Existe, realmente, o termo "surto psicótico"?

8 respostas
Existe, realmente, o termo "surto psicótico"?
O termo se refere ao estado alterado de consciência, onde o individuo tem comprometidos seu juízo a respeito da realidade e sua reação diante desses estímulos.
Não é algo isolado, trata-se de uma série de eventos como delírios, alteração da forma-pensamento, discurso desorganizado e falha na intepretação do real.
O desligamento da realidade traz momentos de confusão e de alienação, onde o indivíduo não consegue se situar no tempo e espaço corretamente.
Há a necessidade de medicação e acompanhamento médico e psicológico durante a fase aguda da manifestação, e depois, para manutenção.
Grande abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia,
Sim existe, é a perda da realidade, e é preciso tomar cuidado para que ele não se repita. Pode acontecer com diferentes tipos de pessoas. Por isso após o surto deve-se procurar um profissional para análisar e tratar esse tipo de sofrimento que afeta não só o indivíduo mais que o cerca.

Att

Danilo Alves da Cruz
Sim, esse termo existe, trata-se de uma perda da conexão com a realidade, o primeiro passo é procurar um especialista, no caso um psiquiatra para ver as causas e como esta o indivíduo, e assim passar uma medicação adequada e também é ideal uma acompanhamento com o psicólogo para ele e também para a família pois sempre é uma base maior de como proceder nas manifestações de crise, esse acompanhamento se faz necessário, assim como uma futura manutenção.
Ao seu dispor.
Olá, existe e a manifestação pode ocorrer por inúmeros motivos.
Assim um Psiquiatra deverá ser consultado para indicar o tratamento químico e possivelmente orientar a Psicoterapia que ajudará o paciente elaborar questões emocionais que possam estar desencadeando os surtos.
Abraço
Sim existe. O surto psicótico é a alteração da consciência, ou seja, no momento do surto o indivíduo perde o contato com a realidade.
É interessante procurar um Psiquiatra para avaliar melhor os sinais que o paciente apresenta para, se houver necessidade, prescreva a medicação para conter o(s) surto(s).
Pode estar associada a alguma patologia ou por uso de substância psicoativa ou ainda por algum fato estressor/ambiental.

Abraço,
Suzana Lyra
Neuropsicóloga
O termo existe, mas para que seja chamado dessa forma são necessárias algumas evidências. Nem toda crise nervosa é surto psicótico. É necessário que o profissional investigue alguns fenômenos de maneira metódica e com segurança.
Surto não tem relação direta com depressão. Precisa avaliar caso se enquadra em esquizofrenia, bipolar ou dependência química. Configurando em delírio ou alucinação.
Sim, o termo existe. Porém é importante observar que o que se chama de surto é algo que ocorre dentro de um quadro mais amplo que merece atenção indiferentemente dos episódios mais agudos do adoecimento.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.