Eu me vitimizo, faço dramas , me sinto uma vítima e tal. Será que tenho algum problema mental ?

25 respostas
Eu me vitimizo, faço dramas , me sinto uma vítima e tal. Será que tenho algum problema mental ?
Bom dia! De acordo com o pequeno relato que transcreve, penso que pode haver um sofrimento latente e, que neste momento, os recursos que dispõem para suporta-lo (recursos para sobrevivência) envolvem o que, "você nomeia" de vitimização e drama. Desta forma, a priori , diria que o que chama de problema mental, eu nomearia de sofrimento. Sugiro que, se possível, procure auxílio de uma Psicóloga (o) de sua escolha e confiança, para iniciar uma análise pessoal individual.
** Todos os comentários e disposições se baseiam apenas no relato e não podem ser considerados como diagnóstico, uma vez que para tal, é fundamental o acompanhamento em análise.
Espero ter contribuído.
À disposição.

Oi Bom dia.
O quadro que descreve pode devido a inúmeras respostas que podem advir de sintomas com descreve, como exemplo, as vivências infantil (como foram?), relação familiar, dentre outros inúmeros motivos. Importante é você procurar um bom profissional na área de Psicologia que poderá lhe ajudar a partir de um processo de psicoterapia, para que possa entender melhor de onde vem esses sintomas.
A disposição para maiores dúvidas.
Bom dia, geralmente quando a gente se vitimiza significa que nossa autoestima esta baixa portanto é necessário entender o que nos leva a não confiar em nos e nos sentimos vitimas ou que os outros abusam da nossa disponibilidade. Portanto é importante ter mais consciência de como nos agimos ou comportamos e para tanto precisamos de uma visão externa que nos ajude a perceber pequenos detalhes do nosso agir. Procure um psicologo/a para te ajudar a se ver de forma mais objetiva e, se é o caso, mudar alguns comportamentos que podem favorecer a vitimização. Espero ter ajudado.
Acredito que o primeiro passo seria procurar um Psicólogo para descobrir o que, de fato, está acontecendo com você. Seu problema pode advir de inúmeras causas. Somente com anamnese e uma avaliação minuciosa seria correto dar qualquer tipo de informação. Boa sorte
Boa noite!! Através do autoconhecimento, você poderá entender o que se passa com você, o que o leva a se comportar dessa forma. Surgido a procura de um Psicólogo!! Espero ter ajudado. Boa sorte!!
A consulta a um psicólogo(a) e um processo terapeutico, vai te ajudar a entender melhor tuas questões pessoais e lidar com o que está te incomodando.
Busque apoio de profissionais da saúde mental assim fica melhor a compreensão e tratamento da sua questão.
Boa noite! O legal é que você já se deu conta de que algo não está legal, se está percebendo isso é porque tem boas condições de saúde mental. E essa questão pode ser tratatada em com psicóloga (o) . Busque ajuda que vc pode se favorecer muito de um tratamento.
Primeiro passo é reconhecer. Segundo passo, buscar uma psicoterapia para trabalhar o que você avalia como drama e a razão disso.
O fato de você ter consciência de que se vitimiza já sinaliza que o caminho para mudança está a seu alcance. Continue se percebendo com coragem pois nada é definitivo, você é muito mais do que qualquer diagnóstico psiquiátrico.
Olá, somente pelo seu relato não é possível diagnosticar nada, mas independente de diagnóstico sugiro que você faça terapia para aprender a lidar com as coisas sem dramas e de uma maneira mais saudável e funcional
Olá! Penso que é importante você se perguntar o que faz com que você se coloque na posição de vítima, talvez não se achando capaz nos seus desafios diários. E importante se perguntar o que faz com que, você não consiga identificar as suas potencialidades para tocar a vida do jeito que consegue. São perguntas importantes que em um processo terapêutico lhe ajuda a se conhecer melhor e identificar recursos para lidar com os seus medos.
A natureza nos ensina como podemos agir para aliviar sofrimento quando acontece alguma situação. Chamamos isso de processos de sobrevivência, pois a natureza nos induz a uma ação , de forma inconsciente . Nem sempre esta mesma estrategia que desenvolvemos para nos defender dos problemas, esta dando resultados positivos. Se vc fizer terapia, compreendera o porque e como pode ser mudada sua ação para enfrentar problemas com mais eficacia.
Olá, se você está incomodado(a) com a condição de fazer dramas e de sentir-se vítima, sugiro que procure um psicólogo. Este profissional o ajudará a investigar a sua condição emocional e poderá orientá-lo a procurar ajuda psiquiátrica, se for o caso.
Um abraço, Mariana.
Boa Tarde !!! Acredito que tenha algumas questões emocionais a serem tratadas, mas não significa que tenha uma doença mental, acho que seria bom marcar uma entrevista com psicoterapeuta.
qualquer dúvida estou a disposição.
Para responder se os comportamentos de "vitimização" e "drama" estão, de fato, associados a transtornos mentais, é importante que você passe por um processo de psicodiagnóstico, envolvendo, principalmente, a aplicação de uma entrevista estruturada baseada nos critérios dos principais manuais diagnósticos de transtornos mentais.
Acredito que quando diz que se "vitimiza e faz dramas" percebe que está conduzindo de forma patológica sua vida. Faz bem procurar ajuda e descobrir de verdade se tem ou não um transtorno mental.
Olá. Procure ajuda de um psicólogo. Com certeza o processo psicoterápico te ajudará entender porque você age assim. Isso não é necessariamente um transtorno ou problema mental. A gente busca diagnóstico para tudo nessa vida e às vezes acaba exagerando. Se cuide. Atenciosamente
Olá, que bom que você consegue perceber-se "vitimizando". Não se preocupe com os rótulos transtorno / doença / problema mental. O mais importante é procurar um psicólogo para ajudar a entender os motivos que te levam a agir assim. Saiba que você será acolhido, sem julgamentos, em ambiente seguro e sigiloso e poderá buscar dentro de si as respostas que precisa, ok? Boa sorte.
Todos fazem isso, em algum nivel. É algo humano, universal. Às vezes, se ocorrer com uma intensidade muito grande, pode sim ser sinal de algum problema. Se você percebe que esse comportamento causa muito sofrimento, impede que você conquiste objetivos, ou compromete os seus relacionamentos, pode sim ser interessante pensar em trabalhar essa questão.
Em geral, pensamentos e comportamentos de auto comiseração indicam algum tipo de conflito. O fato de você estar ciente e aparentemente incomodado com o que sente sugere que está em condições de iniciar um processo psicoterapêutico. Procure um profissional de saúde mental.
A vitimização te protege de se sentir mal ou de ter que lidar com coisas que estão difíceis pra você. Isso é um sinal de sofrimento emocional, mas não uma doença mental necessariamente. Sugiro passar por uma avaliação.
Olá, tudo bem? Que tal fazer uma psicoterapia? Com certeza vai te ajudar muito! O importante é você optar por alguem com quem você se sinta a vontade para explorar seu universo interior e ampliar seu auto-conhecimento. Espero ter ajudado apesar da limitação dessa ferramenta de chat. Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 160
Olá! Vitimização é um mecanismo de defesa e muitas vezes é acompanhado de uma visão distorcida na qual os acontecimentos e sofrimentos são provocados por fatores externos e contrários à pessoa.
Muitas vezes é associado à baixa autoestima, sentimentos de inferioridade ou busca pela atenção dos outros e por isso, a psicoterapia pode auxiliar na tomada de consciencia para elaboraçao e desenvolvimento de melhor forma de exteriorização de conteudos internos.
Pode ser que sim, ainda que seja um problema comum, digamos assim.