Há uns meses comecei a sentir falta de ar,que se alterna. Ora sinto pra não.Como se a respiração tiv

70 respostas
Há uns meses comecei a sentir falta de ar,que se alterna. Ora sinto pra não.Como se a respiração tivesse limitada. Fiz exames coração pulmão hemograma e todos deram normais. Será algo psicológico?
Olá! Se você já procurou um clínico, que afastou a possibilidade da falta de ar ser uma doença orgânica, é provável que seja emocional. Busque uma psicóloga, ou psiquiatra. Ajudará no diagnóstico, que só pode ser feito pessoalmente, além de iniciar um tratamento para você se sentir melhor.

Boa tarde, muito provavelmente você pode estar sofrendo com problemas psicossomáticos, que nada mais é, do que alguma questão mal resolvida psicologicamente e que atinge o corpo em forma de sintoma. Aconselho-a a buscar ajuda psicológica para entender quais questões devem ser trabalhadas no intuito de buscar seu bem estar e qualidade de vida. Espero ter ajudado. Um forte abraço, Magali.
Oi ! Após descartar causa orgânica, o próximo passo é realizar uma avaliação psicológica e/ou psiquiátrica, pois so assim você terá um tratamento e acompanhamento ideal.
Se cuide !
Por trás desses sintomas podem estar escondidos questões conflituosas ou traumáticas não resolvida. Pesquise sobre a terapia emdr e brainspotting que são pontuais nesses casos.
Oi, concordo com os especialistas...se você já fiz os exames clínicos e já foi descartado algumaproblema orgânico. Seria importante você fazer um avaliação com um psicólogo. Obrigada.
Parabéns por ter procurado ajuda!!!
Veja com carinho a possibilidade de procurar um psicólogo ou psiquiatra para verificar esses sintomas Ansiedade. Grande abraço - Josué Wesley
Boa noite. Pode ser Síndrome do Pânico.
Oriento uma avaliação psiquiátrica e uma avaliação psicológica.
Concordo com as colegas e acrescento que os sintomas vêm para dizer que precisa olhar para dentro, que alguma coisa, alguma situação não está sendo tratada da forma ideal. Você pode estar negligenciando algo, popularmente dizendo; “colocando alguma coisa para debaixo do tapete”.
Já que foi afastado causa orgânica, precisa buscar ajuda psicológica.

