Existe um exame único que mostra todas as vitaminas e minerais do corpo ao mesmo tempo? Um exame úni

4 respostas
Existe um exame único que mostra todas as vitaminas e minerais do corpo ao mesmo tempo? Um exame único? Ou existem vários e cada um mostra uma vitamina diferente?
Exames com metodologia VALIDADA para diagnóstico de deficiências nutricionais, são normalmente os de sangue ou plasmáticos, e até mesmo os validados, podem apresentar considerações ou vieses pertinentes ao tipo de nutriente avaliado. Diversos tipos de exames tem sido comercializados, o que não significa obrigatoriamente, que sejam VALIDADOS e recomendados pelos órgãos oficiais em Saúde, como determinantes para este tipo de análise. Fique atento (a), infelizmente o charlatanismo tem se infiltrado em diversas áreas da Saúde, mais como apelo comercial, e sem validação ou comprovação científica sobre sua metodologia e acurácia. Busque sempre os órgãos oficiais em Saúde para esclarecer qualquer oferta desses tipos de serviços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Há alguns exames genéticos que, baseados em estudos científicos, são capazes de identificar deficiências nutricionais, que podem esta presentes, não só pela insuficiência na ingestão desses nutrientes, mas sobretudo por alterações chamadas polimorfismos, ou seja alterações que ocorrem de pessoa para pessoa, porque somos diferentes.

A investigação de possíveis deficiências ou excessos nutricionais deve ser feita por vários exames, e não somente por um único, até porque, alguns são avaliados no sangue, outros no plasma, outros no soro, outros na urina, enfim.... Busque um profissional com conhecimento para lhe auxiliar nessa investigação e evite suplementações desnecessárias, faça algo específico para você!!!

Existem exames que combinam a avaliação de várias vitaminas e minerais ao mesmo tempo, mas estes geralmente não são muito confiáveis, pois o metabolismo de cada nutriente é diferente. Alguns se acumulam mais no sangue, outros nas células vermelhas (hemácias), outros não têm muita validade se avaliados de forma direta e faz-se necessário analisar a atividade de enzimas que dependem desses nutrientes para, então, suspeitar de sua deficiência. A predisposição genética, analisada principalmente por meio da avaliação de polimorfismos de nucleotídeo único (SNP) e mutações, também é outro fator que impacta na necessidade nutricional. Contudo, os exames genéticos não avaliam o estado nutricional no momento atual, mas apenas uma maior ou menor chance - que será sempre igual ao longo da vida - de ter falta ou excesso de um ou outro nutriente, podendo ser compensada por certos alimentos ou suplementos.

Especialistas

Cris Tozzo

Cris Tozzo

Nutricionista

Florianópolis

Laís Costa Martins

Laís Costa Martins

Nutricionista

Salvador

Jéssica Chaves

Jéssica Chaves

Nutricionista

Rio de Janeiro

Meire Hortêncio

Meire Hortêncio

Nutricionista

Águas Claras

Andreia Guarnieri

Andreia Guarnieri

Nutrólogo

São Paulo

Marcel Orlandi

Marcel Orlandi

Generalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Deficiência De Vitamina B 12
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.