Gostaria de saber a opinião dos doutores em relação ao tratamento dos transtornos mentais com a Estimulação

9 respostas
Gostaria de saber a opinião dos doutores em relação ao tratamento dos transtornos mentais com a Estimulação Magnética Transcraniana?
Tenho observado eficácia nos sintomas depressivos nos transtornos afetivos de pacientes submetidos ao tratamento com Estimulação Eletromagnética Transcraneana, porém desconheço resultados satisfatórios na remissão de sintomas psicóticos.

Esse procedimento é novo e é visto com resultado principalmente em casos de depressão (Baseado em evidência científica). Como o tema da sua pergunta foi Transtornos Psicóticos ainda não há evidência científica que mostre claramente eficácia nesses transtornos.
O ECT ainda está sob estudos. Há casos de redução de alguns sintomas, como por exemplo no TOC. Esta prática só é recomendada em casos mais graves, nos quais outras medidas foram tomadas, sem resultados satisfatórios.
A estimulação magnética transcraniana (EMT) é um tratamento cuja origem se justificou com base na eficácia comprovada da eletroconvulsoterapia (ECT) - a aplicação de estímulos elétricos a determinadas áreas do cérebro.

Como ondas magnéticas e elétricas se correlacionam, pensou-se em usar um procedimento mais focado e com menos efeitos colaterais do que a ECT. Porém a EMT não se mostrou tão eficaz quanto a ECT.

A EMT é comprovada basicamente para depressão. Justifica-se seu uso principalmente em depressões resistentes aos tratamentos convencionais e geralmente ela é feita conjuntamente com uso de remédios.

A EMT tem sido estudada também no transtorno de estresse pós-traumático, no transtornos obsessivo-compulsivo, na esquizofrenia e no tratamento da "fissura" em usuários de drogas como a cocaína e a nicotina. Há alguns estudos que sugerem que possa ser útil nestes casos, porém os efeitos ainda não são suficientemente conclusivos para que ela seja indicada, a não ser experimentalmente
O ECT tem sido de grande importância no tratamento de transtornos psiquiátricos. Muitas vezes a medicação, pura e simplesmente não ajudam na remissão de sintomas, e quando se faz necessário o psiquiatra pode optar pelo tratamento do eletrochoque que é seguro e feito com sedação. Importa lembrar que todo tratamento psiquiátrico apresenta maior eficácia quando o paciente tem também o acompanhamento psicológico. O tratamento multidisciplinar é de extrema importância para a evolução do quadro do paciente.
Olá, boa tarde!
Ela tem sido utilizada em transtornos de humor e a única indicação na esquizofrenia que foi comprovada é no caso se alucinações persistentes, ou seja, por exemplo “ ouvir vozes” que não melhoram ou melhoram muito pouco com o uso de medicações.
Em outros sintomas, ainda está em campo de pesquisa.
Ela deve ser sempre prescrita por um médico, preferencialmente um psiquiatra.
Na minha opinião é preciso cautela...um bom acompanhamento profissional psiquiátrico e psicológico.
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), tem se mostrado útil como forma terapêutica para DEPRESSÃO, é uma técnica capaz de induzir não invasivamente correntes elétricas elétricas em regiões corticais, tem grande potencial, tanto como uma ferramenta diagnóstica como terapêutica, em transtornos neuropsiquiátrico , como depressão esquizofrenia e neurológicos como doença de Parkinson dor crônica, e epilepsia.
O efeito colateral mais comum é a cefaléia leve, convulsão.
Esse tratamento é tão importante, quanto tomar o remédio psiquiátrico de maneira correta ,tanto um quanto o outro cuidarão dos sintomas, mas não é descartado a frequência na Psicoterapia, já que essa cuidará da causa, o que levou o paciente a desenvolver a depressão, por exemplo.
Assim, sou favorável desde que o paciente continue em tratamento Psicológico.
Espero que tenha lhe respondido, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Concordo com o colega acima Dr.Mário Aranha.