Já faz 5 anos que não posso ouvir latido de cachorro que me sinto particularmente irritado, ansioso,

9 respostas
Já faz 5 anos que não posso ouvir latido de cachorro que me sinto particularmente irritado, ansioso, e muitas vezes até deprimido. Não sei explicar, começou do nada, sempre gostei de animais. E o pior é que tem cachorro em todo lugar. Gostaria de saber o que é isso, como curar ou melhorar?
Olá, O interessante em seu caso é, através de um trabalho com psicólogo atribuir um sentido para essa sua questão. Para que você possa criar links entre as situações em que envolvem os latidos de cachorro e afetos despertados em você nessas ocasiões. Para além dos sentimentos nomeados de irritação, ansiedade e depressão, o que te remete os latidos de cachorro?!

Você pode estar associando o latido do cachorro com algum evento traumático do qual está te gerando aversão. O tratamento seria com um psicólogo onde vocês dois juntos descobririam a origem da ansiedade e trabalhariam com processo de exposição gradativa até iliminar os sintomas.
Em Psicanálise, entendemos que de alguma forma você pode ter tido alguma experiência traumática com cachorros da qual não se lembra, e isto pode estar gerando esta irritação e ansiedade. A origem está no seu inconsciente e através de um bom processo psicanalítico, é possível chegarmos a ela e a partir daí, partirmos para a cura.
Seria interessante saber conhecer a resposta para questões como: aconteceu algo há 5 anos atrás que você entenda como justificativa? Como você lidou com isso por 5 anos? Quais suas estratégias? Qual seu comportamento (não apenas sentimentos) frente ao som do latido?
Essa questões falam sobre os ciclos onde nossas respostas (comportamentais) nos encerram, pois, por exemplo, um comportamento de fuga causaria um alívio, o que, no fim, só reforçaria o comportamento de sentir medo.
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das melhores abordagens para lidar com as fobias em geral, procure um terapeuta que irá auxiliá-lo a lidar com esses ciclos e a te preparar para lidar com os eventuais desconfortos.
Olá! A irritabilidade é um dos vários sintomas emocionais que compõe o transtorno da ansiedade. É interessante a busca por psicoterapia, pois o profissional trabalhará junto contigo para que seja compreendido a situação, os pensamentos e sentimentos gerados por ela. Após o diagnóstico propor a orientação e o tratamento que melhor se adéque ao problema. Desejo que consiga o melhor. Abs
Para saber o que está lhe acontecendo é preciso uma investigação mais detalhada, feita em uma psicoterapia ou uma análise, já que os motivos podem ser vários, relacionados, recentes, antigos, conscientes ou até inconscientes. Sendo assim, recomendo que procure ajuda o quanto antes. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar.
Alguns sons, imagens, palavras, significantes podem geram sintomas por ter alguma relação com afetos, sentimentos que não puderam vir à tona na consciência. Assim, acredito que para tentar responder a sua questão seria necessário iniciarmos um processo de análise. Onde com a técnica da livre a associação de idéias buscaremos desvendar a causa da sua dificuldade de escutar latidos de cachorro.
att
Danilo
Possivelmente houve algum evento desconfortável ou traumático associado.
Nunca um sintoma se apresenta "do nada".
Existem técnicas de dessensibilização sistemática ou de exposição gradativa que diminui a mobilização emocional e a resposta desajustada.
Procure um psicólogo para esta intervenção, que também incluirá relaxamento progressivo para controle da ansiedade.
Boa sorte e grande abraço
É possível que você tenha emparelhado o latido de cachorro com algum evento aversivo em algum momento de sua vida. O tratamento nesse caso é psicoterapia com um psicoterapeuta que tenha experiência no tratamento de transtornos de ansiedade. Durante o processo de psicoterapia, o psicoterapeuta irá trabalhar junto com você para compreender como essa resposta de ansiedade foi instalada e, também, para fazer o descondicionamento dessa resposta. Espero ter ajudado! Boa sorte!