Geriatra pode ser indicado para cuidar dessa doença?

11 respostas
Geriatra pode ser indicado para cuidar dessa doença?
Primeiramente é indicado verificar o motivo da causa desta demência, mas sim, o acompanhamento com geriatra, se for em pessoa idosa é indicado. Caso a origem seja por alguma patologia associada que não devido à idade, é indicado procurar um profissional referente a aquela patologia.

Procure por um geriatra , e se necessário, ele te encaminhará a um neurologista para exames e tratamento mais específicos.
Necessariamente sim, pois, é através dele que será feito o encaminhamento para o neurologista especialista em doenças que também apresentam a demência. Precisa ser investigado e tratado, o quanto antes melhor o diagnóstico e o tratamento se torna mais eficaz.
Os quadros de demência (existem vários), podem e devem ser tratados por equipe multidisciplinar, dentre eles, o geriatra.
É importante não esquecer de que a família também necessita de acompanhamento, em especial o psicoterápico, para estruturar-se diante da nova situação em que se encontra o idoso.
Aconselho passar por um médico geriatra, para uma avaliação. Posteriormente, o profissional irá fazer os encaminhamentos necessários (neurologista, neuropsicologo, psiquiatra).
Abraços,
Rosa-psico
Atualmente, define-se demência como uma síndrome de declínio cognitivo-comportamental que se manifesta pelo comprometimento de, pelo menos, duas funções mentais, como memoria, linguagem e habilidades , visuoespacial, de intensidade grave para comprometer a autonomia do paciente nas realizações das atividades da vida diária.
A demência pode ter varias causas, seu comprometimento vai depender da região do cérebro que esta comprometida, costuma se manifestar após os 65 anos de idade.
O especialista mais habilitado para fazer o diagnóstico é o médico neurologista, que pode solicitar uma avaliação de outro especialista que é o neuropsicólogo.
Na hipótese de Demência, deve-se realizar avaliação com Neuropsicólogo (verificará as reais dificuldades cognitivas, emocionais e habilidades funcionais do idoso); em paralelo, deve-se procurar um Neurologista especializado em idosos ou Geriatra para uma avaliação clínica e pedido de exames complementares (sangue, exames de imagem...).
Com todo esse material em mãos, o médico fará um diagnóstico mais preciso. Normalmente, é indicado o uso de medicação e acompanhamento com Neuropsicólogo para reabilitação em casos de hipótese de Demência.

Atenciosamente...
As demências constituem síndromes clínicas caracterizadas pela perda de habilidades cognitivas e emocionais adquiridas em sua vida diária.

A questão que considero de extrema relevância é ter uma observação atenciosa da equipe multidisciplinar, para o idoso que está passando pela situação, fazer uma análise da história de vida do paciente e de seus familiares. Para que assim o processo de cura desse paciente seja eficaz.
A demência pode se desenvolver de diversas formas, mas basicamente é a perda de algumas funções cerebrais, e que podem afetar as atividades sociais e do cotidiano do idoso. O geriatra é um especialista em idosos, por isso o ideal é que na melhor idade, ele possa ser acompanhado por este profissional. Depois do diagnóstico de algum tipo de demência, por exemplo, o geriatra pode indicar uma psicoterapia, ou outra terapia para ajudar na vivência das dificuldades que podem surgir nesta fase. O intuito é de minimizar as consequências, e prezar pela qualidade de vida do idoso.
Com certeza o profissional ideal para cuidar das demências em pessoas idosas é o geriatra! Esse é o profissional que cuidará do idoso como um todo e não apenas a demência. O geriatra tem conhecimento específico sobre diagnóstico, tratamento e a interação da demência e as outras doenças concomitantes do idoso.
Neurologista é que pode diagnosticar quadro de demência. Mas é muito importante o idoso ser tratado por um geriatra que ele mantenha empatia e assim, o mesmo indicará o profissional, caso perceba a necessidade de um diagnóstico mais acurado.

Att,
Norma Góes.