Gostaria de saber quais alimentos devem ser evitados/abolidos da dieta de uma pessoa com pedras nos rins?

3 respostas
Gostaria de saber quais alimentos devem ser evitados/abolidos da dieta de uma pessoa com pedras nos rins?

E quais são benéficos?
O ideal seria uma avaliação metabólica pra tentarmos entender o mecanismo da sua formação de cálculos. Existem várias causas de formação de cálculos e essas orientações devem ser individualizadas. De uma forma geral pedimos atenção a ingestão de líquidos (cerca de 2 litros por dia), a ingestão de sucos de laranja, limão e abacaxi, evitar excesso de sal, proteina animal e sucos industrializados e consumo moderado de leite e derivados. Procure um Urologista para essa avaliação para que possamos realizar complementar essas orientações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rachel Rodrigues
Nutricionista
Duque de Caxias
O mais recomendável seria uma avaliação com um especialista para assim descobrir qual seria a base dos cálculos, porém complementando o que o Dr. Alexandre citou , incluiria atenção aos alimentos fontes de oxalatos pois quais são muitos comuns na nossa rotina alimentar como espinafre, beterraba, cacau, chás escuros(mate, chá verde , chá preto, etc.), amendoim , café, bebidas achocolatadas e chocolate, nozes, mariscos e frutos do mar . Recomenda-se reduzir significativamente a quantidade de sal do preparo dos alimentos trocando por elementos mais naturais (ervas desidratas , cebola, alho etc.) , abolir da alimentação temperos artificiais , produtos embutidos . Atenção a fruta carambola, pois a enzima que a fruta possui não é metabolizado , causando toxidade .
Para que tenha um habito variado se faz necessário o acompanhamento com profissional qualificado para que as restrições por conta dos cálculos não interfiram na qualidade nutricional do indivíduo.
 Lidiane Reggiori
Nutricionista
Brasília
Olá! O primeiro hábito a ser policiado deve ser a ingestão correta de água no seu estado natural ( Água pura). Calcule 35ml por kilo de peso ao dia!
Outra sugestão é a ingestão diaria de cloreto de magnésio para isto procure um urologista para realizar os exames necessários e saber o gatilho inicial da formação desses cálculos, depois um nutricionista para adequadas a sua alimentação!

Especialistas

Bruno Caldin

Bruno Caldin

Nefrologista, Internista

São Paulo

João Ricardo Rossi

João Ricardo Rossi

Urologista

Caraguatatuba

Guilherme Jairo Luiz da Silva

Guilherme Jairo Luiz da Silva

Nefrologista, Internista, Médico clínico geral

São José do Rio Preto

Leticia Oliveira

Leticia Oliveira

Generalista

São Sebastião Do Paraíso

Bruno Pereira Reciputti

Bruno Pereira Reciputti

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Alcides Lira

Alcides Lira

Urologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 433 perguntas sobre Pedras nos rins (cólica renal)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.