indicaram um exame neuropsicológico pra meu filho de 4 anos porque estão achando que ele é autista realmente com esse exame conseguirei saber se ele é ou não?
 Marina de Marco e Souza
Marina de Marco e Souza
Psicólogo
São Paulo
O exame neuropsicológico configura-se como uma avaliação detalhada das funções cognitivas, isto é, das diversas funções que necessitamos no dia-a-dia, tais como atenção, memória, processo de aprendizagem, funções executivas, entre outras. Estudos indicam que no autismo há comprometimento de algumas áreas que englobam a cognição. Além disso, muitos neuropsicólogos vem somando a avaliação cognitiva a avaliação dos aspectos afetivo-emocionais/personalidade, o que viabiliza um entendimento mais global do individuo que busca esse tipo de avaliação.
Em suma, acredito que o exame neuropsicológico pode auxiliar no entendimento do funcionamento de seu filho e, assim, ao somar esses resultados com as considerações médicas, o diagnóstico poderá ser melhor embasado e as terapêuticas escolhidas adequadamente diante das necessidades apresentadas pela criança.

 Rita Tavares
Rita Tavares
Psicólogo
Rio de Janeiro
A Avaliação neuropsicológica será um instrumento para auxiliar no diagnóstico da criança com esta suspeita. Hoje muito utilizada para a prevenção e também para a elaboração de recursos cabíveis para o tratamento precoce e diminuição dos prejuízos na qualidade de vida. Aconselho procurar imediatamente uma equipe interdisciplinar para um exame completo. ( neurologista, neuropsicóloga e fonoaudióloga ). Boa sorte.

É importante que seja feito uma avaliação psicológica detalhada com o seu filho. Através da avaliação é possível identificar aspectos do desenvolvimento cognitivo,emocional,motor, além dos aspectos sociais que são principais características do autismo. Neste caso, um neuropsicólogo também é indicado para o processo.

Dra. Taisi Mousse
Dra. Taisi Mousse
Psicólogo
Joinville
A avaliação neuropsicológica se faz necessário para esse tipo de suspeita. O especialista irá investigar a parte cognitiva, psicomotora e aspectos afetivo-emocional do seu filho. Caso seja diagnosticado, procure um especialista em autismo para lhe ajudar a ajudar o seu filho. Boa sorte!!!

Forte abraço!!!

Concordo com a colega acima, no Brasil existem escalas específicas que avaliam o espectro do autismo dando suporte para a observação clínica, Já a avaliação neuropsicológica é mais voltada para verificar habilidades cognitivas preservadas ou não, podendo também, ser usada como forma de complemento.

 Aline Costa Simões
Aline Costa Simões
Psicopedagogo
São Paulo
Sim. A avaliação neuropsicológica é parte das avaliações para diagnóstico do TEA - Transtorno do Espectro Autista, porém o diagnóstico não é feito por apenas um profissional, mas por uma equipe multiprofissional.
Espero ter ajudado.

 Anna Beatrice Bonfiglio
Anna Beatrice Bonfiglio
Psicólogo
Sinop
A Avaliação neuropsicológica será um instrumento para auxiliar no diagnóstico da criança com está suspeita. Ela e de extrema importância também a prevenção. Aconselho procurar imediatamente uma equipe multidisciplinar para uma avaliação completa. ( neurologista, neuropsicóloga e fonoaudióloga ).

Com certeza esse exame dará uma orientação adequada ao caso de teu filho e a procurar a ajuda adequada ao seu caso sem ir caminhando por tentativos que podem atrasar o desenvolvimento dele. Confie na pessoa que sugeriu e no que pode ser o resultado desse exame, você irá ter um diagnostico mais condizente a ele.

Ao consultar um psicólogo, este fará uma avaliação psicomotora comportamental, e neuropsicológica para avaliar o espectro autista do paciente, caso se confirme após algumas sessões, este o apoiará na lida com a situação encontrada.

Especialistas em Avaliação Neuropsicológica

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Avaliação Neuropsicológica

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.