Liquem plano tem algum remédio? O meu é na gengiva.

4 respostas
Liquem plano tem algum remédio? O meu é na gengiva.
Olá. O liquen plano há controle a fim de minimizar os seus sintomas, através de medicação tópica, bem como possibilidade de alguns remédios. Procure um estomatologista.

Em primeiro lugar, é importante uma boa qualidade de higiene oral, sem provocar trauma na gengiva, o que pode resultar numa boa melhora no quadro. Restaurações dentárias defeituosas devem ser trocadas ou polidas. Se os sintomas persistirem, procure ajuda profissional para, aí sim, estabelecer a necessidade de tratamento com medicamentos. O líquen plano é uma doença que mesmo tratada pode apresentar recidiva, por isto é necessário acompanhamento.
Existem tratamentos variados para o Líquen Plano, que vai do conservador ao cirúrgico. O ideal é realizar acompanhamento com um estomatologista, patologista ou cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial para obter um tratamento direcionado.
Algo muito importante também é realizar o autoexame, algo que você poderá fazer rotineiramente em casa para observar se a lesão está sofrendo alguma alteração, como por exemplo: tamanho, volume, forma, sensibilidade e outras. Notando alterações, antecipe o seu retorno ao especialista.
Além das alternativas apresentadas pelos colegas poderíamos acrescentar aplicações de laser vermelho para ativar a imunidade local e diminuir o desconforto.