazer psicoterapia. Abraço.