Gostaria de saber se é possível obter um diagnóstico com baixa margem de erro para TDAH em adultos.Em

9 respostas
Gostaria de saber se é possível obter um diagnóstico com baixa margem de erro para TDAH em adultos.Em linhas gerais como é realizado esse exame?
Prezada (o), boa tarde.
Esta pergunta é extremamente complexa, pois ainda não existe um acordo em linhas gerais do diagnóstico do TDHA. Na América do Norte existe um padrão, na Europa outro, dependerá muito do profissional e ao que serviço tal diagnóstico tem serventia. Existem, atualmente, movimentos que propõe a não utilização de medicamentos, tendo em vista que podem cuidar de uma parte e podem prejudicar outra. Como sinalizei, seu questionamento é complexo e não encontra na academia (universidades, movimentos e população) um argumento e comprovação única. É importante, então, refletir sobre o que está acontecendo na vivencia do adulto, como tais sintomas o afetam, como e de que forma se originou os sintomas e se existem outras maneiras que não apenas medicamentosas, para se adaptar e lidar com esse possível transtorno. É relevante sinalizar que o âmbito psicológico engloba todo o desenvolvimento humano e mesmo um medicamento não pode alterar tal vivencia.
Atenciosamente.

O diagnóstico do TDAH no adulto ainda é nebuloso. Transtorno de Ansiedade pode mimetizar o diagnóstido de TDAH, assim como o Retardo Mental. O diagnóstico acurado depende de uma anamnese (história) do paciente desde a infância até a vida adulta.
Concordo com os colegas, mas mesmo sendo bem complexo o diagnóstico em adultos, a avaliação psicopedagógica e psicológica irá norteá-la com relação às queixas apresentadas e, se é o caso de algum transtorno (TDAH) ou outra coisa semelhante. Esses profissionais poderão ajudá-lo a encontrar o caminho para a solução dos seus desconfortos.

Abraços e tudo de melhor!
A um adulto, recomendo um atendimento, voltado para o autoconhecimento, em que ele possa num primeiro momento, desenvolver estratégias para lidar com os sintomas. Caso a pessoa tenha muitas dificuldades e dificuldades que realmente interfiram em situações do cotidiano e a pessoa não esteja vendo resultados, recomendaria um profissional para avaliar a possibilidade de utilização de uma medicação.
Sim. Procure um neuropsicólogo, ele aplicará testes para avaliar várias funções cognitivas, para saber se estão de acordo ou quais alterações justificam as queixas que você tem hoje em dia. Após isso, se necessário encaminhará ao neurologista. Mas a partir do relatório já é possível o próprio neuropsicólogo fazer orientações que facilitem seu dia a dia... Espero ter te ajudado, estou a disposição!
Quanto ao diagnostico para adulto com TDAH, existem baterias cognitivas específicas. O diagnostico não tratado quando criança se torna um adulto com TDAH e que o prejudica em sua vida diária. Ainda vale a pena rever esses sintomas com os especialistas para que voce tenha uma quallidade de vida mais saudável.
Abraços!
Mônica / Neuropsicóloga
Como neuropsicóloga experiente neste assunto, sugiro avaliação com escalas especificas e bateria de testes, através de entrevista,com a finalidade de levantamento de dados de sua vida.Sugiro também,que busque um neurologista que seja especialista neste transtorno.
Estou a disposição.
Olá! Nesse caso, recomendo que você procure um neuropsicólogo (a). O mesmo poderá te ajudar no diagnóstico aplicando uma bateria de testes e atividades, além de avaliar características emocionais e comportamentais que podem estar influenciando negativamente a sua atenção.
Sugiro realizar exames neuropsicológicos (wais III) para avaliação das funções cognitivas, como atenção, memória, comunicação e linguagem, raciocínio lógico. De posse dos exames, pode procurar um neurologista ou psiquiatra para definição do diagnóstico. Infelizmente, estes exames ainda não estão contemplados no rol de procedimentos da ANS para realização através de convenios de planos de saúde.