Funciona mesmo, falar sozinho com si próprio na frente do espelho para obter uma melhora de autoesti

32 respostas
Funciona mesmo, falar sozinho com si próprio na frente do espelho para obter uma melhora de autoestima, foco, concentração etc? Os resultados são rápidos, se praticar diariamente?
Olá! Tudo bem? A construção desses fatores que você comentou - autoestima, foco e concentração geralmente estão alinhados a uma serie de fatores e ações que tomamos no nosso dia a dia. Para saber o que funciona melhor para você é essencial o autoconhecimento, assim você reconhece seus padrões e pode entender melhor o que te faz bem. Recomendo a terapia para desenvolver esse autoconhecimento e até mesmo trabalhar nas outras questões citadas. Os resultados vem com o tempo, não podemos dar um tempo exato de como e quando vão funcionar pois não depende de apenas um fator, mas de todo o contexto no qual você vive. Espero ter ajudado, abraços!

Funciona sim, mas somente isso não tem tanta eficiência. A técnica de falar consigo no espelho faz parte de algo maior, de um passo a posso, isoladamente não tem tanta eficácia. A baixa autoestima atrapalha muito nossas vidas e precisamos aprender a nos amar e valorizar, lidar com suas crenças e pensamentos automáticos. Não tem resultado rápido, o resultado é conforme sua dedicação e o quanto você está aberta a mudança. A terapia te ajuda a lidar com essas questões e melhorar sua autoestima.
Sim, pode ser um exercício que pode ajudar muito. Também seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes a autoestima, concentração e foco. Entender por quais motivos esses três fatores começaram a diminuir , ou talvez sua autocobrança esteja muito elevada. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiencias. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá!!
Como vai?
O falar na frente do espelho vai surtir algum tipo de resultado, depende muito de como você se sente ao repetir afirmações positivas, tem um efeito benéfico porém não é só isso. Para aumentar seu foco de concentração e aumento da sua autoestima te recomendo fazer terapia para que seja alinhado ao autoconhecimento para que além das palavras repetidas que já é um excelente exercício você aprenda a se valorizar, a desenvolver o amor próprio e compreender que você é um ser único e cheio de possibilidades.
A psicoterapia é um processo e as mudanças não acontecem do dia pra noite, mais se você estiver aberta a fazer mudanças significativas para tua vida, busque terapia e assim estará iniciando o autocuidado consigo mesmo que é uma forma de amor.
abraços!

Olá funciona sim, mas sempre dentro de um contexto, o ideal é entender o porque destes sintomas, fazer um trabalho de auto conhecimento pode ser muito útil, um psicólogo pode te ajudar.
Não tenho resposta para isto baseado na psicologia. O que sei que resolve é a psicoterapia, com um profissional da área.
A autoestima está baseada em 4 pilares: autoconceito (o que pensa sobre si mesmo), autoimagem (como se vê), autoeficácia (o quanto acredita no seu potencial) e auto reforço. Na terapia além de trabalhar esses 4 pilares é necessário trabalhar suas crenças e também diferentes estratégias, tais como:
psicoeducação;
reestruturação cognitiva (ou ressignificação);
ativação comportamental;
treinamento de assertividade;
treinamento em solução de problemas;
treinamento de habilidades sociais.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para baixa autoestima - R$ 140
olá! A técnica mencionada pode ser usada por psicólogos mas dentro do processo terapêutico, atuando em outros pontos necessários que envolvem a autoestima, foco e concentração. Como alguns colegas já mencionaram, na psicoterapia obtém o autoconhecimento, identifica suas qualidades, pontos de melhoria, aprende técnicas, identifica os pensamentos distorcidos presentes e que prejudicam sua autoestima ou a dificuldade em se concentrar. Há variadas questões envolvidas. Por isso, procure um psicólogo para ajudar a se conhecer e melhorar em todos os aspectos de sua vida.
Olá! As técnicas de afirmações são eficientes quando são trabalhadas a fundos e transformadas em verdades dentro de nós, quando entendemos e transformamos nossas crenças. A auto-estima precisa ser tratada, pois quando estamos com baixa auto-estima temos um impacto negativo em nossa vida, nos acarretando sofrimentos, se conhecer é fundamental. Procure ajuda especializada de um psicólogo. Cuide-se. Abraço.
Olá, tudo bem? O que você parece descrever são alguma técnicas de alto afirmação para a melhora da autoestima, essas técnicas sozinhas não tem um funcionamento cientificamente comprovados. Então, não poderia te dizer que funcionam de fato, ou se tão pouco de maneira rápida. Cuidado com as promessas de melhoras rápidas, normalmente são momentâneas e pouco profundas.
E você se perguntou se isso é normal? Na maioria dos casos, sim. Estudos realizados por alguns especialistas, informam que esse é um hábito saudável que ajuda até a organizar os pensamentos. Mesmo que a conversa seja silenciosa, apenas com o movimento da boca, ressaltando que quase todo mundo fala sozinho e é acompanhado pelo costume da infância até a vida adulta. Relembrando que Falar sozinho tem um antigo nome: solilóquio. Aliás, no passado, esse hábito era tratado como uma insanidade, delírio, algo que beirava à loucura ou, até mesmo, esquizofrenia... Uma boa notícia para quem costuma travar diálogos longos e complexos entre si mesmo: isso não significa que você está ficando louco – mas essas conversas solitárias podem aumentar sua inteligência, já que aceleram o lado cognitivo do cérebro. Bem passando para lembrar que cada ser humano é único e singular...porém sempre bom ressaltar que devemos procurar especialista para tirar algumas duvidas.
Olá, boa tarde. Muitas dificuldades, como as de autoestima, entre outras, tem vários fatores alimentando/causando-as. Fazer reflexões frequentes é um caminho para transformá-las, mas dependerá do entendimento que você estiver tendo delas e da forma como você está refletindo, para conseguir provocar uma mudança específica.

