Gostaria de saber como ajudar alguém com depressão ?

35 respostas
Gostaria de saber como ajudar alguém com depressão ?
A depressão é um transtorno de humor que mais tem incidência de histórico familiar. Há 3 niveis de depressão : leve, moderado e grave, alem da depressão grave com sintomas psicoticos. As causas podem ser por desordem química ou por eventos traumáticos.
A melhor forma de ajudar, é oferecer a possibilidade de acompanhamento profissional, com psicoterapia e, se for o caso, compensação medicamentosa.
Apenas um profissional podera fazer o diagnóstico e propor o tratamento mais adequado.
Boa sorte e forte abraço

Ola! A depressão deve ser tratada como uma doença que envolve cuidados e não apenas como um estágio de humor vinculado com a tristeza ou desmotivação. O tratamento está vinculado com a psicoterapia e muitos casos com uso de fármaco prescrito por um psiquiatra. Abraço
A melhor maneira de ajudar é procurar e logo encaminhar para profissionais da área de saúde mental! Tenha cautela em tentar ajudar por conta própria, pois a depressão é um transtorno e precisa ser avaliado e tratado por especialistas! Abraços!!
Olá! Esse é um quadro que, atualmente, muitas pessoas são acometidas, mas, com a Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia, e, sem medicamentos, poderá ter ótimos resultados. Paz e Bem!
A depressão pode ser desencadeada por fatores psicológicos, orgânicos e sociais. A intensidade dos conflitos psíquicos, assim como a durabilidade dos sintomas, determinara a gravidade da depressão. Somente um especialista poderá avaliar a doença. Neste momento, ouvi-lo e ajuda-lo a procurar ajuda profissional pode ser de grande valia.
Permaneço a disposição,
Para ajudar alguém com depressão, não critique, não tente minimizar o que ela está sentindo, não diga que é assim mesmo, que vai passar, etc. se puder, apenas ouça, compreenda a sua dor e mantenha sua presença. Na medida do possível a encaminhe para um terapeuta.
Oi, a melhor maneira de ajudar é pedir para a pessoa procurar um psiquiatra e um psicólogo para poder fazer uma avaliação. Abraços.
Olá!

- Primeiro, não a pressione e ao mesmo tempo esteja atenta. A depressão infelizmente pode levar ao suicídio.
- Segundo, incentive-a a buscar um psicólogo e dependendo da gravidade, um psiquiatra. Há casos que precisam de medicamentos e outros que podem ter bons resultados com psicoterapia.
- Terceiro, a linha teórica ou o profissional deve ser escolhido pela pessoa. Caso não tenham conhecimento sobre as abordagens, busque indicação de um profissional através de pessoas próximas que já tiveram sucesso com algum.
- Quarto, se a pessoa realmente estiver com sintomas de depressão, é preciso ter paciência, requer tempo (que é de cada um) para voltar a ver o mundo com cor (alegria)
Abs
Bom dia!
A primeira coisa é que a depressão é uma doença como qualquer outra doença. Existe um substrato neurobiológico que envolve o aparecimento da depressão, além de aspectos da vida da pessoa! Considerar isso é importante pq essa pessoa precisa de cuidado profissional. Pode parecer difícil convencer alguém que não tem algo que "possa ver", que ela precise de ajuda, porém é importante explicar que a depressão, assim como qualquer outra doença, necessita de cuidados especializados, como uma diabete. É importante NORMALIZAR para a pessoa. Ela não é "fraca" ou "impotente" por ter depressão.
Dentre os profissionais prontos para receber esses casos estão psicólogos e psiquiatras. Vale a pena orientar a pessoa à procurar ajuda especializada. Um psicólogo (terapeuta cognitivo-comportamental) poderá ajudá-la a pensar sobre os pensamentos, emoções e atitudes dela na vida e a ajudará a repensar tudo isso. O psiquiatra poderá dar o diagnóstico exato do problema e também é importante.
Abs
Olá, ter um depressivo deriva em nós afetos confusos, o que fazer após tantas opiniões aqui dadas?
Terapia Psicológica é o primeiro passo, o profissional orientará a necessidade ou não de buscar outros profissionais e lhe dará repostas do quanto e onde sua ajuda será necessária. Brevidade nessa busca, a depressão precisa de cuidados alem dos muros do lar e dentro dos corações a sua volta.
A depressão é uma doença que precisa ser tratada com medicamentos e terapia. Questões fisiológicas ( hormônio) interferem no aparecimento da depressão, mas também questões psicológicas, como o social, a interpretação da vida que a pessoa faz, sua visão de si e do mundo, etc. A depressão é circunstancial e multifatorial. Diria que até pode ser considerada uma doença crônica​, ou seja, dependendo do momento que está vivendo, pode se instalar novamente um quadro de depressão. É essencial manter um acompanhamento com psiquiatra e psicólogo para readquirir qualidade de vida.
O que leva uma pessoa à depressão são reações a perdas com as quais ela não consegue lidar, por conta de uma estrutura psicológica fragilizada. Penso que a melhor forma de ajudar uma pessoa depressiva é despertar nela o interesse por atendimentos psicológicos, ou seja, procurar um (a) Psicólogo (a). Um abraço!
A melhor ajuda será encaminhá-la para tratamento. A depressão deve ser tratada e é importante que o sujeito nesse estado tenha um espaço para comparecer com a sua fala.
Olá.
O apoio, carinho e amor devem prevalecer. Com isso vc poderá ajudar levando a pessoa ao psicólogo e ao psiquiatra.
O principal é você ter empatia, falar para a pessoa que ela tem que ser forte e que isso é passageiro não vai adiantar. Você deve dar apoio dizendo que depressão parece mesmo ser uma doença que trás muitos prejuízos, mas, como qualquer outra doença, tem tratamento. Assim, você incentivará a pessoa a procurar ajuda.

