meu filho tem 20 anos e sofre de Transtorno Dismorfico Corporal, Os sintomas surgiram ha 3 anos atras,

11 respostas
meu filho tem 20 anos e sofre de Transtorno Dismorfico Corporal, Os sintomas surgiram ha 3 anos atras, desde entao, vem fazendo tratamento psicologico e psiquiatrico.
Lendo algumas teses sobre o assunto, descobri que a terapia Cognitivo-Corpotamental poderá ser uma boa alternativa?
Sim, esta alternativa é boa por se tratar diretamente com a queixa, inclusive autocontrole, mudança da forma de pensar, e se estende não somente ao momento que está com o terapeuta, mas geralmente tem algumas "tarefas para casa" no qual o paciente necessita de deparar com assuntos tratados durante a sessão e lidar com isso. Mas tudo vai da adaptação ao terapeuta e o que seu filho avalia de avanços dele, as vezes tem uma boa afinidade e confiança que não vale a pena iniciar um tratamento desde o início.

O diferencial da TCC é ser uma abordagem focal, que preza evitar as perdas e agravamento da situação por sofrimento e exposições sociais que provoquem perdas nas relações. Há uma urgência que é evitar prejuízos para a saúde física, para os estudos e o trabalho, para amizades e relacionamento amoroso. Investe-se na análise dos sintomas e seu manejo para que o paciente esteja em situação de segurança e conforto, e assim, poder cuidar das suas questões emocionais e estruturais com tranquilidade
A Terapia Cognitivo Comportamental, atua na restruturação do pensamento, pois acreditamos que a forma de pensar, entender, e/ou perceber uma situação, nos geram sentimentos que conduzem nossas atitudes, portanto, seu filho terá uma grande chance de mudança contínua e não temporária, se ele redefinir a visão de si mesmo, através de uma mudança no processo cognitivo.
A terapia Cognitiva é excelente para muitos transtornos e de fato está muito próxima das referências psiquiátricas e por este motivo acaba tendo maior diálogo com pesquisas e literatura, enfim, mas acho válido também você levar em consideração que o mais importante é que seu filho consiga estabelecer uma relação forte de confiança com o terapeuta portanto, não deixe de levar isso em consideração, independente da abordagem escolhida ok!
Nossa imagem corporal é construída ao longo das primeiras relações e vai se estruturando durante a vida.
A percepção distorcida que o indivíduo tem de si mesmo, pode levar a um grande sofrimento para ele próprio e para as pessoas ao seu redor.
Por ter o enfoque nos pensamentos, emoções e comportamentos e possuir diversas formas de manejo para esse transtorno, o Terapeuta Cognitivo-Comportamental, ao estabelecer um vínculo de confiança com esse paciente, pode ajudá-lo a decifrar como ele está se relacionando com seu corpo e, a partir disso, promover mudanças e minimizar o seu sofrimento.
Certamente a TCC é uma excelente alternativa para seu filho, pois ela atuará na reestruturação cognitiva (Pensamento), ou seja, na modificação de crenças que ele que tem sobre si próprio.

Uma vez que seu filho se sinta acolhido, e tenha-se um vinculo criado com o terapeuta, o mesmo irá usar algumas tecnicas que aos poucos vão recondicionar a forma como seu filho olha para si mesmo e para os outros.

Espero ter ajudado :)
Esse diagnóstico psiquiátrico que antigamente era conhecido como dismorfia não necessariamente possui alguma escola específica dentro da psicologia que possa trazer melhores resultados. Por conta da TCC possuir laços mais íntimos com os manuais de psiquiatria e transtornos, a literatura, portanto, é mais farta, o que não quer dizer que seja a única abordagem a lidar com tal tipo de sintoma.
O mais importante é buscar um profissional que consiga estabelecer um vínculo transferencial afim de deixá-lo a vontade com sua queixa e a partir dai, poder desenvolver os motivos pelo qual chegou a ter esse tipo de problema.
A Terapia Conitiva Comportamental pode ajudar as pessoas que tendem a preocupar-se em excesso.Os pensamentos absorvem o sujeito por qualquer coisa, por mínima que seja e acabam convertendo-se em um problema e a preocupação aparece como protagonista do seu tempo e da sua vida. Exemplo do seu filho em relação ao corpo, e a mente neste excesso de preocupação, no seu exagero acaba por criar na mente do sujeito um pensamento disfuncional, onde ele não encontra solução para as suas perturbações, funciona de maneira circular, ele é incapaz de ir mais além e buscar alternativas para as suas questões disfuncionais em relação ao corpo, possivelmente com algumas comorbidades, como depressão, ansiedade, estresse, anorexia nervosa, etc. A TCC, tendo como facilitador o psicólogo, irá ajudá-lo para repensar as suas crenças, as suas verdades e os seus pensamentos disfuncionais, que levam o sujeito ao sofrimento. Sugiro iniciar o tratamento rapidamente, pois o sofrimento é real.
Ola. A concepção da imagem corporal se dá como resultado da interação com as pessoas, com a junção de aspectos, biológicos, emocionais e culturais.
A terapia cognitiva comportamental irá ajudar na verificação dos pensamentos automáticos e crenças que o mesmo está tendo em relação ao seu corpo por meio de evidências que podem confirmar ou refutar as crenças que tem de si mesmo e com isso torná-los mais adaptativos. A percepção da imagem corporal é construída nas primeiras relações e vai se estruturando ao longo da vida.
O componente central do transtorno dismórfico corporal é uma preocupação com um imaginado defeito na aparência ou uma reação excessiva a uma ligeira falha física. A terapia cognitiva comportamental ira ajudar a mudar crenças e aumentar o equilíbrio emocional.
Olá, sim, a Terapia Cognitivo-comportamental é bastante eficaz em caso de Transtorno dismórfico corporal, pois é um abordagem estruturada e que possui protocolos de atendimentos específicos. O terapeuta utilizará técnicas que darão suporte ao paciente na restruturação cognitiva dos seus pensamentos e crenças disfuncionais. Espero ter ajudado!