Meu filho tem 15 anos e noto que ele não consegue prestar atenção de forma nenhuma as matérias da

8 respostas
Meu filho tem 15 anos e noto que ele não consegue prestar atenção de forma nenhuma as matérias da escola, tanto em sala de aula como em casa, levei a um psiquiatra mas o mesmo me disse que era algo comum a adolescência, será que o TDAH tem grau de incidência e só um especialista pode avaliar melhor?
O TDAH, transtorno de déficit de atenção / hiperatividade, é um transtorno psiquiátrico, que compartilha muitos sintomas comuns com outros transtornos psiquiátricos. Alguns sintomas também ocorrem em indivíduos sadios. Por conta disso, muitas vezes é difícil realizar o diagnóstico.
Caso ainda mantenha a dúvida, você pode buscar uma segunda opinião, com uma nova avaliação de seu filho.

Respeitosamente,

Olá!
Por ser uma fase de intensas transformações no corpo, não é incomum que surjam comportamentos no adolescente que, aos olhos adultos, soe como estranho. Esse ser que antes era tão dependente dos pais, começa agora a se afastar da família, e só querer estar junto a seu grupo de amigos, ou no seu próprio mundo virtual.

Esse filho idealizado pode não ocupar mais as fantasias dos pais. Ao contrário, passa a ser um estranho por um suposto distanciamento. O que ocorre nesse corpo juvenil, que mais parece uma avalanche de hormônios?

Uma aproximação e escuta serenas pode muito ajudar aos pais na hora de chegar junto de seu filhos adolescentes. No mais sugiro procurarem uma psicóloga para entender esse momento tão especial e único na vida de seu filho que não é mais criança nem ainda adulto, mas o que chamamos de adolescente.

Abraço
Seu filho pode realmente ter TDAH, e só uma avaliação com especialista poderá confirmar isso. Não dá para atribuir a desatenção dele à adolescência, sem primeiro fazer uma avaliação completa. Uma dica importante é que os sintomas de desatenção, no TDAH, embora vão ser mais visíveis no desempenho escolar, afetam todo o cotidiano; portadores de TDAH geralmente são desorganizados, perdem ou esquecem as coisas com freqüência, costumam se atrasar facilmente para os compromissos, etc. Além disso, podem apresentar sonolência diurna, dificuldades de coordenação motora que prejudicam a escrita e o desempenho em esportes coletivos, etc. O TDAH atrapalha toda a vida da pessoa, não apenas o desempenho escolar.
Olá!
Concordo com os profissionais acima. Considero pertinente que você busque por um auxílio terapêutico, pois o psicólogo lhe orientará a enfrentar os desafios da adolescência de maneira saudável.
Considero importante que caso isso realmente seja uma preocupação, que seu filho passe também por uma avaliação psicológica, pois a hipótese diagnóstica possibilitará o reconhecimento do melhor trabalho a ser realizado.
Espero ter lhe ajudado, se quiser saber mais entre em contato.
Att.
Acho prudente consultar um psiquiatra que tenha experiencia em transtornos da adolescência e especialmente de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade, que é conhecido por TDAH. Já na consulta será possível, mediante uma boa história (anamnese) e exame psíquico afirmar se o jovem tem ou não o transtorno. É importante realizar uma avaliação neuropsicológica. É feito por psicólogo com especialização em exames. O paciente comparece à algumas sessões de testes. Não é psicoterapia. A partir desse ponto se poderá afirmar, com segurança, se o jovem tem o referido transtorno ou se a queixa apresentada é um reflexo de fase adaptativa do jovem. É importante o diagnóstico para se poder concretizar um tratamento adequado.
Acho importante seu filho passar por uma avaliação Psicodiagnóstica. Essa avaliação consiste numa bateria de testes ligados a aréa da atenção, concentração e funções executivas. Isso vai nos dar um parâmetro do prejuízo na parte atentiva, ajudando o Psiquiatra neste diagnóstico. Esse diagnóstico de TDAH é multidisciplinar. O Psicodiagnóstico se faz necessário nestes casos. Espero poder ter ajudado. Boa sorte.
olá. Nesse caso seria interessante fazer uma avaliação neuropsicológica, feita por neuropsicólogo. Um dos objetivos dessa avaliação é exatamente auxiliar no diagnóstico diferencial, ou seja, buscar todas as informações e diferenciar de outros transtornos que tenham sintomas similares. Ela aponta também o grau de dificuldades do paciente nos domínios da memória, funções executivas (engloba atenção, planejamento, organização, controle inibitório, impulsividade, etc) e outros. Assim, você e o profissional que acompanha seu filho poderão ter certeza se é um momento passageiro vivenciado por causa da adolescência ou se é algum transtorno como TDAH, de ansiedade, outros.
Bom dia! Na mesma linha de pensamento da colega Psicóloga Laisa Trein (em resposta acima); acredito que seria benéfico ao seu filho (ele precisa estar de acordo), o início de análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) da livre escolha, do mesmo. Se, por ventura, com o avançar das sessões, a (o) profissional verificar possibilidade de diagnóstico de TDAH (demanda tempo considerável), o mesmo e os responsáveis, serão devidamente orientados ao tratamento.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.