Se existem sintomas e não aparecem entre aspas em exames clínicos, isso não exclue a realidade do que você está sentindo. Acredito que chegou o momento de encontrar um psicólogo para acompanhá-lo. Pense e considere essa possibilidade e com certeza você irá experimentar a melhora dos teus sintomas.
Grande abraço!
Olá, possivelmente sim. Então é bom você cuidar do seu emocional com um psicólogo, se necessário ele te falará para consultar um psiquiatra.
Melhoras!
Se vc já fez todos os exames e nada acusou, com certeza sim, psicológico relacionado com ansiedade provavelmente. Procure um psicólogo e ele lhe dirá o que fazer, como resolver. Sugiro uma boa psicoterapia onde poderá falar e descobrir o que lhe tira o ar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá. Como seus exames estão todos normais, é possível que seja algo psicológico sim. Sugiro que busque um psicólogo e um psiquiatra pra avaliar sua situação.
Olá, esse tipo de reação é muito comum na ansiedade.
Penso que junto à investigação clinica onde se descarta possibilidades de doença física, é produtivo buscar acompanhamento psicológico.
Olá! Esses sintomas que foram relatados se assemelham com uma crise de ansiedade. Se causas orgânicas foram descartadas por exames clínicos, seria legal você procurar um psicólogo para que possa organizar sua vida emocional, ele poderá te conduzir a resolução de determinada situação que possa estar causando esses sintomas.
Fique bem.
Mauricio Cardoso
Olá. Então se vc já descartou problemas físicos pode ser sim de ordem emocional o ideal é ir em busca de um psicólogo e fazer uma avaliação mais de perto....sou do ABC me deixou a disposição.
Possivelmente sim, uma vez que possíveis alterações foram descartadas. Sugiro buscar ajuda psicológica para identificação de gatilhos que disparam efeitos fisiológicos conforme voce citou. Apos tratamento e devidos encaminhamentos , se necessário, ficara bem. Melhoras pra voce!
Olá! Algum profissional falou com você sobre hiperventilação? Ela muitas vezes é causada pela ansiedade/stresse. Conforme os colegas acima já falaram, uma consulta com psicólogo pode te ajudar a cuidar das causas. Um exercício simples que recomendo para estes momentos é inspirar pelo nariz e soltar o ar lentamente pela boca contando até 10, repetindo o exercício por 10 vezes. Não deixe de procurar ajuda! Melhoras!
Bom dia. Se já procurou médico e fez exames clínicos que não atestaram anormalidade fisiológica, muito provavelmente é emocional. Para um diagnóstico preciso procure um psicólogo ou psiquiatra para confirmação do quadro e tratamento.
O excesso de ansiedade, estresse, angustia pode gerar muitos tipos de doenca e mal estar. Um dos mais famosos cientistas do estresse diz que cada pessoa tem um orgao de choque que adoece quando existe excesso de ansiedade. Mas existe cura. Procure um profissional competente na area de Psicologia, com especialidade em Psicoterapia.
Sintomas acima descrito, após descartado hipóteses médicas, entendo como algo de ordem psicossomática , como crise de ansiedade. Buscar ajuda de um psicólogo para uma melhor avaliação do quadro.
Muito provável que sejam sintomas de ansiedade. Procure ajuda psicológica, pois estes sintomas podem ser Tratados para que não aumentem de intensidade , podendo trazer prejuízos em seu trabalho e desenvolvimento pessoal. Um bom profissional saberá fazer um psicodiagnóstico específico, pois cada tipo de ansiedade pode ter um protocolo adequado . Transtornos de ansiedade aumentaram muito na população atualmente, são transtornos leves mas precisam ser atendidos prontamente.Abraços
Concordo com a Dra Celia , è possível que esteja tendo um Transtorno de ansiedade , uma Síndrome do Pânico pois está com sintomas bem pertinentes ao quadro.
Procure por Psiquiatria è Psicólogo, os ajudarão a minimizar seu sofrimento.
Abraços
Prezada Boa Tarde!
Uma vez descartada a parte física, vale a pena investir na parte psicológica. Independente desse sintoma a terapia é boa para qualquer pessoa, infelizmente na maioria das vezes a pessoa busca num momento sempre muito difícil.
Esse sintoma que se apresenta provavelmente é de fundo emocional, e ele quer lhe dizer algo. O que será? O que será que você está limitando na vida?
Reflita e sucesso!
Abraços
Maria Consolata Pappacena
Quando a boca cala, o corpo grita. Os sintomas normalmente são gritos da alma através do corpo. Procure ajuda, pare de ficar jogando seus problemas para debaixo do tapete. É hora de entrar em contato com seu sentimento. A hora é Agora. Pense nisso. Abraço.
Olá!
Se os exames médicos não indicaram doença orgânica é bem provável que esta falta de ar tenha origem psicológica.
Falta de ar é um sintoma muito comum nos quadros de ansiedade.
Você diz que é "como se a respiração estivesse limitada", que é outra sensação bastante comum nos quadros de ansiedade.
Pessoas ansiosas tendem a ter a respiração curta e superficial, o que me parece ser a causa desta " respiração limitada" que sente e isto se torna muito mais intenso nas crises.
Aconselho que procure um psicólogo para uma avaliação e posterior tratamento.
Boa sorte!
Olá! você já procurou por especialistas médicos, agora busque por especialistas em Psicologia. Cognitivo comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!
Sim, pode ser uma questão emocional que esteja lhe afetando. Talvez tenha algo que esteja lhe deixando ansiosa ou até angustiada, e em alguns momentos então surge a falta de ar. Por que será que o que você sente é falta de ar? Procurar um psicólogo para que você possa falar sobre isso, e associar com outras questões da sua vida, seria importante nesse momento.
Se você já fez todos os exames clínicos e estão todos normais, possivelmente deva ser algo psicológico sim. Você pode estar ansiosa por algum motivo é não está percebendo ou está com algum problema é está angustiada, o ideal é procurar um terapeuta para expor melhor esses sintomas para descobrir a causa desse mal estar
Varis colegas psicoterapeutas responderam sobre a necessidade de incluir na tua cura a psicoterapia não confie somente aos medicamentos, ter consciência do que acontece conosco e entender o que nos irrita ou nos descontrola é de suma importância para que a cura se torne mais eficaz e tenha um melhor beneficio.
Boa noite. Ansiedade, síndrome do panico são algumas possibilidades, que podem provocar esses sintomas, mas fica muito arriscado dar um diagnostico somente com essa informação, seria muito melhor se você procurasse um psicologo, que no atendimento poderá avaliar melhor o seu caso. Não demore a procurar ajudar para que seus sintomas não tragam maiores dificuldades no seu dia a dia.
Boa tarde! Ao não se ocupar com a saúde mental, os sintomas físicos podem se apresentar como um sinal de alerta.
Sugiro, avaliar a possibilidade, de iniciar uma análise pessoal e individual, com uma psicóloga (o) de sua escolha e confiança.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá!
Descartadas as causas físicas, o seu sintoma de falta de ar provavelmente está ligado a aspectos emocionais.
Do ponto de vista psicológico parece que você está passando por um transtorno ansioso. Na ansiedade, o individuo interpreta qualquer estímulo como ameaça (sendo ela real ou não), e em reposta o corpo se prepara para "lutar, fugir, ou congelar", gerando alterações físicas, comportamentais e do pensamento.
O corpo, na presença da "ameaça", ativa sistemas defensivos (lutar, fugir, ou congelar) que conduzem a uma ativação fisiológica gerando um aumento de tensão muscular, alterações da respiração, da taxa cardíaca, e da pressão sanguínea. Dessa forma a alteração da respiração que voce sente está relacionada ao quadro ansioso. Procure a ajuda de um profissional, médico psiquiatra e de tratamento psicológico focado em terapia cognitivo comportamental, mais indicado nesses casos.
Boa tarde! Tudo bem ? Como você já passou por avaliação médica e não foi identificado qualquer questão física, é possível que esteja sofrendo de ansiedade e quanto antes buscar ajuda psicólogica mais fácil será seu tratamento. Entre em contato para marcar um horário.
Considerando que seu exames médicos não acusaram nada, a falta de ar e a respiração limitada podem estar relacionados a questões emocionais. São possivelmente sintomas que querem te dizer algo, algum significado, procure um psicólogo, pode te ajudar.
A dúvida se pode ser psicológico pode dar espaço para um tratamento incrível com um profissional que estudou 5 anos e permanece estudando: um bom psicólogo. Dando o primeiro passo para essa descoberta muitas outras surpresas e descobertas estão disponíveis para você acessar. Pense nisso! ;-)
É possível que sim , já que em seus exames está ok.

