Faço apneia do sono. A última polissonografia que fiz foi em 10/04/2016. Usava pressão de 11 e com

4 respostas
Faço apneia do sono. A última polissonografia que fiz foi em 10/04/2016. Usava pressão de 11 e com o novo exame, a pressão passou para 14. Gostaria de saber se é verdade que com o tempo a pressão vai aumentando e aí somente através de cirúrgica? Uso CPAP desde 2009. (41apneia/h)
Ola, muitos fatores podem piorar a apneia ( bebidas alcoolicas,medicamentos, obesidade, obstrução nasal, etc), mas o índice de apneia e hipoapnéia também pode diminuir com o tempo, portanto uma avaliação minuciosa deve ser realizada.

Procedimentos cirúrgicos (faringoplastia Lateral, Avanção maxilo mandibular-Ortognática estão entre as opções) como tratamento ou coadjuvante no tratamento.

Consulte seu otorrinolaringologista

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A apneia do sono tem 3 classificações básicas determinadas pelo índice de apneia/ hipopneia.
A indicação do tratamento depende do grau de comprometimento então.
Indico cirurgia nos casos graves e nos moderados quando da não adaptação pelo uso do Cpap.
Caso tenha uma polissonografia atualizada com alto índice, recomendo que considere a cirurgia ortognática como tratamento. A apneia leve dentre outros problemas, o infarto agudo do miocárdio.
Olá amigo, o seu IAH o classifica com SAHOS (sindrome da apnéia/Hipopneia do sono) severa. O Tratamento você já esta realizando, que é a utilização do CPAP.
O controle do peso, IMC, ingestão de bebidas alcoólicas, nível de stress e alguns medicamentos também são variáveis importantes que podem alterar a qualidade do seu sono. A literatura já não tem indicado procedimentos cirúrgicos como tratamento... Se você está desconfortável com CPAP, existem placas de avanço mandibular, que no seu caso podem ser utilizadas como coadjuvante no tratamento.
Alcançando a redução do IAH, através do controle das variáveis citadas acima (Peso, stress, IMC..etc) você pode utilizar placa de avanço mandibular como tratamento.
Olá, amigo. Seria conveniente refazer o exame otorrinolaringológico, verificando a existência de obstrução nas vias aéreas superiores, que justifiquem aumento da pressão do CPAP e repetir a polissonografia , para confirmar ou não o índice de apneia encontrado em 2016. Se vc perdeu peso, ele pode ter diminuído e o inverso é verdadeiro, pode ter aumentado o índice de apneia, se você engordou. De posse do novo exame e da avaliação clínica atual, decide-se se, seu tratamento segue com o uso do CPAP ou se tratamentos como o uso do aparelho intra-oral, associado à fonoterapia específica, podem ajudá-lo a levar vida normal.

Especialistas

Rosana Cardoso Alves

Rosana Cardoso Alves

Neurologista

São Paulo

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Fernanda Ribeiro

Fernanda Ribeiro

Dentista

Florianópolis

Gihana Larissa Soares

Gihana Larissa Soares

Neurologista

Viçosa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Apneia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.