Fui diagnosticado com lesão "dedo de martelo" no dedo médio da mão direita. Por recomendação médica,

3 respostas
Fui diagnosticado com lesão "dedo de martelo" no dedo médio da mão direita. Por recomendação médica, permaneci com o dedo imobilizado por 08 semanas. Ocorre que, ao retirar a tala, meu dedo não apresentou nenhum progresso e ainda continua bastante inchado e dolorido. Será que preciso de cirurgia?
Falha no tratamento conservador com tala é igual a cirurgia

Tudo depende do quanto ele ainda ficou fletido. Tanto o tratamento conservador (com tala) quanto o cirúrgico, dificilmente a ponta do dedo volta totalmente como era antes da lesão. Porém em alguns casos com flexão acentuada no momento do trauma ou associado a fratura, é indicado tratamento cirúrgico. O que pode acontecer é fica com o dedo muito fletido após o tratamento com a tala, não conseguindo estender a ponta do dedo. Nesse caso é indicado cirurgia para restaurar o movimento. Pelo tempo de imobilizados é normal o dedo estar inchado, duro e muito difícil para movimentar, porém com fisioterapia ou até com um terapeuta ocupacional, você voltará a movimentar o seu dedo. Quanto mais você tentar movimentá-lo, mais rápido a dor e o edema irão melhorar.
Seu caso possivelmente é cirúrgico, principalmente se a deformidade permaneceu importante. Precisa ser avaliado por um especialista, vai depender do grau de deformidade. O tratamento conservador com imobilização pode ter insucesso.