Eu não me sinto à vontade em falar. Eu tenho vergonha, eu nem sequer sei que especialidade eu devo p

39 respostas
Eu não me sinto à vontade em falar. Eu tenho vergonha, eu nem sequer sei que especialidade eu devo procurar. Eu fico pensando que isso seria só fraqueza e vaidade. Será que teria algum tipo de assistência, algum tipo de lugar onde eu pudesse me questionar? Eu não consigo mais resolver minha vida só eu.
Boa Tarde. Com certeza existem espaços onde você pode obter ajuda. Onde você mora? Penso que um psicólogo pode te ajudar a organizar as ideias e também entender um pouco mais sobre sua dificuldade em expressar sentimentos e as emoções.

Muita das vezes temos dificuldade de lidar com nossa humanidade e as nossas fraquezas e ainda pior é a dificuldade de reconhecermos que precisamos de ajudar.
Quando o indivíduo sente-se perdido a ponto de não saber o que fazer deve buscar ajuda profissional, neste caso um psiquiatra e psicólogo de preferência indicado por alguém, bem como pedir ajudar a pessoas da família e ou ajuda espiritual caso faça parte de alguma religião. O Silêncio é a pior opção neste caso, abra seu coração, peça ajuda e não tenha vergonha pois ninguém esta livre disso. Somos humanos e essas coisas acontecem com gente. Você não é a única, mas pode se ver livre desse sofrimento se romper com o silêncio. Vindo aqui você já fez algo por sua vida. Parabéns
O psicólogo é um profissional treinado para realizar a escuta sobre a dor, o sofrimento e até mesmo sobre aquelas coisas que estão bem confusas em nossa vida. Apesar de você estar vivenciando um momento muito difícil, você está conseguindo procurar ajuda e isso é bem positivo. Saiba que sempre há possibilidade de melhora e para isso o primeiro passo é justamente esse que você está começando a realizar. Procure um profissional na sua cidade.
O psicólogo é o profissional indicado. Ele está apto a lhe escutar de forma empática e não julgadora. Fazer psicoterapia é um meio onde você passa a perceber a vida com mais clareza, podendo encontrar possíveis soluções para os desafios que está vivenciando. Parabéns pela iniciativa de buscar ajuda!
Essa sensação de que não consegue falar é completamente natural.. é uma construção social, a gente achar que pedir ajuda é sinal de fraqueza, mas não é verdade!
Pedir ajuda, não fazer ideia de por onde começar pra “resolver a vida” não é demérito nenhum, não há nada de errado nisso!

No início pode ser mais difícil por nao estar habituado, mas depois as coisas vão fluindo.
A Psicotetapia pode te ajudar com isso, se for muito difícil procurar um Psicólogo e fazer esse movimento, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou desde 2012 o atendimento online, você pode ser atendido por vídeo inicialmente e se sentir confortável vc migra pros atendimentos presenciais..

Vale a pena tentar, você vai se sentir muito melhor!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 95
Olá. Ter dificuldade em falar é bem comum. Aprendemos a desconfiar de outros, ter medo e vergonha. Aprendemos a nos sentir inadequados quando falamos de nós mesmos. Do mesmo modo, podemos aprender a confiar, nos abrir aos poucos para pessoas acolhedoras, compartilhando ideias e emoções, por mais estranhas que possam parecer para você agora.
Há muitos ganhos pessoais quando se divide essas confusões particulares com pessoas que sabem ouvir (como o/a psicólogo/a e o/a conselheiro/a religioso/a, por exemplo). A força humana está em se unir, não se virar sozinho. Essa ajuda especializada não vai resolver sua vida para você, mas vai ajudar você a se compreender melhor, a se preparar melhor, para lidar melhor com demanda da sua vida e da realidade. Você ficará progressivamente mais fortalecido, justamente por decidiu não andar sozinho.
Nesse portal de profissionais da saúde você deve encontrar alguém da sua cidade para poder marcar um horário e ir conversar. Experimente.
O princípio norteador de qualquer profissional de saúde mental deveria ser tentar compreender e esclarecer o paciente sem qualquer juízo de valor. Pode não ser na primeira tentativa, mas se você encontrar um profissional que consiga ouvir e compreender sem dizer se tal coisa é certa ou errada, você poderá estar no caminho que procura e com isso ser você mesma/o sem se envergonhar.
Olá, com certeza o lugar onde pode fazer todos esses questionamentos será mesmo o setting terapêutico, lugar em que será acolhida e compreendida em todas as tuas duvidas e incertezas, se questionar, a partir dai poderá fazer tua escolha com a ajuda do psicólogo sobre a especialidade a procurar.
Existe sim um lugar assim como você pensou em encontrar. Uma pessoa preparada e treinada para te ajudar com estas situações onde sente que te incomoda. Procure um(a) psicologo(a) e poderá compreender o que se passa com você e te ajudará a melhorar sua auto confiança. Pessoas com ansiedade social, sentem se assim como você, mas uma boa noticia , é que isso é comum entre as pessoas e através da psicoterapia as pessoas conseguem ficar livre desse tipo de sofrimento .Se desejar mais informações , sinta-se à vontade para escrever. Abraços
Olá! Sim, você pode ter um espaço de escuta para se perguntar sobre a sua timidez. E em um processo terapêutico, na medida em que você fala sobre as suas questões, você também se ouve e pode no seu tempo com a ajuda de um Psicólogo/Psicanalista encontrar recursos dentro de si para lidar com o que te angustia.
Quando a gente enfrenta conflitos e situações de impedimentos “ levar a vida só eu” é difícil até para nós psicólogos. Nó também precisamos s de ajuda nessas horas. Todas essas questões podem ser resolvidas em psicoterapia. Procure um psicólogo e converse de todas as dificuldades, entraves... ele é o profissional certo para o que vc precisa!!
Boa noite!

