Existe, realmente, o termo "surto psicótico"?

8 respostas
Existe, realmente, o termo "surto psicótico"?
O termo se refere ao estado alterado de consciência, onde o individuo tem comprometidos seu juízo a respeito da realidade e sua reação diante desses estímulos.
Não é algo isolado, trata-se de uma série de eventos como delírios, alteração da forma-pensamento, discurso desorganizado e falha na intepretação do real.
O desligamento da realidade traz momentos de confusão e de alienação, onde o indivíduo não consegue se situar no tempo e espaço corretamente.
Há a necessidade de medicação e acompanhamento médico e psicológico durante a fase aguda da manifestação, e depois, para manutenção.
Grande abraço

Bom dia,
Sim existe, é a perda da realidade, e é preciso tomar cuidado para que ele não se repita. Pode acontecer com diferentes tipos de pessoas. Por isso após o surto deve-se procurar um profissional para análisar e tratar esse tipo de sofrimento que afeta não só o indivíduo mais que o cerca.

Att

Danilo Alves da Cruz
Sim, esse termo existe, trata-se de uma perda da conexão com a realidade, o primeiro passo é procurar um especialista, no caso um psiquiatra para ver as causas e como esta o indivíduo, e assim passar uma medicação adequada e também é ideal uma acompanhamento com o psicólogo para ele e também para a família pois sempre é uma base maior de como proceder nas manifestações de crise, esse acompanhamento se faz necessário, assim como uma futura manutenção.
Ao seu dispor.
Olá, existe e a manifestação pode ocorrer por inúmeros motivos.
Assim um Psiquiatra deverá ser consultado para indicar o tratamento químico e possivelmente orientar a Psicoterapia que ajudará o paciente elaborar questões emocionais que possam estar desencadeando os surtos.
Abraço
Sim existe. O surto psicótico é a alteração da consciência, ou seja, no momento do surto o indivíduo perde o contato com a realidade.
É interessante procurar um Psiquiatra para avaliar melhor os sinais que o paciente apresenta para, se houver necessidade, prescreva a medicação para conter o(s) surto(s).
Pode estar associada a alguma patologia ou por uso de substância psicoativa ou ainda por algum fato estressor/ambiental.

Abraço,
Suzana Lyra
Neuropsicóloga
O termo existe, mas para que seja chamado dessa forma são necessárias algumas evidências. Nem toda crise nervosa é surto psicótico. É necessário que o profissional investigue alguns fenômenos de maneira metódica e com segurança.
Surto não tem relação direta com depressão. Precisa avaliar caso se enquadra em esquizofrenia, bipolar ou dependência química. Configurando em delírio ou alucinação.
Sim, o termo existe. Porém é importante observar que o que se chama de surto é algo que ocorre dentro de um quadro mais amplo que merece atenção indiferentemente dos episódios mais agudos do adoecimento.