Há mais ou menos 1 ano atrás, meu pai começou a falar enrolado. Ele já tinha perdido a audição.

5 respostas
Há mais ou menos 1 ano atrás, meu pai começou a falar enrolado. Ele já tinha perdido a audição. Fez muitos exames e também uma tomografia e não acusou nada. Está cada dia mais difícil se comunicar com ele. Ele fica muito nervoso quando não consegue ser entendido. O que temos que fazer?
A dificuldade em falar pode ter origem em vários pontos do sistema nervoso central, podendo ser um problema de articulação da fala ou até mesmo da programação central da linguagem. A piora progressiva levanta a suspeita de uma doença neurodegenerativa, dentre outras possibilidades. A avaliação com especialista em Neurologia Cognitiva poderia ser de grande utilidade, eventualmente complementada por avaliação com equipe multiprofissional, envolvendo avaliações fonoaudiológica e neuropsicológica. É importante lembrar que a tomografia de crânio normal não significa que não exista doença neurológica em curso, pois este é um exame que tem muitas limitações. Acima de tudo, está a avaliação clínica, com exame neurológico detalhado e aplicação dos testes da bateria cognitiva. Desejo sucesso na caminhada pelo esclarecimento diagnóstico e tratamento de seu familiar! À disposição!

Inicialmente, agende uma consulta com um médico neurologista e explique à ele o quadro evolutivo do seu pai. O médico certamente pedirá novos exames.

Em seguida, agende consulta com um(a) fonoaudiólogo(a), objetivando o estÍmulo da capacidade comunicacional do seu pai, incluindo pronunciação e articulação.

Em casa, todos precisam ter muita paciencia com ele, que sofre por não conseguir encontrar a palavra certa para se expressar.

Deem atenção à ele, procure ouvi-lo e sobretudo, incentivá-lo a expressar de modo simples as atividades cotidianas.

Calma, tranquilidade e tolerância devem ser as palavras da família.

Espero ter ajudado.
DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof de Oratória - Trainer Coach de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições.
Se está sendo observada a piora progressiva da comunicação, sugiro que realize uma consulta com um fonoaudiólogo que trabalhe na área neurológica e também com um neurologista para avaliar possível doença neurodegenerativa.
Seria interessante inicialmente investigar com um neurologista a causa desta dificuldade que pode ter origem neurológica, e posteriormente procurar por reabilitação fonoaudiológica para adequar a comunicação do paciente.
É importante que haja um acompanhamento desta perda auditiva do seu pai, para entender se há uma piora progressiva e se é possível uma forma de tratamento, por isso, aconselho que procure um Otorrinolaringologista. A questão auditiva é a via de entrada da informação e a distorção na fala, pode ter origem do feedback auditivo. Esta pode ser uma possível hipótese da origem da dificuldade da fala.
Outra possível hipótese pode ter origem neurologica, por isso aconselho que procure um Neurologista e detalhe todo histórico do seu pai, do histórico médico, caracteristicas comportamentais e de comunicação.