Haveria diferença para a saúde do sono, a utilização de ventilador ao invés de ar condicionado

23 respostas
Haveria diferença para a saúde do sono, a utilização de ventilador ao invés de ar condicionado ?
Até onde eu sei não faz diferença pra qualidade do sono. Acredito que seja mais uma questão de gosto mesmo.

É importante procurar um médico ginecologista para avaliação de rotina entre outros exames. A mulher fica sim mais sensível neste período. No momento, deve se preocupar um profissional de saúde mental para avaliar a queixa de ansiedade e a intensificação dos sintomas neste período. A terapia poderá lhe ajudar com técnicas de relaxamento, reestruturação cognitiva e manejo de frustrações.
Haveria diferença se você for alérgica em algum dos dois. Poderia de fato atrapalhar sua respiração ou algo denominado. Agora em relação a saúde do sono, é importante que você diminua os estímulos auditivos e visuais algumas horas antes de dormir, banho quente, alimentação leve, desacelere.. Tudo isso favorece para seu sistema nervoso central entenda que está na hora de dormir. Abraço!
O ventilador tem a possibilidade de ser posicionado em qualquer lugar do ambiente, desde que haja uma tomada próxima ou uma extensão, o que permitirá um melhor direcionamento; por outro lado, o ruído das hélices girando pode dificultar seu sono.
O ar condicionado por sua vez fica posicionado em um único local e as pás, se direcionadas para cima, climatizam o ambiente de forma mais uniforme; geralmente conta com a função ventilador (sem resfriar o ar necessariamente); é mais silencioso; por outro lado, resseca o ar com facilidade, o que provoca ressecamento da garganta e pode dificultar sua respiração durante a noite.
Penso que é preciso avaliar que situação seria a menos incômoda e como você se sente diante de cada um dos dois (ventilador e ar condicionado).
Olá. Quando fala-se de saúde do sono, temos também que levar em conta como você se sente melhor. Na relação ventilador X ar condicionado, procure perceber como seu corpo reage a cada um deles. Qual dos dois faz mais barulho? Há problema do ar ficar mais ressecado? Sinto mais frio ou mais calor? e por ai vai...
Somente assim você, conhecendo o seu próprio sono e as reações de seu corpo com cada um dos aparelhos, que você poderá resolver qual é a melhor escolha para ter uma boa noite de sono.
Para a saúde do sono o que é melhor usar (entre ventilador e ar condicionado) depende muito de onde vc mora, se for em Salvador onde eu moro é melhor o ar colocando no ambiente alguma vasilha com água para que o ar não resseque, o ventilador faz circular o ar mas é o mesmo ar quente não refresca, portanto muito depende do que você gosta e o que facilita o sono.
A saúde do seu sono depende do seu bem estar, suas condições de relaxar sua mente e seu corpo. Desconheço critérios que definam um ser melhor do que o outro. O que definirá de fato, é sua preferência por um ou por outro e estes estarem em condições adequadas ao funcionamento como por exemplo: filtro do ar limpos (no caso de ar condicionado), temperatura adequada a você, condições sonoras, sem risco de curto circuitos, etc
Para um sono reparador a pessoa adulta deve dormir de 7 a 8 horas por dia, com ventilador ou ar condicionado, o que perceber que é mais confortável. se não estiver alcançando um sono reparador, procure ajuda com um psicólogo
Olá, a temperatura mais fria gerada pelo ar condicionado pode favorecer a sonolência. Abaixo colei uma resposta que dei a uma pergunta similar, sobre questões relativas à qualidade do sono:

Sobre insônia, lembre-se que o tratamento medicamentoso é apenas parte do tratamento. É preciso olhar para o seu estilo de vida também. Algumas dicas para o que se chama higiene do sono: uma hora antes do horário habitual de dormir:
1.Encerre atividades estimulantes
2.Evite qualquer eletrônico (eles emitem uma luz que diminui a produção da melatonina, que ajuda a produzir o sono), além de serem estimulantes.
3.Se não fizer o item 2, ao menos use apps com função "luz noturna" para minimizar o problema da produção de melatonina;
4.Tome banho quente nesse período
5.Vá para um ambiente escuro, evite luzes (use luz fraca, do abjur, por exemplo)
6.Faça leitura (que sejam menos estimulantes, até mesmo que possam sonolentas), ouça musica relaxante, calma para induzir o relaxamento
7.Use uma meditação guiada para desacelerar a mente e relaxar.
8.Não estabeleça altas expectativas de dormir no horário. Apenas treine ver esse processo como um momento para desacelerar (reforçar expectativas prejudicam o sono).
9.Não use seu quarta para assistir televisão. Tente fazer com que o quarto seja usado apenas para dormir e/ou para ter relações sexuais (ao assistir televisão na cama, ou mexer em aparelho eletrônicos, você associa cama ao estado de alerta que essas atividades provocam.
10.Etabeleça um horário para repetir todo esse processo. No início pode ser desafiante, mas depois irá rotina e você terá mais qualidade de vida.
11.Evite cafeína após as 17h.
12.Pratique exercícios físicos ao menos 3 vezes na semana, melhor se expostos à luz solar, de preferência pela manhã.

