Há cerca de três meses foi-me diagnosticada parapsoríase e estou medicada. Raramente sinto coceira,

3 respostas
Há cerca de três meses foi-me diagnosticada parapsoríase e estou medicada. Raramente sinto coceira, mas nos últimos dias a temperatura subiu bastante e comecei a sentir muita comichão nas palmas das mãos e nos olhos. Terá a ver com a doença?
Obrigada pela ajuda que me possam prestar.
Trata-se de uma doença de causas desconhecidas, mas que não podemos descartar o fundo emocional presente nesses quadros.Poucos trabalhos se encontra na literatura medica sobre a etiologia da parapsoriase. É bom considerar às variações climáticas, que podem, no seu caso, estar provocando mais um sintoma. Procure evitar o stress e seguir as orientações do seu médico. Uma psicoterapia seria muito oportuna nesse momento de crise.Sucesso

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A PARAPSORÍASE é uma doença dermatológica rara, que se caracteriza pela aparição de lesões planas ou levemente vermelhas. O dermatologista deverá ser o responsável pelo tratamento, normalmente com a ajuda de corticoide.
As mudanças na temperatura poderão influenciar nos sintomas, assim como o estado emocional, aspectos psicológicos, estresse, e eventos da vida poderão igualmente influenciar.
A estigmatização em relação à aparência física também é visto como fator estressante, assim além da intervenção médica, é recomendável a Psicoterapia como estratégia para a melhora ou controle da doença.
Situações como essa, acrescidas da própria constituição da personalidade, fundamentada em uma imagem corporal debilitada pela doença, podem também influenciar na capacidade de auto-aceitacao e satisfação pessoal do indivíduo.
Espero que tenha podido ajudar, estou a disposição .
Abraço
Vera Pelizzari
Doença de causa desconhecida que forma lesões cutâneas com poucos sintomas mas de curso arrastador e refratárias ao tratamento. De acordo com a forma de manifestação, dividi-se em parapsoríase de pequenas e grandes placas.
Alguns autores consideram uma fase inicial de micose fungóide, uma forma de linfoma, podendo evoluir para ela após alguns anos.
As lesões acometem principalmente o tronco, coxas, e braços. São avermelhadas e com descamação em sua superficíe. Geralmente são assintomáticas, mas pode ocorrer prurido (coceiras) discreto.
Dermatologista e psicólogo, profissionais indicados para um tratamento com sucesso. Os sintomas atuais podem sim, estarem relacionados a patologia. Melhor verificar.

Especialistas

Fabíola Langaro

Fabíola Langaro

Psicólogo

Florianópolis

Bianca Colon

Bianca Colon

Psicólogo

São Paulo

Elisabeth Maria Csoka

Elisabeth Maria Csoka

Dermatologista

São Paulo

Camila Fialho

Camila Fialho

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Parapsoríase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.