A Terapia Cognitivo Comportamental é a mais indicada nesses casos.
Boa sorte.
Creio que a melhor forma de ajudar é estando ao lado e acolhendo, ouvindo as suas dores, sem julgamentos e tentativas de ajudar a pessoa a se animar, não reproduza clichês e estigmas da doença, afinal ela está em grande dor e sofrimento psíquico. Incentive a procurar o quanto antes a ajuda de um bom psiquiatra e também a uma psicoterapia de preferência psicanalítica. Durante esse processo acompanhe, ofereça o que estiver ao seu alcance, mas sempre respeitando a dor do outro e não lhe dando conselhos prontos, pois isso só piora a situação. Espero ter ajudado e que possa procurar ajuda.
Você pode ajudar acolhendo, e acima já foram citadas várias formas, mas o principal é conseguir com que aceite que necessita de ajuda profissional especializada. Ai será diagnosticado se é mesmo depressão ou que for, prognóstico, causas e tratamento.
A depressão é uma doença e a pessoa deve querer se ajudar. Aconselho você à orienta-la a procurar um psicólogo que irá avaliar os sintomas, trabalhar para que a pessoa melhore, e identificar a necessidade ou não da intervenção psiquiátrica. Converse com a pessoa e mostre os benefícios de procurar ajuda. Estou á disposição caso precise. Abraços
A pessoa com Depressão deve ser avaliada por um Psicólogo um Psiquiatra, e um endocrinologista (ou área médica correspondente), afim de avaliar quais os sintomas físicos e psíquicos que envolve a doença.
Gosto sempre de ressaltar que a parte física também tem que ser avaliada, e isso pode ser analisado por exemplo por endocrinologistas, pois muitas vezes a falta de substância no organismo, também causam sintomas depressivos.
Fora isso um Psiquiatra pode avaliar a necessidade ou não de administrar um medicamento para que o paciente tenha o amparo que necessita.
Já a psicologia vai tratar a causa deste imenso sofrimento e todos os sintomas que vem com ele, e fazer com que este paciente tenha autonomia sobre a doença e possa controla-la e ter uma vida mais saudável e satisfatória.
A depressão em caso leve, a psicoterapia traz bons resultados. Nos casos moderado e grave, há a necessidade de uma intervenção psiquiatra alem da psicoterapia.
Olá! Em primeiro lugar entender que a depressão é uma doença e como tal necessita de ajuda, de orientação médica e acompanhamento psicológico. Em contrapartida o apoio familiar e de amigos é de suma importância procurando entender, apoiar e manifestar a preocupação neste momento com seu bem estar. Procure encorajá-la a falar sobre seus sentimentos sem julgamentos ou críticas. É de suma importância incentivá-la e que a participação de profissionais que irão auxiliar no tratamento e a trilhar este caminho que a levará à cura dos seus sintomas e ao restabelecimento de seu equilíbrio. Não se desanime, pois em certos momentos você poderá sentir-se rejeitado e desanimado e que seus esforços não terão sucesso. Não esmoreça! Seu apoio é importante!
A melhor forma de você ajudar uma pessoa nessa situação é convencê-la a buscar auxílio profissional, já que a depressão é uma doença e, como tal, precisa ser tratada por profissionais da área de Saúde.
Inicialmente, seria aconselhável a realização de exames médicos, a serem indicados por um médico clínico geral ou endocrinologista, com o objetivo de descartar ou confirmar fatores fisiológicos que possam estar interferindo nessa situação. Paralelamente, seria aconselhável uma avaliação psicológica, a qual iria orientar a terapêutica mais adequada ao tratamento. Um abraço
A depressão pode está associada ao humor. Entretanto muitas são as causas deste sintoma que, por vezes pode ser confundida com falta de vontade e motivação, tristeza e desânimo. Pode ser debilitante se não tratada adequadamente. Primeiramente é necessário uma avaliação psicológica e o profissional irá entender se há necessidade de descartar outras causas associadas a fatores físicos/funcionais tais como questões hormonais ou mesmo fatores situacionais relativo ao ciclo vital. Logo, um diagnóstico pode mostrar se está associada a outra patologia. Somente um psicólogo ou psiquiatra podem ajudar e orientar sobre questões específicas ao caso, depois de uma criteriosa consulta. Muito importante é tratar com seriedade todos os sintomas da depressão. "Dê ouvido as suas queixas e não subestime o sofrimento causado pela depressão".
Entender que a depressão é uma doença e deve ser tratada como tal com a ajuda de profissionais da área Psi. Muitas vezes medicação e psicanálise caminham juntas. Conheça seus limites para poder entender a outra, sem impor seus próprios desejos e soluções que só atendem a você. Acolha, ouça e encaminhe para uma ajuda especializada. Parabéns pela sua amizade e carinho com a amiga: é muito do que ela está precisando. Mas ajuda Psi é importante.
Boa sorte no encaminhamento .
Psicanalista Otacilio Ribeiro
Para ajudar alguém com depressão, acolha, escute, apoie, entenda, cuide e busque ajuda profissional. A depressão se não tratada destrói o indivíduo, disseca as suas expectativas, e a alegria de viver.