É possível que esteja com algum tipo de transtorno ansioso, pois os sintomas comuns são estes apresentados por ti.

Sugiro que busque a terapia cogntiva, pois ela possui vários protocolos de tratamento efetivos para estes casos.
Olá. É sensível falar sim ou não para sua resposta. Exige mais entendimento do seu momento e como você está vivenciando toda essa situação que estamos passando e a suas situações particulares. Por cima, me parece crise de ansiedade, sintoma da psicossomática, mas procure ajuda de um psicólogo antes de ter um diagnóstico.
Abraços e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80
Olá, bom dia. Se você fez exames e estes não constataram nenhuma questão orgânica, é algo emocional. Questões emocionais mexem com o nosso corpo de uma forma muito significativa, é importante que você busque um psicólogo para que possa entender o que está acontecendo e, assim, comece a se tratar.
A falta de ar somente pode ser várias coisas, o mais importante é se tem outros sintomas acompanhando esse sintoma como , falta de memoria, aumento ou perda de peso, cansaço excessivo, falta de prazer no que fazia etc. Assim o profissional estará em condições para lhe ajudar . Estou a disposição.
A ansiedade engloba vários distúrbios que causam o nervosismo, medo, preocupação, não devendo ser encarada com descaso, pois, isso poderá afetar em sua saúde mental e no bem estar do indivíduo. Buscar ajuda profissional o ajudará a entender os sentimentos e sensações desagradáveis.
Olá realmente inicialmente é preciso avaliar se existe a possibilidade de alguma causa orgânica. Como essa possibilidade já foi descartada acompanhamento psicológico se torna fundamental para entender melhor o que está acontecendo.
Pode ser sim .
Veja um psicólogo . Te ajudará mais do que vc imagina . Fique tranquila .
Considerando que causas orgânicas já foram descartadas, o primeiro passo neste momento é procurar um psicólogo, pois através de um processo de psicoterapia é possível notar se existe alguma relação emocional com os sintomas apresentados. Falta de ar faz parte de um dos sintomas recorrentes nos transtornos ansiosos, é claro que para ter certeza do que se trata é preciso da avaliação de um profissional.
Olá! Possivelmente, sim. A ansiedade podem ser aparecer de diferentes maneiras em cada indivíduo, esse é um sintoma no qual alguns pacientes que tem ansiedade se queixam, dessa forma seria interessante encontrar um espaço de fala para falar sobre seus sintomas, emoções e enfrentamento dessa ansiedade, a psicoterapia pode lhe auxiliar infinitamente, desde que você se permita perceber o que é importante cuidar em você! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Oi, concordo com os especialistas...se você já fiz os exames clínicos e já foi descartado algum problema orgânico. Seria importante você fazer um avaliação com um psicólogo.Questões emocionais mexem com o nosso corpo de uma forma muito significativa, é importante que você busque um psicólogo para que possa entender o que está acontecendo e, assim, possa seguir um tratamento adequado.
Se no exame clínico foi descartado qualquer questão física, pode ser algum aspecto emocional. Uma investigação junto a um psicólogo que você se identifique vai ajudar. Espero que você fique bem.
Olá! Como vai?
Se já houve a negativa do clínico no que tange a questão orgânica, o ideal é procurar auxílio psicológico. Esse movimento pode lhe auxiliar a lidar melhor com a questão, assim como a evitar maiores prejuízos.