O primeiro passo em pedir uma orientação você já fez, isso é muito importante... Quando internalizamos muito os nossos sentimentos acabamos os sentindo de forma mais intensa e muitas vezes disfuncional, um psicólogo pode te auxiliar nesse processo, em um local seguro onde você pode receber uma escuta preparada e sem julgamentos, para que prossiga naquilo que está apresentando alguma dificuldade.

Qualquer dúvida estou à disposição! ????
Psicóloga Mariá Lisboa Diotallevy
Uma dica que talvez te ajude é saber que ao buscar a ajuda de um psicoterapeuta você não precisa se preocupar em falar nada no início.

Você pode simplesmente ir a uma sessão e ver como se sente. Tirar dúvidas sobre o processo etc.

Outro detalhe importante é que muitos psicoterapeutas não cobram a primeira entrevista para que você possa verificar se sente a vontade de começar o tratamento com aquele determinado profissional.
Parece ser este o momento de você pé permitir um espaço onde pode levar todas suas questões e reflexões. O espaço terapêutico. Pode ser muito especial para você. Permita-me revisar-se
Oque pode muito é procurar um psicólogo, onde terá uma escuta treinada, para te auxiliar nesse momento onde vive essa angústia, um espaço e um momento só seu, para reorganizar todas suas questões, que te trazem angústia e te empoderar para realizar esses enfrentamentos.
O lugar que você precisa é um espaço terapeutico.
Pelo discurso fica claro que está em busca de um lugar de acolhimento, uma escuta sem julgamento, questionamentos adivindos da vida, um espaço seguro.
O psicólogo é sem duvida o profissional que deve procurar, e que pode ajudar em seus questionamentos.
O que relata que sente é muito normal, alguns momentos da vida acontece medos de falar, fique a vontade para procurar um psicólogo.
Gratidão!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Bom dia!
Posso dizer que há sim profissionais que possam te ajudar. Não diria que você necessita de um tratamento, mas de um acompanhamento profissional. Alguém que certamente daria a você orientações seguras a partir da sua queixa. Profissionais psicólogos que trabalham com a Terapia Cognitivo-Comportamental dispõe de técnicas bastante eficazes para trabalhar "habilidade social", que possibilitará a você se comunicar de maneira mais segura e assertiva, permitindo que tenha maior autonomia nas tomadas de decisão e resolução de problemas. Espero te ajudado!
Olá, parece que você já vem se questionando, e claro, você pode buscar um psicólogo que justamente irá te auxiliar nesse processo. Mesmo você apontando sobre não ficar a vontade em falar, talvez num espaço onde alguém possa te ouvir e cuidar do que está sendo dito, você consiga se sentir mais a vontade e resolver essas questões que você aponta não conseguir resolve-las sozinho.
Olá, muitas pessoas possuem dificuldade em falar, expressar o que estão sentindo, pedir ajuda, etc. A vergonha muitas vezes pode dificultar nessas coisas do dia-a-dia. A psicoterapia é uma forma de ajudar as pessoas a lidarem com uma série de problemas psicológicos ou dificuldades emocionais. O mais importante é procurar um profissional que faça você se sentir acolhido(a), onde possa falar abertamente sobre tudo. Lembrando sempre que a psicoterapia é um ambiente sigiloso e sem julgamentos. O profissional estará a sua disposição para te ajudar nesse processo.
A Terapia EMDR pode te dar ótimas chances para lidar com esses tipos de desafios. Há tratamento. É dando o primeiro passo que se trilha uma nova trajetória. Um abraço!
Boa tarde! Seria importante procurar uma Psicóloga (o), devidamente registrada (CRP), a qual lhe passe, a princípio, sensação de acolhimento e confiança, independente da linha da (o) profissional, o importante é ter uma relação analítica viva. A análise é muito mais do que o que é dito em palavras, a comunicação não verbal é importantíssima, dado que em hipótese alguma, o paciente é obrigado a se expressar por meio da fala.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá, sinto que você está sufocado com tais questões a serem resolvidas, com certeza compartilha-las com alguém seria positivo. O trabalho do psicólogo(a) o mais aconselhável para a sua questão.
Olá! É aconselhável que busque ajuda de uma psicóloga para avaliar esse seu "travamento". A terapia cognitivo-comportamental pode ser uma grande aliada nos casos de dificuldade de interações sociais. Um abraço e sigo à disposição!
Olá.
Qué bacana ter deixado esta mensagem de ajuda, mesmo dizendo sentir vergonha. Um primeiro passo foi dado.
Minha orientação é a de que busque um psicólogo, faça esse acompanhamento, muitos outros passos podem ser dados para que possa compreender o que o leva a ter esse comportamento que hoje para você esta sendo incômodo e descobriu como melhorae isso.
Se precisar, estou a disposição.
O psicologo via de regra esta preparado para deixa-la a vontade para falar, e se for necessário também usará técnicas e meios para que o dialogo e a compreensão se dê. Todas as abordagens funcionam, quando há empatia e o vinculo se estabelece entre paciente terapeuta. Você precisa dar uma chance a você e ao terapeuta, esse é o primeiro passo para a cura, caminhar na direção dela. Sim você esta resistente, mas aonde há a resistência, também habita a possibilidade da cura e o crescimento que precisamos.
Olá, uma boa análise iria te ajudar muito. Ao procurar um profissional, fale das dificuldades. Acredito que o analista deve acolher o paciente da maneira que ele pode chegar ao tratamento. Se ele chega mudo, talvez, o terapeuta tenha que criar um espaço que o motive a narrar os seus sofrimentos. Procure um profissional que esteja disposto a estimulá-lo a se expor, que te acolha e tenha empatia pelas suas impossibilidades atuais. Tente fazer análise, experimente!
Olá!