Pensar por pensar, repetir pensamentos positivos, sem isso levar em consideração a complexidade, os fatores por trás do problema, sem tocar no ponto certo da forma certa, pode no máximo levar a um bem estar temporário, ou ser uma perda de tempo.
Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
Olá, falar com o espelho pode ser uma técnica utilizada para trabalhar a autoestima, foco e concentração, mas o que irá de fato te trazer uma resposta efetiva é a compreensão de si mesmo, das suas emoções e dos prováveis motivos que te fazem se sentir desta forma.
Para isso, o ideal é que procure um psicólogo para te auxiliar nesta jornada.
Olá!! É necessário autoconhecimento para saber o que vai funcionar melhor para você. Por isso busque ajuda profissional de um psicólogo, no processo psicoterapêutico conseguirá identificar as causas que lhe causa angustia e sofrimento e usar as ferramentas mais adequadas para tratar a questão.
Bom dia
Usar o espelho faz parte de tentativa e não de solução. Busque ajuda com um psicólogo e obterá resultados mais rápidos e menos sofrimento
Olá! É uma prática que pode te ajudar sim, no entanto, não te ajuda a olhar para a dinâmica que você precisa trabalhar em você especificamente. A prática aliada ao tratamento adequado sim, te ajudará a cuidar do que você precisa.
Somente estas atitudes podem não ter uma resposta satisfatória frente a causa. Importante também avaliar se há necessidade de acompanhamento psiquiátrico, pela dificuldade de concentração, foco, como você relatou. A partir da avalição se não for necessário acompanhamento médico, somente psicoterápico, esse sim pode lhe trazer benefícios, aliados a essa prática. Vale ressaltar que trabalhar o que gera a baixa auto-estima, perda de foco e concentração e como agir por isso não só o comportamento em frente ao espelho trará resultados e sim o acompanhamento psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá! Se essas falas não apresentarem contexto, se for algo aleatório, acredito que não tenha eficácia nenhuma para melhorar a autoestima, o foco e a concentração, pois se assemelha à algumas práticas sem fundamentos científicos.

