indicaram um exame neuropsicológico pra meu filho de 4 anos porque estão achando que ele é autista

21 respostas
indicaram um exame neuropsicológico pra meu filho de 4 anos porque estão achando que ele é autista realmente com esse exame conseguirei saber se ele é ou não?
A avaliação neuropsicológica se faz necessário para esse tipo de suspeita. O especialista irá investigar a parte cognitiva, psicomotora e aspectos afetivo-emocional do seu filho. Caso seja diagnosticado, procure um especialista em autismo para lhe ajudar a ajudar o seu filho. Boa sorte!!!

Forte abraço!!!

O exame neuropsicológico configura-se como uma avaliação detalhada das funções cognitivas, isto é, das diversas funções que necessitamos no dia-a-dia, tais como atenção, memória, processo de aprendizagem, funções executivas, entre outras. Estudos indicam que no autismo há comprometimento de algumas áreas que englobam a cognição. Além disso, muitos neuropsicólogos vem somando a avaliação cognitiva a avaliação dos aspectos afetivo-emocionais/personalidade, o que viabiliza um entendimento mais global do individuo que busca esse tipo de avaliação.
Em suma, acredito que o exame neuropsicológico pode auxiliar no entendimento do funcionamento de seu filho e, assim, ao somar esses resultados com as considerações médicas, o diagnóstico poderá ser melhor embasado e as terapêuticas escolhidas adequadamente diante das necessidades apresentadas pela criança.
É importante que seja feito uma avaliação psicológica detalhada com o seu filho. Através da avaliação é possível identificar aspectos do desenvolvimento cognitivo,emocional,motor, além dos aspectos sociais que são principais características do autismo. Neste caso, um neuropsicólogo também é indicado para o processo.
Concordo com a colega acima, no Brasil existem escalas específicas que avaliam o espectro do autismo dando suporte para a observação clínica, Já a avaliação neuropsicológica é mais voltada para verificar habilidades cognitivas preservadas ou não, podendo também, ser usada como forma de complemento.
A Avaliação neuropsicológica será um instrumento para auxiliar no diagnóstico da criança com esta suspeita. Hoje muito utilizada para a prevenção e também para a elaboração de recursos cabíveis para o tratamento precoce e diminuição dos prejuízos na qualidade de vida. Aconselho procurar imediatamente uma equipe interdisciplinar para um exame completo. ( neurologista, neuropsicóloga e fonoaudióloga ). Boa sorte.
A Avaliação neuropsicológica será um instrumento para auxiliar no diagnóstico da criança com está suspeita. Ela e de extrema importância também a prevenção. Aconselho procurar imediatamente uma equipe multidisciplinar para uma avaliação completa. ( neurologista, neuropsicóloga e fonoaudióloga ).
Com certeza esse exame dará uma orientação adequada ao caso de teu filho e a procurar a ajuda adequada ao seu caso sem ir caminhando por tentativos que podem atrasar o desenvolvimento dele. Confie na pessoa que sugeriu e no que pode ser o resultado desse exame, você irá ter um diagnostico mais condizente a ele.
Ao consultar um psicólogo, este fará uma avaliação psicomotora comportamental, e neuropsicológica para avaliar o espectro autista do paciente, caso se confirme após algumas sessões, este o apoiará na lida com a situação encontrada.
A avaliação neuropsicológica é de extrema importância para o diagnóstico do espectro autista, e do grau apresentado.
Olá! A avaliação neuropsicológica é apenas uma das avaliações necessárias para confirmar ou descartar o autismo. A avaliação com um neuropediatra e um fonoaudiólogo também são essenciais para o diagnóstico adequado. Procure todos esses profissionais para compreender o desenvolvimento do seu filho.
O exame neurológico, psicológico, e com o fonoaudiólogo para um possível diagnóstico é crucial. Mas não podemos rotular uma criança. Devemos trabalhar para que ela se desenvolva bem. Tive e tenho a rica experiência de atender uma criança de 4 anos de idade que todos afirmavam ser autista. Hoje ela com 6 anos é uma criança que se desenvolveu super bem. Sem traços de autismo que havia no início. Claro que cada caso é um caso, mas nas mãos de bons profissionais ele ira se desenvolver bem. Boa sorte!
Quem dá o diagnóstico é o médico, mas o exame neuropsicológico é essencial pra auxiliar o médico no diagnóstico porque vai mapear todas as funções cognitivas (inteligência, atenção, memória, funções executivas, velocidade de processamento, linguagem, visopercepção, ansiedade, depressão, etc) e identificar o seu padrão de funcionamento. Com isso em mãos, é mais fácil correlacionar esse padrão com os sinais e sintomas que ele encontrou no exame clínico na consulta com a sua hipótese diagnóstica e dar um diagnóstico.
Se você não percebeu que ele é, é provável que ele não seja. No entanto, se você acha que ele tem um problema mental, recomendo não dar nome a este problema, pois isto humilha a criança e a marca para o resto da infância e adolescência como diferente das outras crianças e adolescentes. Melhor procurar resolver o que você acha difícil nela, sem rotulá-la, talvez procurando ajuda psicológica ou psicanalítica. Neste caso, não para ele em primeiro lugar, mas para você pois você é o elemento mais maduro na relação.
O diagnostico será fechado pelo medico porém para auxilia-lo você precisa de uma avaliação neuropsicologica para auxiliar no fechamento do diagnostico. Sugiro que procure um neuropsicólogo para avaliação do quadro e paralelo a isso um neuropediatra.
Casos seja confirmado, o acompanhamento deverá ocorrer com uma equipe multi comporta por médico, psicologo e fonoaudiologo.
Se ele preencher todos os critérios, é possível. Mas nem sempre fica claro aos 4 anos. Ainda assim, vale a pena recorrer à avaliação.
Boa tarde, a avaliação neuropsicológica será um dos instrumentos. No Brasil já existem escalas que também contribuem no diagnóstico. Acredito, que para fechar o diagnóstico é necessário a avaliação de uma equipe multidisciplinar. Boa sorte!!
Buque um profissional experiente em avaliação neuropsicológica, ele saberá como proceder e evoluir no procedimento de diagnostico. Boa sorte
Boa tarde!
A avaliação neuropsicológica é fundamental. Acompanhamento multidisciplinar para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento efetivo.
Abraço!
Olá! Sim, a avaliação neuropsicológica auxilia na constatação do Autismo. Tem como propósito analisar as funções executivas, ou seja, a capacidade de desenvolvimento e planejamento de estratégias para alcançar objetivos. O profissional pode realizar testes, questionários, escalas e também entrevista clínica. A neuropsicologia contribui para o diagnóstico correto do autismo, seguindo critérios para um parecer preciso e assim fechar um diagnóstico.
Sim, com certeza. Além disso através dela é possível, além do diagnóstico, conhecer as dificuldades e potencialidades da criança e direcionar o tratamento para as necessidades que ela apresenta.
Olá! Como vai?
A função da avaliação, dentre tantas outras, pode ser sim a de diagnóstico, nesse caso em específico não há marcador biológico que o denuncie sendo o diagnóstico predominantemente clínico.

Vale muito a pena para compreender de maneira integralizada os sintomas que seu pequeno apresenta.

At.te