O fato de você ter cadastrado a sua pergunta com o título "suicídio", me faz acreditar que de fato para você é muito difícil falar sobre esse assunto, e também sobre os motivos pelos quais você pensa em tirar a sua vida.

Sei que muitas vezes, a vida parece tão ruim que em algum momento pensamos que nem vale mais a pena viver.

Mas não permita que esse pensamento e esses sentimentos tomem conta de você, busque ajuda!

Um psicólogo e um psiquiatra, juntos, podem ajudar você a reencontrar o sentido da vida e a alegria de viver.

Se por algum motivo não for possível se consultar com nenhum desses profissionais, ligue no 188, é o telefone no CVV, lá você receberá algumas orientações.
Bom dia ! Procure um psicólogo, ele vai de ajudar a entender a causa dessa situação e conseguentemente poder sair disso.
Olá, recomendo que procure acompanhamento de um Psicólogo para sessões de psicoterapia.
Psicoterapia – também chamada terapia – é um processo focado em ajudar um individuo a resolver questões emocionais. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, seria importante você começar a psicoterapia, pois neste momento você trabalha varias questões de relacionamento e também a sua forma de se comunicar e desta maneira te auxiliar para novas descobertas. Caso tiver oportunidade escolha um profissional que possa trabalhar estas questões usando a ferramenta de hipnose, ela e de grande valor. Um belo bom dia! Estou a disposição.
Olá! Um profissional poderá lhe auxiliar.
A questão da fala pode ser acolhida em uma terapia.
Muito embora deva ser complicado para você conseguir se expressar, tente procurar um profissional nesse sentido, há toda uma questão de sigilo e treinamento especializado que o profissional recebe para poder tratar cada caso com cuidado, sem julgamentos e pensando no paciente.
Oi, a habilidade de comunicação foi uma estratégia de sobrevivência do ser humano ao longo de sua evolução, é esperado que não ter vontade de falar cause sentimentos como vergonha e mal estar. A psicoterapia pode te ajudar a compreender, se organizar e a lidar com essas questões e eu posso fazer isso. Atendo presencial e on-line, ta? Você não precisa estar só.
Estou disponível pra te auxiliar nesse processo

