Geriatra pode ser indicado para cuidar dessa doença?

11 respostas
Geriatra pode ser indicado para cuidar dessa doença?
Primeiramente é indicado verificar o motivo da causa desta demência, mas sim, o acompanhamento com geriatra, se for em pessoa idosa é indicado. Caso a origem seja por alguma patologia associada que não devido à idade, é indicado procurar um profissional referente a aquela patologia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure por um geriatra , e se necessário, ele te encaminhará a um neurologista para exames e tratamento mais específicos.
Necessariamente sim, pois, é através dele que será feito o encaminhamento para o neurologista especialista em doenças que também apresentam a demência. Precisa ser investigado e tratado, o quanto antes melhor o diagnóstico e o tratamento se torna mais eficaz.
Os quadros de demência (existem vários), podem e devem ser tratados por equipe multidisciplinar, dentre eles, o geriatra.
É importante não esquecer de que a família também necessita de acompanhamento, em especial o psicoterápico, para estruturar-se diante da nova situação em que se encontra o idoso.
Aconselho passar por um médico geriatra, para uma avaliação. Posteriormente, o profissional irá fazer os encaminhamentos necessários (neurologista, neuropsicologo, psiquiatra).
Abraços,
Rosa-psico
Atualmente, define-se demência como uma síndrome de declínio cognitivo-comportamental que se manifesta pelo comprometimento de, pelo menos, duas funções mentais, como memoria, linguagem e habilidades , visuoespacial, de intensidade grave para comprometer a autonomia do paciente nas realizações das atividades da vida diária.
A demência pode ter varias causas, seu comprometimento vai depender da região do cérebro que esta comprometida, costuma se manifestar após os 65 anos de idade.
O especialista mais habilitado para fazer o diagnóstico é o médico neurologista, que pode solicitar uma avaliação de outro especialista que é o neuropsicólogo.
Na hipótese de Demência, deve-se realizar avaliação com Neuropsicólogo (verificará as reais dificuldades cognitivas, emocionais e habilidades funcionais do idoso); em paralelo, deve-se procurar um Neurologista especializado em idosos ou Geriatra para uma avaliação clínica e pedido de exames complementares (sangue, exames de imagem...).
Com todo esse material em mãos, o médico fará um diagnóstico mais preciso. Normalmente, é indicado o uso de medicação e acompanhamento com Neuropsicólogo para reabilitação em casos de hipótese de Demência.

Atenciosamente...
As demências constituem síndromes clínicas caracterizadas pela perda de habilidades cognitivas e emocionais adquiridas em sua vida diária.

A questão que considero de extrema relevância é ter uma observação atenciosa da equipe multidisciplinar, para o idoso que está passando pela situação, fazer uma análise da história de vida do paciente e de seus familiares. Para que assim o processo de cura desse paciente seja eficaz.
A demência pode se desenvolver de diversas formas, mas basicamente é a perda de algumas funções cerebrais, e que podem afetar as atividades sociais e do cotidiano do idoso. O geriatra é um especialista em idosos, por isso o ideal é que na melhor idade, ele possa ser acompanhado por este profissional. Depois do diagnóstico de algum tipo de demência, por exemplo, o geriatra pode indicar uma psicoterapia, ou outra terapia para ajudar na vivência das dificuldades que podem surgir nesta fase. O intuito é de minimizar as consequências, e prezar pela qualidade de vida do idoso.
Com certeza o profissional ideal para cuidar das demências em pessoas idosas é o geriatra! Esse é o profissional que cuidará do idoso como um todo e não apenas a demência. O geriatra tem conhecimento específico sobre diagnóstico, tratamento e a interação da demência e as outras doenças concomitantes do idoso.
Neurologista é que pode diagnosticar quadro de demência. Mas é muito importante o idoso ser tratado por um geriatra que ele mantenha empatia e assim, o mesmo indicará o profissional, caso perceba a necessidade de um diagnóstico mais acurado.

Att,
Norma Góes.

Especialistas

Luize Dantas Carvalho Costa

Luize Dantas Carvalho Costa

Psicólogo

Salvador

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 110 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.