At.te
Olá, acredito que buscar um psicólogo vai ajudá-la a entender os sintomas. Abçs!
Pode ser ! Costumamos pensar no corpo e na mente de formas separadas, mas elas não estão! Tudo esta conectado, de forma que o estresse , por exemplo não afeta somente sua "mente", provocando ansiedade e fadiga mental, mas também o corpo podendo levar ate dores corporais. Para saber a causa ao certo precisa de uma investigação!
Provável que esteja relacionado a sintomas de ansiedade. Passa lá no meu canal @irislopes.psi, que eu falo bastante sobre estes sintomas e estratégia de enfrentamento.
Olá
É possível que seja sim. Importante passar por uma avaliação psicológica com profissional capacitado, para que se faça uma diagnóstico do quadro e se indique o melhor tratamento para os sintomas.
Oi... é provável. A ajuda psicológica te orientará, e também ajudará a entender os sintomas, identificar gatilhos e aprenderá a regular as emoções e pensamentos que vem juntos. Busque um Psicólogo da TCC.
Olá, boa tarde ! Busque uma boa avaliação para tirar suas dúvidas e investigar melhor esses sintomas e organizar contigo um bom plano de tratamento, caso necessário. Estou à disposição!
Descartando os exames médicos a falta de ar, muitas vezes ocorre devido ao medo ou ansiedade.

A respiração acontece de forma automática em nosso sistema e quando existe uma trava, é a resposta do organismo se defendendo de uma "ameaça" Por exemplo quando ficamos com medo, tendemos a travar a respiração para não sentir o desconforto.

Terapia baseada em Mindfulness auxilia nas fobias ansiosas.
Olá, como vai? Pelo seu relato pode ser sintomas de ansiedade, desta forma é interessante procurar avaliação psicológica e psiquiátrica para compreender melhor o que está acontecendo. Estes especialistas possuem técnicas que podem lhe ajudar a minizmiar esses sintomas. Espero que fique bem, um forte abraço.
Olá! Imagino o quanto deve estar difícil essa situação. Sugiro que continue procurando médico especialista, por exemplo pneumologista. Mas, possivelmente pode também ser um processo de uma somatização de alguns conteúdos psicológico. Seria interessante elaborar um pouco mais sobre o que poderia estar associado com essa falta de ar. Quando começou? O que estava acontecendo na sua vida neste momento? São algumas perguntas a principio que norteariam as associações. Coloco-me a disposição e melhoras!
Olá. Sugiro que procure um psicólogo. Certamente irá te auxiliar a compreender a origem de tais sintomas. Á disposição.
O primeiro passo é procurar um profissional de saúde mental para avaliar a situação. O profissional pode ajudar a identificar se há algum fato ou sentimento que esteja desencadeando a falta de ar. Além disso, o profissional pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com os sintomas, como técnicas de relaxamento, respiração profunda e outras técnicas de autocuidado.
Olá! Se já foi descartada uma hipótese orgânica para tal sintoma, provavelmente é hora de considerar uma avaliação e um acompanhamento psicoterapêutico. É muito comum em casos de transtorno ansioso, mas antes de diagnosticar é essencial, no mínimo, uma avaliação com um profissional da psicologia. Espero ter ajudado na compreensão, de qualquer forma, estou à disposição!
Sintomas físicos ligados à respiração podem sim, ser algo psicológico, se outras possíveis causas foram descartadas. A TCC considera que na ansiedade e no pânico, por exemplo, a respiração se torna irregular e a musculatura fica tensa. Essas duas características fisiológicas geram muitos sintomas, bem clássicos, do convívio diário dos psicólogos.
Não é possível afirmar, mas o fato de seus exames estarem normais faz a hipótese de ser psicólogico possível sim. Minha orientação é fazer consulta com psicólogo para avaliar.
A sensação de falta de ar que você está vivenciando pode ser resultado de diversos fatores, incluindo causas médicas e também fatores emocionais. Uma vez que seus exames médicos não apresentaram anormalidades, é possível que essa sensação esteja relacionada a aspectos psicológicos, como ansiedade.

