Me fizeram o pedido da CPRE com urgência. Aqui as explicações são óbvias na presença de apenas

2 respostas
Me fizeram o pedido da CPRE com urgência.
Aqui as explicações são óbvias na presença de apenas um cálculo, mais no meu caso foram constatados 4 micro cálculos estou com ictericia, Isso aumenta o risco de complicação?
Existem diversas variáveis que podem aumentar o risco de complicações...o tamanho e número de cálculos dentro da via biliar é um deles...no entanto no seu caso, são micro-cálculos, o que na teoria poderia ser mais facilmente retirados.

A CPRE é um procedimento diagnóstico e que pode ser terapêutico. É utilizada para se estudar as vias biliares obtendo imagens mais fidedignas que de métodos não invasivos, como a ressonância.
Também podem ser feitos procedimentos sobre as vias biliares, como por exemplo a retirada de cálculos que estejam obstruindo o fluxo de bile. O fato de ser um ou mais cálculos não muda muita coisa em relação à dificuldade ou riscos do procedimento. Com certeza é muito maior o risco de ter a via biliar obstruída.