Meu filho tem 19 anos e não consegue se concentrar nos estudos,parou até de estudar,será que ele tem

10 respostas
Meu filho tem 19 anos e não consegue se concentrar nos estudos,parou até de estudar,será que ele tem algum problema psicológico?
Olá,
Seria interessante entender melhor se o seu filho parou de estudar por questões psicológicas, ou por dificuldades no processo de aprendizagem, que estejam afetando o seu emocional. Recomendo inicialmente procurar por um psicólogo para uma melhor investigação desta queixa, e se necessário, encaminhamento para um fonoaudiólogo.

Essa dificuldade podem ter varias causas, uma delas seria a psicológica, mas pode ser tambem por dificuldade de atenção apenas, sem nenhum outro fator. O ideal seria conversar com ele para entender melhor a dificuldade, e a partir disso buscar uma avaliação psicológica para ver o motivo dessa desistência.
Oi.
Seu filho pode ter uma dificuldade escolar por diversos motivos: psicológico, Fonoaudiológico (às vezes tem algum distúrbio de aprendizagem o que torna extremamente difícil se concentrar) ou neuropsicológico, entre outros.
Precisa inclusive investigar a audição e visão dele, pois vemos com certa frequência crianças e jovens com muita dificuldade de concentração por questões que os pais não imaginam.
Eu sugiro começar por uma (um) Neuro Psicóloga para avaliação completa (se trata de neurologistas especialistas no desenvolvimento global do ser humano). Então, à partir do diagnóstico, ela fará os encaminhamentos necessários que pode sim incluir uma psicóloga, Fonoaudióloga, entre outros.
Sugiro , procurar ajuda sim , de
um psicólogo e ver se este profissional faz avaliação neuro psicológica
Depois desta avaliação ver a necessidade de outros profissionais!
Ele deveria ser submetido a uma avaliação fonoaudiológica para saber se ele tem algum comprometimento na aprendizagem que dificultam o fluxo natural do aprendizado e por consequência da concentração necessária.
Olá! como a queixa é na área educacional eu sugiro uma avaliação psicopedagógica e esse profissional fará outros encaminhamentos caso seja necessário.
Bom dia! Sugiro que procure uma Neuro Psicóloga p uma Avaliação Neuropsicológica. Este profissional vai investigar a necessidade de uma terapia psicológica.E vai encaminhar para o profissional capacitado para ajudar o seu filho. E a avaliação vai sinalizar como está o cognitivo. Fazer um exame auditivo e um oftalmológico tb seria interessante.
Olá! Aconselho primeiramente uma avaliação fonoaudiológica a fim de identificar a existência ou não de alguma dificuldade no processo ensino-aprendizagem. Se houver necessidade dependendo da avaliação, encaminho para uma neuropsicóloga que auxiliará no tratamento do seu filho.
Atenciosamente,
Fga. Fabiana Martins Ribeiro
procure por um neurologista e uma neuropsicóloga - uma avaliaçäo neuropsicológica pode esclarecer muito os aspectos relacionados à atenção e concentração, funções executivas, memória. caso seja necessário um deles solicitará avaliação fonoaudiológica.
boa sorte
Olá!! é muito importante se verificar a causa dessa dificuldade. Sugiro uma avaliação Neuropsicológica e/ou Avaliação do Processamento Auditivo. Com essas avaliações , fica mais fácil se avaliar a necessidade de uma avaliação Psicológica e/ou Neurológica. Abs