Fiz alguns concursos públicos que me dediquei de corpo e alma. O medo de não passar é tão grande

11 respostas
Fiz alguns concursos públicos que me dediquei de corpo e alma. O medo de não passar é tão grande que na hora da prova perco mto tempo na mesma questão procurando um erro e não consigo fazer a prova toda. Reforço negativamente que não sou capaz. Qual área da psicologia procuro?
- Um(a) terapeuta experiente de qualquer linha poderá ser útil.

- A terapia cognitivo-comportamental e a comportamental têm técnicas específicas para lidar com este tipo de situação, talvez de forma mais rápida.

- Um(a) psicopedagogo(a), profissional especializado especificamente em problemas relacionados a aprendizado pode ser uma opção interessante, também.

Olá!
A sua ênfase no detalhe faz com que você tenha dificuldade em observar o todo.
Você deve trabalhar as questões que não lhe permitem reconhecer as habilidades positivas que você tem e as crenças de que se não for minuciosa nos erros, não terá sucesso.
É necessário a mudança na forma de pensar as situações e as crenças sobre você.
A psicoterapia te ajudará a encontrar ferramentas para uma autoanálise das suas condições atuais e como você poderá se organizar para executar as provas de forma mais produtiva e assertiva dentro das suas capacidades.
Vá em frente e sucesso!
Segundo o que relata, me parece uma ansiedade acompanhada de insegurança. Aconselho você a procurar um psicólogo da Terapia Cognitiva Comportamental. Essa abordagem tem muito êxito no tratamento de tais sintomas.
Espero ter ajudado.
Um abraço e boa sorte para ti!
Olá! Creio que fazer psicoterapia (independe da linha) vá te ajudar bastante. A situação relatada é muito comum de acontecer e você pode obter melhoras nisso em qualquer linha psicoterapica. Entretanto, como sou da TCC acabo puxando sardinha pro meu lado, já que os resultados tendem a ser mais rápidos
Boa tarde.
Entendo que o processo de psicoterapia pode ajudar no sentido de conhecer melhor seu funcionamento em relação a ter sucesso nas alternativas que busca, sejam profissionais ou outras. A psicoterapia tem o objetivo de ajudar nesse conhecimento, descobrir sobre funcionamentos individuais que talvez ocorram em muitas áreas de tua vida e nem foram percebidas, mas são comuns, sem mesmo você ter essa consciência. Todo enfoque teórico tem o mesmo objetivo, ajudar na situação que se encontra e que acaba limitando ou paralisando teu crescimento. Vá em frente buscando essa alternativa...minha sugestão. A disposição.
Recomendo a Psicoterapia para autoconhecimento, assim poderá compreender seus aspectos psico emocionais e suas crenças limitantes que podem interferir no seu desempenho pessoal e profissional.
Abraços
Acredito que o importante é procurar ajuda profissional da area de psicologia. Existem conteúdos que precisam de ressignificacão denteo do contexto apresentado. As crenças limitantes precisam se transformarem em crenças funcionais, e sozinho você não conseguirá, pois nosso subconsciente vai tentar bloquear saída que paradoxalmente deveriam te proteger, no entanto só atrapalham, obstaculando o teu desenvolvimento. É bem tranquilo o processo, basta dar o primeiro passo, comece! Boa sorte!
Olá! Teu medo está produzindo o acionamento de esquemas que não te permitem teu um bom desempenho para validar e/ou reforçar teus pensamento automáticos, que podem estar alicerçados em uma crença de incapacidade, hipervalorizando o negativo. Nesse sentido, a terapia cognitivo-comportamental pode te auxiliar, pois visa estreitar a relação entre pensamento, emoção e comportamento para identificar distorções cognitivas que podem estar impossibilitando o alcance dos teus objetivos.
Olá! Acredito que a terapia cognitivo-comportamental poderá de auxiliar tanto na desconstrução de pensamentos disfuncionais, como o que relata, quanto com técnicas para lidar com a ansiedade que te prejudica no momento da prova. Um abraço!
Olá. Sugiro que você procure um Psicólogo(a) especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. No processo da psicoterapia deverá ocorrer a reestruturação cognitiva e uma mudança de seus pensamentos e emoções referentes à sua queixa, se necessário um trabalho conjunto com o Psiquiatra. Há tratamento. Estou á disposição. Abraço.
Olá, recomendo que você busque um Psicólogo, pois este será o profissional mais indicado para te auxiliar neste processo. E se houver possibilidade também te indicaria procurar um Psicólogo que trabalhe com a Terapia Cognitivo-comportamental, pois nesta abordagem é possível trabalhar as cognições, seus pensamentos e crenças disfuncionais e seus comportamentos. Espero ter ajudado!