A ansiedade pode manifestar-se física e emocionalmente, incluindo sintomas como falta de ar, sensação de sufocamento e tensão no peito. É importante considerar se você tem experimentado altos níveis de estresse, preocupações ou situações desafiadoras que possam contribuir para esses sintomas.

Se a falta de ar está afetando sua qualidade de vida, é recomendável procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação mais completa. Eles podem ajudar a identificar se há componentes emocionais envolvidos e oferecer orientações sobre como lidar com esses sintomas, seja por meio da terapia ou de outras estratégias adequadas.
Olá, bom dia. Como já houve uma investigação e não é um problema no coração. É importante procurar uma psicóloga e um psiquiatra para fazer uma avaliação e entender o que está acontecendo. Espero ter ajudado, @psimariajube.
A alternância na sensação de falta de ar, especialmente quando os exames médicos não encontram problemas físicos, pode estar relacionada a fatores psicológicos. É possível que seja um sintoma de ansiedade, estresse ou até mesmo um transtorno de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizado. Essas condições manifestam sintomas físicos, incluindo dificuldades respiratórias, mesmo quando não podem haver problemas médicos subjacentes. É aconselhável consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para avaliar mais profundamente a situação e receber orientação sobre tratamento psicológico, se necessário. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, pode ser eficaz no tratamento de sintomas de ansiedade relacionados à respiração.
Oie, boa tarde! Como dito pelos colegas, quando uma causa orgânica é descartada, é necessário uma investigação com profissionais da saúde mental. Para entender melhor o que este sintoma quer representar. É muito comum este sintoma em caso de ansiedade, transtorno ansioso, e então sugiro procurar Psicólogo para entender a causa e te ajudar e desenvolver habilidades e estratégias para lidar com sintomas e remissão do mesmo, além de cuidar do sofrimento que tem te causado sentir assim. Parabéns por procurar ajuda, me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys. Um abraço
A sensação de falta de ar que se alterna e não está relacionada a problemas médicos identificáveis pode ser de origem psicológica. A ansiedade e o estresse são exemplos de fatores psicológicos que podem manifestar-se fisicamente, causando sintomas como falta de ar, sensação de aperto no peito e respiração limitada. É importante considerar uma avaliação com um psicólogo para explorar possíveis causas psicológicas desses sintomas e desenvolver estratégias para lidar com eles. Dessa forma, é possível determinar se a causa é psicológica e, em caso afirmativo, receber apoio terapêutico apropriado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Não havendo causas físicas para seus sintomas, sugiro a busca através da terapia do que o motiva (gatilhos) a ter essas crises, para só então após diagnóstico, procurar mecanismos de enfrentamento de tais sintomas, que estão lhe incomodando.
Olá, tudo bem? Bem tomando como ponto importante você já ter ido ao medico e especialistas na área, realizado exames e tudo mais, se torna mais aparente ser algo psicológico que está afetando o bom funcionamento biológico do seu corpo, no caso que você cita é muito aparente em situações de ansiedade e estresse esse sintoma. É importante você analisar o que ocorre antes principalmente de ocorrer esse sintoma e buscar um psicólogo que auxilie na melhora do sintoma, claro continue fazendo exames e indo nos médicos para buscar sempre segundas opiniões. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Como você descartou possibilidades de adoecimento fisiológico, provavelmente você esteja sofrendo de um quadro de ansiedade, então precisa de uma avaliação psicológica para uma tratamento direcionado, entender sobre estas crises, interferir preventivamente ou em sinais de início da crise com técnicas especificas para poder conte-la.
É possível que a sensação de falta de ar que você está experimentando tenha uma origem psicológica. Muitas vezes, o estresse, a ansiedade e outros fatores emocionais podem manifestar-se através de sintomas físicos, como dificuldade respiratória. Isso pode ser especialmente verdadeiro se todos os seus exames médicos estão dentro dos limites normais.

A ansiedade, por exemplo, pode desencadear uma resposta do sistema nervoso autônomo, que pode resultar em sintomas físicos como falta de ar, palpitações e sensação de opressão no peito. Se você tem notado um padrão em sua falta de ar que está relacionado a situações estressantes, preocupações ou momentos de ansiedade, é possível que isso esteja ligado ao seu estado emocional.

Seria útil explorar mais a fundo seus pensamentos, sentimentos e eventos que possam estar desencadeando essa sensação de falta de ar. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a identificar e compreender melhor esses padrões, além de desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e o estresse de forma mais eficaz. Ter um espaço seguro para discutir suas preocupações pode ser muito benéfico para o seu bem-estar emocional e físico.