Eu sinto na pele o que as pessoas passaram. Por exemplo, se uma amiga disse que sofreu tal abuso, eu

23 respostas
Eu sinto na pele o que as pessoas passaram. Por exemplo, se uma amiga disse que sofreu tal abuso, eu começo a imaginar como se eu tivesse ali vendo tudo e começo a chorar ou pensar nisso o dia inteiro, fazendo sons do nada e me debater. Também acontece com pessoas que não conheço, começo a imaginar como fosse eu no lugar dela e começo a chorar e ter falta de ar, o que pode ser? Obs.: Tenho isso há dois anos.
Olá! Sugiro uma avaliação mais criteriosa. Pois uma coisa é ser empata, outra, absorver do outro, seja quem for, o quê lhe traz. Talvez você tenha vivenciado algo que desencadeou o sintoma, ou mesmo já o apresentava há tempos, porém, em proporções menores.

Olá. Pode ser que você esteja absorvendo demais e não esteja conseguindo separar o que é seu e o que é do outro. Além disso, talvez nas coisas que você escute podem ter coisas relacionadas à sua história de vida que mexem com você de alguma forma, mas só com um acompanhamento psicológico para entender melhor tudo isso.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 100
Olá! Concordo com a opinião das colegas acima. Procure um psicólogo para ajudar a compreender e mudar sua forma de pensar e se comportar.
Olá, realmente seria necessário entender um pouco mais a fundo sua situação - isso acontece sempre, com todas as pessoas? Se forem alguns casos "isolados", pode ser como uma das colegas mencionou, que algo te remeta à sua história, e isso desencadeie essas emoções. Mas certamente seria importante trabalhar em terapia essa compreensão de eu vs outro. Espero ter ajudado!
Existem muitos quadros patológicos que podem apresentar um sintoma com esse, tais como Esquizofrenia, Transtorno Borderline e Neurose de angústia, entre outros. Para ter um diagnóstico preciso será necessário fazer algumas entrevistas com um psicólogo.
Oi! Esta super empatia com o sofrimento do outro pode ser um indício de que seu temperamento seja melancólico, pois o melancólico "sente a dor do mundo". Na medida em que estes traços de temperamento estão te incomodando, você poderia deixá-los mais conscientes, e então atuar sobre eles. O tratamento psicológico é um possível caminho para você administrar mais adequadamente tal situação. Concluindo, e respondendo sua pergunta, seu choro e falta de ar podem estar mostrando traços de seu temperamento e você poderia ficar mais consciente deles com a ajuda de uma psicólogo.
Olá!
Um acompanhamento com psicólogo é muito importante para acolhimento desta dor.
É preciso uma avaliação mais criteriosa para entendimento do que está acontecendo contigo.
Procure um profissional, um espaço de escuta lhe fará muito bem.
Abraços!
Olá!!
É muito importante procurar um psicoteraputa da sua confiança, ele terá melhor condição de avaliá-la com mais minúcia. Existem várias possibilidades, inclusive ser um mecanismo de defesa.
Olá! Antes gostaria de lhe dar uma boa notícia: você se conecta com o sofrimento alheio, isso chama-se empatia. Agora, a forma como você lida com isso é onde esteja, talvez, o problema. Pensamentos são processos verbais assim como a fala e quando você faz contato com o sofrimento de outra pessoa, a sua mente começa a te contar histórias e o seu corpo reage a elas como se aquilo estivesse acontecendo no momento presente e também como se fosse algo real. Acreditar no conteúdo dos pensamentos as vezes é útil e em outras vezes não. Nesse caso, você pode aprender a dar um 'passo para trás' e observar o conteúdo das histórias que as sua 'mente' lhe conta ao invés de se identificar com o conteúdo do pensamentos. Esse processo é chamado de 'desfusão cognitiva' no qual o indivíduo aprende, por meio de práticas mindfullness, a se 'descolar' do conteúdo de seus pensamentos quando for necessário. Com isso a pessoa aprende que pensamento são apensas histórias, não necessariamente algo a ser levado 100% a sério. De qualquer forma se você estiver tendo mais prejuízos do que benefícios a partir da sua capacidade de ser empática, sugiro orientação profissional de um psicólogo(a) para que você aprenda a lidar esse seu potencial de maneira mais efetiva.
Sugiro uma avaliação. Difícil dizer o que pode ser com os dados que você trouxe: penso que pode ser desde uma maior sensibilidade emocional à pensamentos intrusivos. Procure uma avaliação psicológica.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 150