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Você deve procurar um psicólogo. Ele está preparado para te ajudar a enfrentar essa situação e descobrir os motivos que a causaram. Estou à disposição!
Olá, como vai? Uma definição de vaidade é a de qualquer comportamento cujo propósito último é o de alimentar a concepção que o indivíduo tem de si próprio. Esse efeito pode ser consciente, como no caso do acúmulo de riqueza, ou inconsciente, como no caso—pelo menos segundo certos autores—da filantropia. Trata-se sempre de uma potencialização da própria imagem, e a necessidade que ela dá a ver recebe o nome de narcisismo. Normalmente, quanto menos uma pessoa tem ocasião de refletir sobre si própria e de falar sobre si, maior é essa necessidade, mais essa pessoa pode ser dita narcisista. Por isso, recorrer à terapia pode ser dito o contrário de um ato de vaidade: cuidar do próprio sofrimento conduz invariavelmente à desconstrução de inúmeros elementos de nossa imagem de si, aqueles justamente cuja rigidez nos impedem de travar relações saudáveis e de viver mais tranquilamente.
No que diz respeito à fraqueza, colocar em questão as concepções que se tem sobre si e sobre o próprio sofrimento é um ato corajoso. Antes de tudo porque difícil, mas sobretudo porque as construções que nos conduzem às situações de sofrimento têm o propósito de nos proteger de coisas de que temos medo. Colocá-las em questão implica enfrentar esses medos, e isso é praticamente uma definição de coragem.
Quanto à modalidade de trabalho que poderia lhe ajudar, penso que se beneficiaria de um profissional que lhe permitisse formular, como você se expressou, questionamentos, quer dizer, que não se precipitasse em recorrer a protocolos e não se apressasse a isolar "sintomas" que pudessem ser "tratados" de forma expedita. Você parece ter consciência de que é um sujeito complexo, e que seu sofrimento é parte integrante de sua existência—não permita que ninguém lhe subtraia essa percepção. De todo modo, recomendo psicanalistas da orientação dita lacaniana. Caso não os encontre em sua cidade, entre em contato comigo e lhe indicarei profissionais que atendem online. À você, meus melhores votos. Adeus.
Existe sim, se chama psicoterapia. Aqui na plataforma você encontra vários psicólogos e psicanalistas. Abraço
"Eu não me sinto à vontade em falar. Eu tenho vergonha, Eu fico pensando que isso seria só fraqueza e vaidade. Eu não consigo mais resolver minha vida só eu.", você tem uma forte inibição social, além de uma pequena desvalorização pessoal, um bom terapeuta pode resolver tanto a sua inibição de fala, quanto te ajudar a decidir os melhores rumos para sua vida. Não hesite, procure um psicologo bem formado e experiente.
Olá, acredito que na psicoterapia você pode encontrar esse espaço para questionar seus pensamentos, direcionar o seu comportamento para lidar melhor com tudo que acontece no dia-a-dia. Estamos constantemente descobrindo coisas novas sobre nós mesmas e devemos continuar. Tudo começa de dentro para fora, quando você descobre, conhece seus comportamentos, defini bem seus valores e princípios, tudo passa a fazer sentido. E na terapia você encontrar tudo isso. Espero que fique bem, qualquer coisa estou disponível, @suelensouza.psi
Olá! Penso que seria importante procurar um psicólogo para tratar dessas questões. Se está te ocasionando sofrimento, não hesite em procurar ajuda psicológica. Na psicoterapia, você vai ter um espaço seguro e sem julgamentos para você se expressar no seu tempo e lidar com a vergonha de se expor.
Olá! Espero que esta mensagem o encontre bem.
Compreendo que esteja se sentindo perdido, envergonhado e com dificuldades para organizar seus sentimentos e ideias. Diante da complexidade dos sentimentos, das questões específicas do mundo moderno e da singularidade subjetiva de cada um de nós, é normal enfrentar dificuldades para se organizar e saber com quem conversar.
Diante disso, sugiro que procure ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais serão capazes de ajudá-lo a organizar e compreender tanto as emoções e sentimentos quanto quaisquer sintomas psíquicos que estejam prejudicando-o significativamente, como alterações de humor, sensibilidade emocional, períodos de estresse prolongado, comportamentos disfuncionais, entre outras questões.
Encorajo-o a superar a barreira da vergonha, especialmente se nunca conversou com um profissional sobre o que sente. Pode ser difícil no início, mas garanto que já no primeiro atendimento você se sentirá melhor. Espero tê-lo encorajado e incentivado a buscar ajuda, e coloco-me à disposição para qualquer apoio necessário.