Luto contra a pornografia há 14 anos. Iniciei terapia mas não estava muito focada nesse assunto. Me

12 respostas
Luto contra a pornografia há 14 anos. Iniciei terapia mas não estava muito focada nesse assunto. Me ajudou. Mas como a abordagem não foi centralizada, o efeito não foi o que eu esperava. Eu não sei que profissional buscar, só preciso de ajuda. Como consigo isso?
Já no seu questionamento você aponta um caminho que eu concordo, já que entendo que qualquer psicoterapia poderá lhe ajudar com isso se você focar nesse problema. Convém apontar que você se refere a pornografia como se fosse um vicio e esse tipo de tratamento é realmente difícil, com recorrentes recaídas. O importante é procurar ajuda e perseverar. Você não precisa passar por isso só.

No caso então, você luta contra uma compulsão. A psicanálise lida muito bem com as questões referentes a sexualidade, sendo de ordem compulsiva ou não , tendo muito a oferecer frente a essa demanda, podendo ser de grande valia para essa sua queixa.
Olá! Concordo com os colegas, pois a terapia deve focar o seu problema. Este é um problema muito comum, principalmente entre os homens, mas não é impossível cessar (quem pratica, por vezes acha impossível). Uma boa estratégia é examinar as crenças que envolvem esta prática, e talvez descobrir coisas sobre você que nem tinha ideia. Mas, psicanálise ou TCC, o que mais importa é um profissional preparado. Boa sorte!
É preciso entender que a causa desse comportamento compulsivo não é a pornografia. Quanto mais você focar nela, mas deixa você de lado. Um sintoma como esse chama atenção justamente para esconder a causa interna do seu sofrimento. Um sintoma é um sinal do problema, não o problema em si nesse caso. Além disso, se a terapia que faz há tanto tempo não tem rendido, busque outra solução terapêutica para outro resultado.
Sendo assim, você precisa de um tratamento que te veja como um todo, não te reduza a um sintoma. Nesses termos, uma abordagem pelo comportamento, pode agir sobre o mesmo, de forma eficaz as vezes, sem mudança estrutural.
Investigando e tratando a causa interna que te leva a compulsão, sem focar em algo externo, é que o quadro poderá ser tratado e se reverter, e não voltar na forma de outro sintoma/compulsão. Em geral casos assim não necessitam medicação. Só após um diagnóstico diferencial sério, pode um profissional indicar suporte medicamentoso.
Todo comportamento tem uma função, que pode ser busca de prazer ou evitação de desprazer. Seria importante na terapia identificar a função deste comportamento que lhe causa sofrimento e direcioná-la a comportamentos que lhe proporcionem sentimentos agradáveis. A análise comportamental é profunda e muito eficaz.
Abraços.
Assista no YouTube sobre Terapia EMDR e Brainspotting. Acredito que possa ajudar você a trabalhar sua dificuldade. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Bom, se você sentiu falta de um tratamento mais estruturado para a compulsão, talvez a TCC seja a abordagem mais indicada para o seu caso. A terapia cognitivo-comportamental é focada na resolução de problemas, geralmente com resultados mais rápidos, justamente por ter este foco. Entre no site da www.fbtc.org.br e procure um profissional habilitado na sua cidade. Não se desespere, ainda há muito a ser feito no seu caso. Você já fez uma avaliação com psiquiatra? Já tentou medicação para diminuir a compulsão, em conjunto com a terapia? O resultado pode ser potencializado se o tratamento for combinado. Espero ter ajudado.
Como Neuropsicóloga informo que a compulsão está relacionada a uma disfunção de várias áreas cerebrais (ex.: córtex cingulado anterior, área orbitofrontal, área límbica, etc.), dessa forma, não é algo muito simples de tratar. provavelmente você deve estar apresentando sinais e sintomas de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), onde exibe comportamentos repetitivos, de rotina, algo que "não consegue tirar da cabeça". Para isso, a terapia mais indicada é a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), mas nada que a Psicanálise não possa lhe ajudar. O importante é ter empatia e confiança no profissional, que deve ser experiente para tratar do assunto com seriedade. A compulsão são atos/rituais que o indivíduo sente obrigado a fazer para aliviar uma tensão que poderá lhe prejudicar em algum momento. É importante também procurar um bom Psiquiatra para orientação medicamentosa. Os dois profissionais lhe ajudarão. Boa sorte.
Imagino seu sofrimento. Tudo que vira uma compulsão e passa a ser uma necessidade é muito ruim. Se você está em um relacionamento provavelmente está colhendo os frutos que a pornografia pode causar, o que traz sofrimento para você e seu parceiro(a).
Todos os tipos de terapia podem te ajudar, porém, como você mesmo disse, para um melhor e mais rápido resultado se faz necessário uma abordagem mais focal, como a Terapia Cognitivo Comportamental ou a Análise de Comportamento.
Espero que você consiga se livrar desse vício e desfrutar de um relacionamento pleno e feliz!!!

Abraços.
Vc deve buscar uma terapia que seja objetiva e que foque no seu problema e a terapia cognitiva comportamental é ideal para isso, pois trabalhará as suas crenças e vai direcioná-lo no sentido de livrar-lo desse vício.
Como psicóloga e Sexóloga creio que o melhor caminho seja compreender como a pornografia entrou na sua vida e como ela tem afetado sua qualidade de vida. Infelizmente a pornografia causa muitos danos emocionais e que afetam todas as areas da sua vida. Sendo assim, sugiro que busque ajuda a fim de encontrar mais equilíbrio e bem estar emocional. Ressignificar alguns pontos e desenvolver novas habilidades.
Você precisa buscar ajuda, principalmente se estiver em um relacionamento conjugal. É um vicio que como qualquer outro vai alterar a sua qualidade de vida...Psicoterapia é o tratamento mais indicado. O profissional vai investigar o que precedeu a compulsão e dessensibilizar os estímulos. A Psicologia tem recursos que trata com muita eficácia estas questões. Não desista de buscar ajuda.