Olá! Infelizmente, é bem difícil traçar um diagnóstico apenas por meio do seu relato. Pode se tratar de uma questão de personalidade, aliada a fatores/traumas de sua história de vida. Provavelmente, as situações que despertam esse nível de empatia que acaba sendo até prejudicial para você tenham alguma relação com eventos dolorosos que, direta ou indiretamente, você também tenha experimentado. Mas, para ter certeza disso, é importante que busque uma psicoterapia. Um profissional de Psicologia auxiliará na compreensão e no tratamento desse sintoma. Espero ter ajudado a esclarecer e fico à disposição!
Olá!! Qualquer situação que leve ao sofrimento ou a prejuízos não vale a pena carregar. Procure ajuda por meio da terapia, você poderá ter uma vida mais saudável e plena.
Olá! Seria importante entender o que nestas situações está se conectando com você de forma tão intensa e ativando estas emoções. Uma investigação mais aprofundada em um processo psicoterapeutico pode ajudar. Um abraço!
Olá! Acho que um caminho é tentar entender os seus próprios sentimentos. É difícil, árduo e recompensador, que talvez seja necessário para a compreensão sua sobre si mesmo(a).
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! É importante que busque ajuda para entender melhor o que está acontecendo com você. A habilidade de empatia é importante e favorece as relação humanas. Porém, esse excesso está te prejudicando. Você precisa aprender a identificar e validar os seus sentimentos também e não só os dos outros. Na psicoterapia você pode aprender a lidar com as suas emoções e ter atitudes mais coerentes com as suas necessidades. Um abraço!
Pessoas altamente sensíveis, apresentam tais completamentos. Sentem pelos outros como se fosse consigo próprio. Procure um psicólogo especialista em pessoas com alta sensibilidade.
Olá, precisa de uma consulta psicológica, pois é algo mito diferente e talvez até exija medicação, boa sorte!
Algumas pessoas podem apresentar um tipo excessivo de empatia afetiva, na qual se colocam no lugar de outros indivíduos e experimentam sofrimento significativo. Isso pode estar ligado a transtornos mentais e atrapalhar consideravelmente a saúde mental e qualidade de vida dessas pessoas. Nesses casos, é importante que seja desenvolvido em terapia um tipo de empatia racional, na qual a pessoa entende o que acontece com os outros, mas sem sofrimento. De qualquer forma, o primeiro passo é buscar por avaliação e tratamento psicológico e/ou psiquiátrico.
Olá, é preciso verificar o que na história do outro mexe tanto com você? Será que são todas as histórias que mexem com você ou apenas algo que você se identifica com alguma coisa, mesmo que seja inconsciente? Aliás, tudo o que nos toca e mexe com a gente, é porque tem algo de inconsciente que você precisa conhecer e se faz isso através de sessões de psicanálise. Sigo à disposição para iniciarmos um processo psicanalítico!
Olá. Isso pode ser tanto da empatia que você sente pela pessoa como também por situações que você começa a imaginar que ativam emoções intensas.
É preciso ter um olhar atento a isso e uma avaliação psicológica dentro de uma psicoterapia é necessário para examinarmos.
Olá, puxo imagino que isso impacte bastante sua vida. Talvez você tenha uma empatia excessiva; atualmente até existe uma patologia com esse nome, chamam de síndrome de excesso de empatia; claro que não posso afirmar que você tenha isso mas com certeza sua empatia é muito maior que a da maioria das pessoas. Essa sindrome não é muito conhecida mas é passível de tratamento. Se isso estiver lhe causando sofrimento é importante buscar ajuda para aprender a se blindar desses sentimentos. Quando a empatia é excessiva ela causa angustia e desconforto podendo trazer até alterações de humor; portanto você precisa aprender a se proteger disso. Uma psicoterapia pode ajudar bastante. Abraço.
Olá, infelizmente não é possível dizer o que pode ser apenas através da sua pergunta. Agende consulta com psicólogo para orientação mais voltada para você. Abraço
Olá!

É bem complicado fechar diagnóstico diante de um breve relato, mas sem dúvida nenhuma você tem empatia. Acontece que esta se transformou em dor (muitas vezes). Um acompanhamento com psicólogo é muito importante para acolhimento desta dor. É preciso fazer uma avaliação mais criteriosa para entender melhor o que está acontecendo contigo. Um espaço acolhedor e de escuta lhe fará muito bem.