Gosto de ficar so trancada dentro de casa isso pode prejudicar mais o meu problema de depressão?

18 respostas
Gosto de ficar so trancada dentro de casa isso pode prejudicar mais o meu problema de depressão?
A duvida recicla, renova, o que você acredita. E a dúvida que nos apresenta, é por si mesma, saudável, pois mostra você se questionando sobre o melhor modo de cuidar de você. Este é um ponto importante da sua saúde. É um movimento para fora, ainda que seja via internet; há uma porta que você abriu. Na depressão a energia da vitalidade fica ligada ao inconsciente e a sua consciência fica sem esta energia. Tudo perde o significado e às vezes, a esperança fica como que desligada. Se você ficar só em casa, estará reproduzindo o comportamento da energia da vitalidade, que fica só trancada no inconsciente. Você percebe isso? Se continuar assim como está hoje, irá demorar mais para você sair da depressão. Veja, sair da depressão. Pense se já está na hora de você querer sair da depressão. Pense, qual o ganho de ficar assim? Se escolher sair disso, saia. Volte ao médico, se for o caso, ou procure por um. Busque um psicólogo para começar a tratar sua depressão, de um modo diferente.

Ficar trancada em casa é parte de um ciclo de manutenção para quadros depressivos. Ou seja, reforça o quadro existente.

Quando uma pessoa se tranca, ela fica sem contatos sociais, que poderiam ser reforçadores para melhorar.

Ela também deixa de alcançar objetivos que gerariam sensação de realização, e de realizar atividades que poderiam lhe gerar prazer.

A soma disso tudo faz com que a pessoa fique com emoções muito constantes, e com dificuldades para tirar os "óculos negativos" (enxergar as coisas de maneira mais triste e pessimista) da depressão.

Além disso, quando não temos atividades que nos proporcionem a sensação de se sentir "bem" ou "realizado", a tendência é que nos olhemos com um viés cada vez mais negativo.

Além disso, a prática de exercícios físicos de maneira regular é uma intervenção que melhora bastante sintomas depressivos, e para isso é uma boa ideia sair de casa.
Prezada paciente, no caso da depressão sim. Por mais que o indivíduo possua uma personalidade introspectiva há a necessidade de interação social, seja com familiares, amigos, escola, trabalho, entre outros.
O relacionamento interpessoal é saudável.
Recomendo iniciar psicoterapia o mais rápido possível, pois a depressão, quando associada à necessidade de ficar "trancada em casa", pode estar evoluindo para a síndrome do pânico. Com a psicoterapia será possível identificar as causas que ocasionam essa necessidade de se isolar do externo.
Olá! Essa preferência por focar em casa pode sim agravar o seu quadro depressivo. O fechamento dos elos de contato com o mundo empobrecem a própria relação com a sua saúde e ampliam a identificação do paciente com o seu quadro clínico.

Converse com um psiquiatra e um psicoterapeuta de sua confiança. Com certeza isso poderá te levar a encontrar uma maior satisfação em relação a vida.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Com certeza! O fato de querer ficar em casa é um dos simtomas da depressão. Para sair do quadro depressivo é de suma importância que se tenha atividades ocupacionais diárias e alimentar uma vida social saudável. Atividade física também se faz necessário para mover a energia do corpo que costuma se encontrar em estado de baixa energia nesses casos.
Olá boa noite. Permanecer isolada em casa, sem convívio social ou sem uma atividade ocupacional pode sim agravar os sintomas depressivos. Importante buscar auxílio psicológico tanto para entender esse processo de isolamento como para aliviar o sofrimento e a dificuldade em viver de forma plena e saudável. Boa sorte para você! Precisando, me coloco à disposição.
Abraços!
Olá! É muito comum dentro dos sintomas depressivos, o isolamento. No entanto essa é uma falsa ideia de que você vai se sentir bem. O transtorno depressivo é uma doença caracterizada por humor triste, falta de interesse e de motivação, ausência de capacidade de sentir prazer, alegria e felicidade (anedonia). É comum sentir-se deprimido pela manhã e, à tarde, sentir-se melhor. Mesmo assim é preciso aderir a tratamento psicológico, pois a depressão pode levar a uma grande incapacitação. É fundamental fazer um tratamento eficaz na melhora total e, se for o caso, com uso de medicamentos específica para o seu caso. O cultivo de hábitos saudáveis é fundamental para a melhora e incluem cuidados especiais com sono, alimentação, atividade física e restrição do uso de álcool e de drogas. É bastante positivo também fortalecer e ampliar redes de apoio! Fico a disposição para maiores dúvidas! Um abraço.
O isolamento também é sintoma do quadro depressivo. Portando precisa reavaliar esta preferência de ficar fechada em casa. Com certeza potencializa e diminuem as oportunidades de conviver melhor com os sintomas no meio em que vive. Está atitude já remete a fuga e aumento da ansiedade frente ao mundo.
Busque ajuda e terapia iniciando por entender-se e aprender a conviver com o que lhe acomete a saúde.
Bjs.
Sim. O fato de ficar trancada dentro de casa condiz com um modo de isolamento, assim sendo prejudicará muito o fato estar acometida pela depressão. Não mencionou se está sob cuidados de profissionais da área. Mas caso ainda não esteja em tratamento, torna-se necessário a busca por ajuda psicológica e se preciso com um médico psiquiatra. Ambos serão de grande valia no quesito do tratamento para depressão.
Se isolar é uma forma de dar vazão a depressão, mas se estar sozinho é algo que te faz se sentir melhor, seria importante investigar o real motivo como disseram outros especialistas acima. Você foi diagnosticado com depressão por algum psiquiatra ou tirou essa conclusão de outro lugar? É importante estar em contato com outras pessoas, fazer outras atividades, desde que não ultrapasse os seus limites. Caso você não esteja em terapia, procure alguém para te ajudar e orientar neste processo.
Certamente. Um passo para enfrentar a depressão é permanecer em contato com a realidade, com o ambiente natural, social e cultural.

