Gostaria de orientação para tratamento de insonia. Qual terapia mais indicada.?

22 respostas
Gostaria de orientação para tratamento de insonia. Qual terapia mais indicada.?
A insonia pode ser causada por vários fatores e um dos mais comuns é ansiedade. Fazer psicoterapia para buscar entender o que ocasiona é uma boa alternativa. Algumas das dicas que você pode tentar fazer, para melhorar são:
- Deitar para dormir e não ficar remoendo coisas que não conseguiu fazer durante o dia.
- Quando for dormir, esvaziar a mente das preocupações.
- Alimentar-se de alimentos leves à noite.
- Evitar filmes violentos ou programas instigantes na tv.
- Desligar a luz, ouvir músicas relaxantes e se você gostar fazer algum relaxamento antes de dormir.
- Dormir longe do celular.
- Exercitar-se.
Mas se junto à insônia vem sentimentos de medos, angústias, inquietações, pensamentos repetitivos e descontrolados consulte um psicoterapeuta que com certeza sentir-se-á melhor.

Como alguns colegas já aconselharam, o ideal em primeiro plano é descartar possíveis alterações biofísicas, passando com um médico e entendendo se seu organismo está em bom funcionamento.
Descartando essas possibilidades é aconselhável buscar por auxílio psicoterápico a fim de reduzir os efeitos emocionais (geralmente associados a ansiedade) que podem estar afetando na qualidade do sono.
Espero ter ajudado e fico a disposição!
Olá, a insônia pode ter diversas razões, o primeiro passo é afastar quaisquer razões orgânicas, consultando um médico de sua confiança. De
toda forma, a maioria dos quadros tem em si um fundo emocional que é importante dedicar atenção. Um psicólogo pode lhe ajudar a olhar para estas questões e apoia-lo a lidar com elas retomando assim sua qualidade de vida. Boa sorte e conte comigo se precisar.
Aconselho você a procurar um clínico para verificar se há alguma alteração física.
A psicoterapia poderá lhe ajudar também, a cognitivo-comportamental tem obtido bons resultados nestes casos.
Ola! A insônia pode estar vinculado com multiples quadro clínico, inclusive com ansiedade. É possível experimentar a psicoterapia e observar, após trabalhar sintomas que fazem parte de um quadro de ansiedade generalizada, se diminui ou elimina a insônia. Caso vc ainda tenha dificuldade nesse processo é recomendado buscar além de um psicoterapeuta um psiquiatra! Lembre-se: um momento não significa a vida toda! Abraço
A insônia é um disturbio que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou de permanecer dormindo durante toda a noite.As pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, tem problemas de humor, falta de energia e tem o desempenho no trabalho e nos estudos prejudicado.. Se tiver uma insônia crônica deve consultar um psiquiatra e ter um acompanhamento de terapia para aprender a manutenção do sono , relaxamento e recondicionamento.
Primeiro de tudo, voce já buscou um médico? Hoje em dia há centros especializados no sono, os quais realizam exames e verificam se há problemas orgânicos.
Se não há problemas orgânicos índico que comece terapia com um psicanalista para entender suas relações com o sono. O porquê não consegue dormir, há insegurança? Medo de perda de controle? Pensamentos e problemas que impedem o sono? Alguma vivência traumática?
Também seria bom procurar um bom psiquiatra para avaliação. Há medicações indutoras do sono que podem ser interessante se seu problema for a demora para conseguir dormir. Há algumas medicações como benzodiazepínicos as quais devem ser usadas com cautela, mas isso cabe ao médico avaliar.
Procure um bom médico, um bom psicanalista e talvez um psiquiatra. Busque ajuda. O sono interfere bastante na nossa qualidade de vida.
Psicoterapia. O tratamento doas fatores psicológicos geradores de ansiedade é a única maneira de resolver a insônia sem utilização nem dependência de psicotrópicos ou hormônio sintético. Porque até mesmo as causas físicas ou psicofísicas consideradas geradoras da insônia tem fundo emocional.
Tenho várias casos de pacientes que venceram a insônia após terem investido no tratamento psicoterápico.
Na verdade, quase todas as doenças tem fundo emocional. Posso lhe explicar melhor caso tenha interesse.
Boa recuperação e espero ter ajudado!
Olá, procure um médico de confiança que possa descartar questões físicas, após esse passo procure um bom psicólogo caso a insônia ainda faça parte da sua vida. Uma boa terapia pode lhe ajudar a entender como sua mente vem funcionando nos últimos tempos e porque ela está lhe proporcionando esse desconforto. A Psicanálise pode ser uma das diversas terapias que você pode buscar, estou a disposição para maiores dúvidas sobre o assunto. Boa sorte!
Olá. A insônia faz parte de vários sintomas de desequilíbrio tanto físico, quanto emocional.
Procure um médico clínico a fim de verificar as causas fisiológicas
Apos, a busca de um psicólogo vai te auxiliar a encontrar respostas para o desequilíbrio emocional
Consulte com um médico clínico geral para avaliar as várias opções de tratamento. A insônia é a dificuldade de iniciar ou manter o sono ou a percepção de um sono não reparador, podendo causar cansaço, mal humor, ansiedade, irritabilidade e outros desconfortos. A insônia pode também estar associada a preocupações e problemas emocionais neste caso a psicoterapia seria bastante oportuna.
A terapia mais indicada para insônia é a psicoterapia, que é precedida por uma avaliação psicológica e que orientará os encaminhamentos necessários. Trabalhos corporais que facilitam o relaxamento físico e psíquico, são indicados.
Olá... com Relação a insônia é necessário avaliar os hábitos de vida do paciente, alimentação, exercícios físicos, stress e possíveis distúrbios do sono. Atente-se aos alimentos e bebidas que você ingere no final da tarde e início da noite. Café, canela e gengibre por exemplo são estimulantes e devem ser evitados. Mantenha uma rotina de sono, hora de dormir e de acordar e evite os cochilos diurnos. Além disso problemas nas relações pessoais e o trabalho podem causar insônia, neste caso o psicoterapeuta pode ajuda-lo. Cuide-se pois pessoas que não dormem adequadamente, tem prejuízos: na atenção, concentração, rendimento no trabalho, ficam de mal humor, podem apresentar até perda de memória. Dormir bem é muito importante.