Se parecer muito, escolha algumas dessas dicas para a primeira semana e pratique até se tornarem rotineiras. Em seguida, faça outras alterações. Espero ter ajudado!
Quanto menor ruído, melhor o sono. Você quem escolhe.
A insônia tem várias características peculiares a cada um. A higiene do sono deve ser acompanhada por um psicólogo que trabalhe com a terapia Cognitivo-Comportamental, segundo a OMS.
Sobre a diferença de ventilador e o ar-condicionado na qualidade do sono, haveria multifatores para serem avaliados. Como sua rotina, o clima da sua cidade, da estação, sobre a o ruído provocado pelo aparelho, entre outros fatores. Pode ser que o ventilador não refresque o suficiente o ambiente, prejudicando o sono também ,enfim, outros questões podem estar interferindo no seu sono e acha que são os aparelhos. Uma dica, é fazer uma boa Higiene do Sono, descrita acima por um colega, buscar ajuda médica especializada, pois investir na qualidade do sono vale muito a pena e é imprescindível, para a saúde mental e para qualidade de vida.
Abraços.
Caso você produza secreções nas narinas quando fica muitas horas no ar refrigerado, isso pode atrapalhar o sono por dificultar a respiração.
Gostaria de saber de onde vem esse seu questionamento. Pois, considero de suma importância. Para quem não tem problemas com o sono, ventilador, ou ar-condicionado, vai interferir apenas na temperatura ambiente, tornando mais ou menos confortável. É necessário fazer uma investigação a respeito de sua dificuldade para dormir, para então traçar o melhor "plano de ação" rsrs A saúde do sono está relacionada a uma mente tranquila, a pensamentos e ações condizentes com nossas aspirações e desejos. A mente funcionando bem, o corpo agradece funcionando igualmente bem. Fez sentido pra você?
Boa tarde,

Sim, do ponto de vista psicológico pode haver diferença, pois os ciclos do sono dependem da qualidade do ar, da temperatura, dos ruídos produzidos pelos aparelhos e dos impactos destes no aparelho respiratório. Com isso, seria necessário uma avalição clínica mais precisa, uma vez que cada organismo reage de forma diferente.

Alterações no ritmo circadiano tem impactos diretos em quadros de ansiedade, depressão e transtornos do humor.

Espero ter ajudado.
Psi. Domingos Fernandes
Olá! O seu conforto é muito importante para a qualidade do sono. sinta-se confortável e terá uma boa noite de sono. Boa sorte!
A diferença existe perante o grau de calor. Num calor intenso, certamente, o ar-condicionado oferecerá uma grande diferença na qualidade do sono.
Assim que eu li a sua pergunta,questionei porque será desta pergunta...kkk.
Diferença nenhuma faz entre ventilador ou ar para interferir no sono.
Porém, se estiver muito calor e o ventilador não estiver aguentando. Possivelmente pode mexer com o seu sono.
Por outro lado Ar condicionado traz um ambiente mais tranquilo, tudo indica que irá dormir melhor.
Mas ambos não é para interferir no sono.
Isso leva mais assuntos, sugiro procure um profissional para falar sobre.

Abraço!
As questões comportamentais são a principal característica para a melhoria da qualidade do sono. Fico a disposição para falarmos mais!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 60
Pode haver para os dois lados, alguns tipos de barulho podem ser prejudiciais a longo prazo (tanto os ventiladores ou ar-condicionado podem gerar), e também o controle da temperatura, para um sono ideal a temperatura deve estar em 23° e 24°.
Olá, há muitos fatores que podem contribuir para ajudá-la nessa questão. Cada organismo tem uma forma de lidar com a saúde do sono. É importante considerar o clima ambiente, ruídos e seu bem-estar. O ventilador direcionado para você lhe causa desconforto? Inflamação na garganta no outro dia? Barulho que lhe acorda durante a noite? O ar condicionado resseca sua garganta? O sono saudável precisa ter uma duração específica e interrupta.
Para cada pessoa existe uma sensibilidade. Pode ser altamente prazeroso para um e totalmente incômodo para outra.
Olá! Vai depender dos ruídos. Observe a qualidade do seu sono com eles ligados, qual lhe causa mais prejuízo e se causam. Um abraço!
Sim, haveria diferença para a saúde do sono. O ar condicionado pode ser mais eficaz na regulação da temperatura do ambiente, enquanto o ventilador pode ser mais barulhento e não conseguir manter a temperatura do ambiente tão estável. Além disso, o ar condicionado pode filtrar o ar, removendo alérgenos e outras partículas, enquanto o ventilador não tem essa capacidade. Por essas razões, o ar condicionado pode ser mais benéfico para a saúde do sono.