Há alguns meses, comecei a ter insônia contante, revesando com sono exagerado, dor nas costas e cabeça

7 respostas
Há alguns meses, comecei a ter insônia contante, revesando com sono exagerado, dor nas costas e cabeça e cansaço. Pode ser algo psicológico?
Aconselho procurar um neurologista para investigação e diagnóstico.
Existem exames que mapeam a qualidade do sono, bem como as possíveis causas das dores de cabeça e muscular.
Se nada clínico for encontrado, o neurologista poderá encaminha-lo a um psicólogo para investigar causas psicológicas/emocionais.
Forte abraço

É recomendável que procure médico para avaliação das condições físicas e em paralelo psicólogo e/ou psicanalista para falar sobre o que está acontecendo.
Os sintomas referidos podem estar associados a causas orgânicas e/ou emocionais, como já foi dito antes. É importante buscar um neurologista para avaliação, assim como um psicólogo que o ajude a identificar questões atuais que possam estar interferindo no sono. Você relatou não apenas alterações no sono, mas igualmente dores nas costas e cansaço que também são compatíveis com quadros de ansiedade, estresse e depressão. Espero tê-lo ajudado. Boa sorte!
Olá! Esses sintomas que você relatou são importantes, mas ainda insuficientes para ter certeza sobre causas psicológicas ou orgânicas. É possível sim que seja algum transtorno que necessite de acompanhamento terapêutico. É indicado que você procure um psicólogo para uma avaliação mais detalhada dos sintomas e estabelecimento de um disgnóstico inicial, mas também um neurologista para solicitar exames complementares. Da mesma forma, as dores nas costas podem ou não estar diretamente relacionadas a algum tipo de transtorno (ex. estresse), mas frequentemente são reflexos sobre a condição de saúde física do organismo, como em casos de sedentarismo ou esquema postural inadequado.
Os sintomas informados podem ter várias causas, inclusive psicológicos. No entanto, a sua hipótese da causa psicológica tem que ser considerada. É possível que você tenha razões para levantar tal possibilidade. A minha recomendação é que se consulte um clinico geral para descartar alguma possibilidade orgânica de tais sintomas, assim como procure um psicólogo para verificar como anda a sua saúde mental.
Ola! O ideal neste caso é que você procure um médico para identificar se há algum problema orgânico. Recomendo também que você busque ajuda de um psicólogo para identificar se há causas psicológicas que estão desencadeando estes sintomas em você também. Partindo desse ponto fica mais fácil identificar a causa, e se for o caso, os dois profissionais trabalharem em paralelo.
Qualquer dúvida coloco-me a disposição.
Sim, pode ser psicológico, mas é sempre importante passar por uma avaliação médica e se for excluída a possibilidade de alguma doença física, você pode e deve procurar um profissional psicólogo para uma avaliação das condições psicológicas e emocionais que podem estar causando estes sintomas. Abraços.