Abs.
Caso você tenha procurado um médico à fim de verificar as possíveis alterações orgânicas para sua insônia e nenhuma alteração dessa ordem foi percebida você pode partir para tratamentos alternativos.
Atualmente, existe uma abordagem chamada terapia cognitivo-comportamental. Procure um especialista e certamente ele poderá ajudar a identificar o motivo da insônia e tratar a causa do problema, além disso, auxiliar você em técnicas específicas para higiene do sono e relaxamento corporal.
Espero ter contribuído de alguma forma. Fico à disposição.
Bom dia! Seria necessária uma investigação minuciosa dessa insônia para identificar a causa dela. Ela pode ser de origem psicológica , nesse caso é recomendo você procurar um psicólogo que lhe ajudará a mudar alguns hábitos do seu dia a dia. Um braço.
Olá! Busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!
Olá!!!
Conforme ja dito pelos colegas, é necessário descartar problemas orgânicos para um tratamento mais eficaz.
Quanto a terapia, embora haja muitas abordagens, a melhor será aquela em que você sinta segurança com o psicólogo e que possa estabelecer um bom vinculo terapêutico com ele.
A psicanálise investigará questões da sua vida pregressa, muitos vezes as causas dos sintomas estão no inconsciente.
Estou a disposição!
Olá a insônia é ocasionada por vários motivos entre eles a ansiedade, ao se entender e buscar os fatores desencadeantes será possível trabalhar para melhora do quadro, a acupuntura ajuda bastante assim como exercícios de relaxamentos feitos na terapia cognintivo comportamental.
Ola, primeiramente é importante buscar uma avaliação medica com a finalidade de descartar qq alteração orgânica.Juntamente, com a psicoterapia (Psicologo Clinico) ajudará a buscar a causa da sua insonia. Alem disso, relaxamento, meditação, exercícios físicos, acupuntura tb ajudam.
É importante medir em que nível de ansiedade está.
Hoje podemos mensurar através de anamnese e podemos utilizar escalas Beck.
Dependendo do nível e dos danos que a ansiedade está lhe trazendo, tem a necessidade de uso de medicamento.
A terapia comportamental cognitiva ajuda a identificar os estímulos que podem desencadear a ansiedade.
Fico a disposição.
É possível dessensibilizar focos de estresse, fixação de pensamento e controle através da TERAPIA EMDR. Certamente isso repercutirá positivamente na melhora da queixa (insônia) do(a) paciente.
Em primeiro lugar indico uma avaliação clínica que poderá está influenciando e em seguida buscar acompanhamento Psicológico na Abordagem TCC para trabalhar sua desregulação emocional.