O tratamento psicológico, e a farmacoterapia, (quando indicada por médicos especialistas em saúde mental) deve restaurar o sentido da vida, restabelecendo a vontade de viver e o equilíbrio psicoemocional, familiar, interpessoal, social e profissional. O tratamento deve possibilitar o tratamento da doença e a restauração do indivíduo na sua completude.
Primeiramente todo e qquer sintoma deve ser diagnosticado por um tecnico especializado na área da saúde concomitante à queixa.A depressão tem sintomas que podem ser confundidos com outras patologias.Muito cuidado com o desejo de cuidar e como cuidar,sugerir atendimento técnico especializado ainda e a melhor indicação, podendo ser o psicologo clinico por excelência.
A melhor maneira de ajudar é aconselhar a buscar ajuda profissional. Um psicólogo seria o profissional indicado. Qualquer diagnóstico deve ser dado por técnicos.
A melhor forma de ajudar alguém com depressão é orientando a buscar ajuda especializada de um psicólogo, preferencialmente, e de um psiquiatra quando necessário. A abordagem psicanalítica obtem bons resultados em questões relacionadas à depressão, sendo possível, em muitos casos, um tratamento sem medicamentos. Um bom profissional saberá conduzir o caso da melhor forma resguardando seu paciente. Quanto ao dia a dia, sugiro que se coloque à disposição para ouvir essa pessoa,
quando ela se sentir à vontade para falar e que reafirme o se apoio nesse momento difícil para ela. Espero ter ajudado! Estou à disposição.
Olá. Quando alguém precisa de ajuda psicologica deve procurar um bom profissional da área e iniciar uma escuta . Não conheço outro caminha para se resolver problemas dos outros . Abraços e sucesso.
Olá, bom dia.
A depressão é uma doença que deve ser levada a sério. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas.
A pessoa que você quer ajudar se encontra nesse quadro de características? Caso sim, é necessário que ela comece um tratamento psicoterápico para tratar das causas que estão fazendo gerar esses sintomas. O psicólogo irá avaliar se será necessária a introdução de medicamentos, prescritos por um psiquiatra. E, além disso, é muito importante o apoio familiar e de sua rede de amigos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 110
Boa noite. Compreendo sua angústia em ver alguém próximo com depressão, procure um psicologo e tente ajudar essa pessoa a ir na consulta, pois você sozinho vai acabar sofrendo por não ter sucesso em ajudar. Então busque maneiras de leva-lo a terapia.
Além do tratamento profissional já citado anteriormente, ajude essa pessoa através da escuta e acolhimento. Geralmente nesses casos as pessoas costumam se isolar, portanto, ajude-a para que não abandone suas amizades e estimule a manter sua rotina que é algo importante.
Compreendo a sua preocupação em ajudar uma pessoa querida. A recomendação que lhe faço é que a melhor ajuda que podes dar a sua amiga é convencê-la de procurar um médico psiquiatra para que através de uma avaliação clínica verificar a necessidade de médica-lá ou não . Na sequência , tendo o médico indicado ou não , procurar um psicólogo para iniciar uma psicoterapia . É muito importante estes dois procedimentos para um tratamento ser eficaz.
Procurando terapia. Lembre-se, você coloca primeiro a máscara de oxigênio em você para depois colocar na pessoa ao seu lado.
A primeira coisa é que a depressão é uma doença como qualquer outra doença. Existe um substrato neurobiológico que envolve o aparecimento da depressão, além de aspectos da vida da pessoa! Considerar isso é importante pq essa pessoa precisa de cuidado profissional.
A depressão deve ser tratada como uma doença que envolve cuidados e não apenas como um estágio de humor vinculado com a tristeza ou desmotivação. O tratamento está vinculado com a psicoterapia e muitos casos com uso de fármaco prescrito por um psiquiatra.