Hoje é consenso que vítimas de bullying são mais vulneráveis à depressão e ao suicídio. Também

10 respostas
Hoje é consenso que vítimas de bullying são mais vulneráveis à depressão e ao suicídio. Também é consenso que pessoas com gagueira são mais propensas a ser alvo de bullying nas escolas. Por silogismo, pode-se inferir que pessoas com gagueira apresentam risco aumentado de depressão e suicídio?
Existem muitas publicações sobre este assunto, algumas divergentes. Uma boa fonte de informação será a consulta ao DSM V, mais especificamente nos transtornos de tiques, neste são apresentados dados estatísticos, comorbidades e fatores de predisposição.

Resposta de um Estatistico: Sim, sem dúvida

Resposta de um Psicanalista: Será que talvez não fosse interessante, levar em consideraçãoas estatísticas e escutar caso a caso?

Nota sobre o que é Estatística por um Estatístico:
A Estatística diz tudo, menos a verdade.
Embora não tenha visto as pesquisas recentes sobre o assunto, acho a análise por silogismo arriscada. Como outros colegas disseram a reação a nossas dificuldades dependem de muitos fatores como a resiliência por exemplo.
Depressivos hoje, contam com medicação eficiente e terapias efetivas, portanto, se buscar ajuda, diminui muito a possibilidade de agir de forma impensada, ou pensada erroneamente como é o caso do suicídio.
A gagueira, q também tem tratamento, no q se refere ao bullying anda junto com situações bem mais comuns como a obesidade, o preconceito racial e detalhes de aparência física.
Espero ter ajudado
Cada caso é um caso. A pessoa pode ter forças para enfrentar o problema ou pode se entregar e se vitimizar por achar que não tem o que fazer. Um Processo Psicanalítico é muito rico e pode ajudar a pessoa a lidar com suas questões e a entender que ela própria tem as rédeas de sua vida, e por isso pode e deve buscar ajuda para lidar com as adversidades.
olá,
Um indivíduo com gagueira e que sofra bullying, poderia desenvolver depressão da mesma forma que um indivíduo que não tenha gagueira, por consequência de sofrimento vivenciado por ele. A associação que poderíamos fazer é que se houver na família alguém com depressão, as chances deste indivíduo desenvolver o transtorno, será maior. Ou seja, uma pessoa com gagueira e que sofra bullying pode perfeitamente buscar maneiras de lidar com a sua realidade e se tornar bastante resiliente, sem desenvolver a depressão.
A ajuda de um profissional da área favoreceria neste processo.
Atenciosamente...
A vulnerabilidade depende totalmente da estrutura emocional do indivíduo.
Saber lidar com situações adversas é bastante comum entre pessoas que as vivenciam com mais frequência.
A Depressão, em geral, caracteriza-se por desequilíbrio de elementos químicos no organismo, podendo ser desencadeada por eventos emocionais visto sermos seres onde corpo, mente, emoções se integram.
Portanto, não há como prever a possibilidade ou não de Depressão em indivíduo que sofre bulling em função de gagueira ou outra situação.
Porém, caso perceba os sintomas (tristeza prolongada, quietude, isolamento) não deixe de buscar ajuda.
O acompanhamento inicial é imprescindível para cura efetiva.
Sucesso!

Dra. Adriana
Psicologia & Coaching de Vida
Boa noite cuidar da gagueira logo cedo quando a criança esta estruturando o uso da linguagem com profissionais especializados como fonoaudióloga e logo terapista é muito sábio; Seja por parte dos pais ou de quem cuida da criança, é importante se preocuparem antes que a dificuldade se torne motivo de bulling entre os coetâneos, é importante que a criança ou adolescente se fortaleça emocionalmente e saiba se defender das chacotas; isto acontece numa família que estimula e cuida a autoaceitação e providencie o cuidado especialístico para fortalecer a autoestima do filho, para evitar que se chegue ao extremo. Espero ter ajudado
Acredito que silogismos não confortam uma pessoa que está em sofrimento. As questões humanos ultrapassam a lógica e a razão. Um psicólogo o ajudará a entrar em contato com a parte emocional e este contato sim, o ajudará a olhar sua vida de uma outra forma.
Atenciosamente.
Boa tarde! Como Psicoterapeuta Psicanalista, não possuo condições em responder a sua pergunta da forma lógica esperada, uma vez que, minha experiência clínica diária, me faz perceber que a condição humana perpassa quaisquer dado estatístico.
Cada caso é avaliado de forma individual. Alguns indivíduos poderão apresentar estados depressivos após experienciar o Bullying, outros indivíduos poderão fazer uso da experiência como recurso para aperfeiçoamento pessoal, outros simplesmente não darão importância ao fato. Isso é vivência clínica...e assim sucessivamente. O ser humano é subjetivo.
O importante é que, a pessoa que está vivenciando o Bullying e/ou apresenta estados depressivos (advindos ou não da situação) e/ou vontade de se matar; busque imediatamente auxílio profissional, neste caso, Psicologa (o).
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
O raciocínio dedutivo não é suficiente para explicar os transtornos depressivos e a ideação suicida. Os aspectos Biopsicossocial devem ser considerados ao avaliar o risco para desenvolvimento de algum transtorno mental. A singularidade e a subjetividade de cada sujeito devem ser consideradas assim como sua a estrutura psíquica para lidar com os conflitos.