Meu filho tem 10 anos e usa medicamentos desde os 6 vejo melhoras mas bem lenta e assim Mesmo? E por

9 respostas
Meu filho tem 10 anos e usa medicamentos desde os 6 vejo melhoras mas bem lenta e assim Mesmo? E por quanto tempo ele precisa dos remedios
É fundamental o uso do medicamento bem como da psicoterapia. A Terapia Cognitiva-Comportamental é eficaz nesses casos utilizando técnicas com o paciente e auxiliando a família.
Abraço

O TDAH é um trastorno que deverá ter "atenção" tratamento ao longo da vida, é um processo lento, mas não deve ser negligenciado. É importante que você tenha confiança no Psiquiatra e que ele seja acompanhado por um Psicólogo(a) com a especialidade em TCC (Terapia Cognitiva Comportamental). Esse técnica é bem eficiente no caso de pacientes com TDAH.

Em alguns casos o medicamento vai sendo retirado aos poucos e a terapia vai tomando lugar bem significativo, e produzindo uma melhor qualidade de vida.

Minha sugestão é que você faça outras consultas a especialistas e reveja essa medicação.

Att
Dra. Sayonara Machado
Sugiro que leia o artigo que publiquei em minha página: facebook.com/psimarcelferraz, com o título "A Educação e a Patologização da Infância e Juventude".
O TDAH, embora seja um transtorno catalogado e reconhecido pela comunidade médica, vem sendo diagnosticado de maneira descuidada por alguns especialistas. Os medicamentos utilizados no tratamento deste transtorno são bem fortes e apresentam muitos efeitos colaterais desagradáveis para a criança. Por isso, é muito importante que a criança seja avaliada por um (ou mais de um, se necessário) profissional de sua confiança. Dentre os tratamentos possíveis para o TDAH, há o tratamento psicanalítico ou psicológico. Aliás, o ideal é que a criança diagnosticada com este transtorno também seja acompanhada por profissionais destas áreas. A psicanálise promove uma escuta cuidadosa dos sintomas da criança, contextualizando-os, em cada caso, com a história singular de cada paciente, promovendo um atendimento personalizado e proporcionando à criança um espaço para elaboração de seus conflitos psíquicos. Vivemos um cenário de intensa medicalização do sofrimento e isto é bastante preocupante, principalmente na infância, quando as capacidades cognitivas ainda estão em formação. Em muitos casos, o que a criança necessita é ser escutada. Os medicamentos podem fazer cessar o sintoma, mas não fazem cessar a causa. Antes de optar por um tratamento medicamentoso, sugiro que busque opções menos invasivas, como um tratamento psicanalítico, por exemplo. Se estiver no Rio de Janeiro, Niterói ou Cabo Frio, coloco-me à disposição.
É importante compreender que cada individuo tem um processo de tratamento e resultados, isto varia do organismo, da adesão e de tratamentos auxiliares, lembrando que o uso do medicamento, período de utilização e dosagens devem ser sempre consultados com o profissional responsável pelo tratamento de seu filho. A criança que é diagnostica com TDAH ao realizar a psicoterapia apresentam melhores benefícios no manejo da patologia, compreendendo portanto a necessidade da associação entre alguns profissionais, incluindo os contextos em que ela esteja inserido (Escola, por exemplo). É fundamental a troca de informações para melhor resolutividade no tratamento.
É uma questão delicada! Você já pensou em verificar se o diagnóstico está correto? Seu filho faz acompanhamento psicológico ou apenas medicamentoso? É fundamental o tratamento com um psicólogo que faça o acompanhamento da criança na escola e na família. A psicoterapia com abordagem cognitivo-comportamental e aconselhada nestes casos.
Olá, bom dia. Seu filho está sendo acompanhado por quais especialistas? Neste caso, além dos remédios, é muito importante a presença de um psicólogo. Ampliando o tratamento, utilizando remédios receitados por um psiquiatra e indo a sessões psicoterápicas para entender as causas emocionais desse sintoma, a presença da família e informações da escola são importantes para o tratamento.
Boa tarde! Cada caso é um caso (cada indivíduo reage de uma forma à quaisquer medicação) e por isso, deve ser avaliado de forma individual. Retorne ao médico que fez o diagnóstico e o tem acompanhado durante todo o período. De qualquer forma, é importante que seja realizado análise pessoal concomitante ao tratamento medicamentoso, para melhor prognóstico. Caso ele não faça acompanhamento psicológico, sugiro início.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá! As medicações são indicadas, mas não o único recurso existentes para ajudar as crianças, inclusive elas respondem muito bem a psicoterapia, a medicação aliada ao tratamento de psicoterapia é muito eficaz! Talvez possa ser interessante, caso ele ainda não faça um acompanhamento psicológico! Att, Georgia.