Desenvolver essas questões requer tempo, ação e compreensão sobre si mesmo. Algo que pode te ajudar, é a busca por autoconhecimento, por meio de estudo, vídeos, conteúdos de valor, etc. A Psicoterapia é uma prática que usa a ciência como apoio, sendo assim, a resolução dos seus problemas poderá ser mais eficiente caso lhe interesse.
Olá, tudo bem? Bem, a auto afirmação é algo muito bom, mais quando você realmente é convicto e tem certeza do que está sendo afirmado. Mais é preciso pensar por outro lado: será que só a auto afirmação consegue gerar a mudança necessária? será que só auto afirmando você consegue repensar no que te faz agir de uma determinada maneira? Muitas vezes conseguimos achar algumas respostas sozinhos, já outras se faz necessário uma ajuda, de alguém que te acompanhe e te ajude a enxergar além do que você mesmo consegue vê.
Olá, como vai?
A construção de uma melhor autoestima é um processo que requer tempo e que visa o aprofundamento na sua história de vida e sua forma de funcionar no mundo. O objetivo é proporcionar um aumento de sua conscientização sobre si mesmo e com isso, você irá adquirir formas mais criativas de existir e enfrentamento de medos. É isso que trará uma melhor autoestima e autoconfiança.
A técnica que mencionou pode facilitar, mas esse trabalho é mais profundo.
Sugiro a busca por terapia para atingir seu objetivo.
Espero ter te ajudado!
A nossa autoestima está relacionada também ao conceito que temos sobre nós mesmas e isso se relaciona com toda a nossa personalidade. Esse tipo de técnica pode te auxiliar se faz sentido pra você, mas geralmente percebe-se que questões ligadas a baixa autoestima carrega implicações mais profundas. Se é algo que sentes que te incomoda a terapia pode te auxiliar a explorar melhor essas questões.
Olá! como vai? Bem, diferente do que afirmam algumas técnicas, a psicologia é uma ciência séria e compreende o ser humano em sua totalidade, sabendo que cada indivíduo é único e que, nem sempre o que funciona para uma pessoa funciona para as outras. Para afirmar com mais convicção o que funciona melhor para adquirir habilidades de autoestima e autoconfiança e para compreender melhor as causas das suas limitações e como superá-las, é imprescindível o autoconhecimento (para você ter clareza do que traz mais resultados na sua vida). Você pode ir testando diferentes técnicas e ir se autoavaliando e, caso você precise de ajuda mais especializada e profissional, sugiro procurar um especialista em saúde mental, psicólogos e/ou psiquiatras.
Qualquer dúvida me coloco a disposição!
Olá, essa estratégia pode sim te ajudar quando associada a outras técnicas, e a psicoterapia. A Autoestima não está relacionada apenas ao que vemos no espelho, mas sim a percepção que tem de si como um todo (o que pensa de si como pessoa, sobre seu valor, sobre sua imagem, sobre sua capacidade e o quanto reconhece seus pequenos passos), e um ponto importante nisso são os suas ações. A terapia irá te ajudar nesse processo. Espero ter ajudado, até mais!
Olá... eu diria que pode funcionar, mas não tem nada que funcione para todos! Por exemplo, para uma pessoa que tem uma visão ruim de sua imagem (autoimagem) pode se sentir mal fazendo isso em um primeiro momento...
Autoestima não é algo que melhora com um exercício isolado com intensidade... é uma construção que você faz de si mesmo e da forma de se tratar.
A psicoterapia pode auxiliar muito nessa relação com você mesmo, além de ensinar mais técnicas de autocuidado e autocompaixão, que são muito úteis quando se tem uma visão muito crítica de si mesmo. Fico à disposição! Até mais...
Sim, esses são esses exercícios que trazem resultados, mas como dito por uma colega anteriormente, são apenas uma parte de um processo maior e, portanto, tem resultados limitados.
Quanto a velocidade dos resultados, depende do que você está esperando, mas os resultados não dependem somente da repetição, mas de uma série de outros fatores pessoais. Abs
Olá! Sim, são bons exercícios, porém o mais importante do que fazer esses exercícios é importante entender os motivos da baixa autoestima, os motivos da falta de foco e concentração.
Precisamos entender e tratar desde a raiz para que esses problemas sejam resolvidos e não somente escondidos com esses exercícios.
Cuide-se, busque a psicoterapia.
À disposição!
Olá, como vc está?
isso de falar sozinho e dizer afirmações pode ajudar momentaneamente a vc reforçar uma característica que vc quer muito. Mas recomendo o processo terapeutico com um profissional que vc sinta confiança, e possa te guiar em seu processo.
A autoestima é construída na infância. Acreditando em suas potencialidades é possível ter uma vida mais saudável em todas as suas relações. Mas pra isso Sugiro que procure um Psicólogo para entender o porquê dessa visão sobre si mesmo e se conhecer melhor. A baixa autoestima pode desencadear outros problemas e é importante cuidar disso. Com ajuda profissional vc conseguirá não só se entender, mas aprofundar sua autopercepção de si e conseguir lidar e criar estratégias mais seguras que te ajudem.
Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição @psi.leticiaaa
Olá, o que funciona de verdade para melhorar a autoestima é o autoconhecimento, sem isso você vai ficar "enxugando gelo", pois somente conhecendo sua história, olhando para dentro de si mesmo é que você irá conseguir entender o que se passa com você e mudar seus padrões de comportamentos, muitas vezes inconscientes.
Caso queira minha ajuda, fico à disposição.
Os aspectos que você mencionou - como autoestima, foco e concentração - geralmente são influenciados por várias ações em nosso cotidiano. O autoconhecimento é fundamental para descobrir o que funciona melhor para você, reconhecendo seus padrões e entendendo o que te faz sentir bem. Recomendo a terapia como forma de desenvolver esse autoconhecimento e lidar com outras questões mencionadas. Os resultados surgem ao longo do tempo, variando de acordo com o contexto em que você vive. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Embora a estratégia mencionada possa oferecer um alívio temporário, é fundamental questionar até que ponto falar diante do espelho será realmente eficaz para lidar com questões tão profundas. Será que simplesmente repetir palavras será suficiente para promover uma transformação genuína em você? Acredito que a chave para abordar essas questões reside em compreender os eventos e experiências em sua história pessoal que podem ter contribuído para suas dificuldades atuais. Combinar essa prática, que despertou o seu interesse, com outras formas de autoconhecimento, como a terapia, pode ser mais eficaz para promover mudanças verdadeiramente significativas e duradouras.
Sim, pode ser um exercício que pode ajudar muito. Também seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes a autoestima, concentração e foco.
Olá! Em relação à autoestima, você poderá até sentir uma melhora momentânea usando essa técnica, mas ela não terá sustentação a longo prazo. A falta de autoestima vem na maioria das vezes de uma construção profunda e enraizada de crenças e sentimentos negativos sobre si, e por isso, necessita de um trabalho bastante específico de autoconhecimento.