É fato que a falta de vontade de fazer atividades extra casa leva a pessoa a ficar no seu mundo habitual, onde se sente mais protegida ou menos exposta.

No entanto, parte do tratamento é justamente aos poucos ir se expondo e retomando atividades que antes te traziam prazer e satisfação com a vida.
Não concordo muito com as outras opiniões. As pessoas extrovertidas têm necessidade de sair de casa e encontrar pessoas, mas os introvertidos gostam de se isolar e de ficar sozinhos. É muito sacrificado para uma pessoa introvertida, que possa estar deprimida, ter que sair de casa e encontrar pessoas. Talvez isso possa ajudar os extrovertidos em um quadro de depressão, mas pode ser sofrido para um introvertido. Acho importante que, ao ficar em casa, você encontre atividades prazerosas e com as quais você se sinta útil.
Eu me pergunto se o diagnóstico de depressão foi obtido por uma avaliação de um profissional - psiquiatra ou psicólogo - ou se é você mesma que assim se percebe. A tristeza, o isolamento podem ser secundários, reativos. Ou seja, consequência de algo que ocorreu.

Tudo o que foi dito anteriormente pode estar correto, mas tudo depende de um contexto maior que deve ser considerado.
Então, você têm diagnóstico de depressão, ou você se julga como uma pessoa depressiva? depende também de como sua rotina é, as vezes existem pessoas que confundem também cansasso com sentimento de tristeza, visto que sua rotina é totalmente corrida. Caso você seja depressivo(a), tentar levar esses conteúdos para a terapia, caso eles não estejam ligado a um cansasso físico, pois podem piorar o estágio depressivo caso a pessoa não consiga lidar com as situações sozinha. Um ponto a pensar é se esses isolamento também te faz mal, se ele surgiu após a depressão e se você não é uma pessoa muito caseira, que gosta de ficar em casa.. Levar sempre ao seu terapeuta esses pontos, lembrando te de que não é só porque você sai de casa que isso te faz uma pessoa feliz, mas você também não precisa ficar o resto da vida isolada. Abraços e tenha uma ótima semana.
Sim é prejudicial esse isolamento, no entanto faz parte do quadro de sintomas a pessoa que está sofrendo de depressão não querer ou ter vontade de interagir. Por isso a terapia é importante assim como auxilio de familiares ou amigos que confie. O esforço também é essencial no processo de mudança.
Boa tarde!
Acho que para responder sua pergunta é importante termos algumas outras informações, você está deixando de fazer alguma atividade importante do seu dia-a-dia para ficar em casa? Está faltando o trabalho? Mantém socialização de alguma forma?
A depressão é um estado caracterizado por um baixo índice de atividades que geram prazer, ela baixa os níveis de energia e interfere muito na sua vida. É importante verificar se ficar em casa está sendo uma fuga nesse momento..
Uma psicoterapia pode trazer bons resultados para a depressão.
Estou à disposição caso procure por algum profissional para orientá-la nesse momento :)
É possível que piore sim. Sugiro que faça uma lista das coisas que gosta. Escolha aquela mais fácil, menos custosa e que exija que tente sair de casa. Também é importante que procure ajuda de um psicólogo, para te auxiliar a elaborar estratégias para lidar com esses momentos.
A priori, é da natureza do transtorno depressivo o fator de manter o indivíduo recluso dentro de seu lar. Além do tratamento, é imprescindível que você tenha um hábito de vida sociável e dinâmico. Mesmo que você se sinta orientada a fazer o oposto.