Meu filho tem 4 anos e é muito distraído e ansioso, na escola é muito lento e disperso não consegue

32 respostas
Meu filho tem 4 anos e é muito distraído e ansioso, na escola é muito lento e disperso não consegue acompanhar a turma, não teve evolução nos últimos 6 meses. Nessa idade poderia dar algum fitoterapico para ajudar no deftit de atenção?
O primeiro passo é procurar um Psicólogo para ver o que, de fato, está ocorrendo com seu filho. Esses casos, às vezes, necessita de avaliação psicológica para diagnóstico correto. Após o diagnóstico, um bom psicólogo saberá lhe indicar se há necessidade de encaminhar seu filho para um neurologista ou psiquiatra. Boa sorte

A conduta de comportamento de uma criança de 4 anos está muito relacionada ao meio em que vive, não há porque rotular uma criança com essa idade, não podemos exigir dela o comportamento de uma com 7 anos, assim sugiro que consulte um psicólogo para uma avaliação psicológica.
O ideal nesse caso seria passar com uma psicopedagoga ou neuropediatra para verificar se há necessidade de medicação ou terapia.
Não acho que teria problema em tomar um fitoterápico, mas também acho que não resolveria o problema já que não há evidência de resultados nesses casos.
Olá, antes de pensar em fitoterapicos, seria legal investigar o porquê do seu filho apresentar tais comportamentos, essa investigação pode ser feita por um psicólogo/neuropsicologo e um médico neurologista/psiquiatra. Eles em conjunto vão saber te indicar tratamentos que vão ajudar seu filho
Prezada!
Procure por um profissional Neuropsicólogo para marcar uma avaliação para fazer uma investigação cognitiva e detectar quais das funções se encontram com Déficit ou preservadas.
Bom dia! Primeiramente é valoroso a compreensão de que se trata de uma criança, com apenas 04 (quatro) anos de idade, experienciando e interagindo com situações de descobrimento (inerentes à primeira infância) em meio ao fluxo contínuo de estímulos. Distrações, ansiedades, ausência de concentração em um único estímulo por um tempo maior, "não necessariamente" são indicativos de ausência de saúde, muito pelo contrário; por vezes são indicativos de que a criança é saudável. Simplesmente uma criança sendo criança. Rememoremos que, a inserção acadêmica prematura é algo inerente a contemporaneidade que visa, não necessariamente atender a necessidade da criança em seu momento atual. Existe, para além das praticidades, um tempo natural para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
Sugiro que, analise a possibilidade de procurar uma Psicóloga (o) especializada em atendimento infantil, de sua escolha e confiança, para análise individual da demanda e, possíveis orientações, caso a profissional e/ou os cuidadores (você ou ademais) entendam como necessário.
Espero ter contribuído.
À disposição.
O ideal antes de medicá-lo, mesmo que seja fitoterápico, é que ele seja avaliado por um Psicólogo e se o mesmo achar necessário que o encaminhe ao Neurologista para avaliar a verdadeira causa do problema.
Olá tudo bem.
Não vejo necessidade em estar medicando nesse primeiro momento.
Seria interessante a criança passar por uma avaliação com o Psicopedagogo (avaliar o cognitivo) e o Psicólogo (avaliar o comportamento) e depois, caso precise ser encaminhado ao Neurologista.
Muitas vezes o meio em que está inserido, pose estar afetando o seu comportamento.
Uma criança saudável e levada, é muitas vezes inquieta.
Na minha opinião, o melhor a se fazer é a investigação.
Acredito que investigar nesse primeiro momento é de uma grande importância para melhor direcionar que medidas devem ser tomadas.
O psicopedagogo investiga, analisa, previne e trata os sintomas que causam as dificuldades de aprendizagem.
O diagnóstico realizado é uma investigação dos aspectos que ocasionam as dificuldades do suje em relação ao seu processo de aprendizagem. Utiliza instrumentos próprios da Psicopedagogia para a investigação.
Trabalha de forma preventiva e interventiva na busca de soluções para dificuldades.
Procure uma neuropediatra inicialmente, ela te encaminhará para os profissionais que podem auxiliar no diagnóstico e desenvolvimento adequando a seu filho !
Boa tarde, primeiramente você precisa de um parecer médico, o neurologista é o profissional que irá te orientar se necessita de medicação ou não. Após um diagnóstico você poderá procurar o especialista que o neurologista disser que precisa.
Antes de pensar em uma fórmula medicamentosa eu faria alguns questionamentos:
Ele é assim em todos os ambientes? Ele pratica esportes? Ele tem bons hábitos de sono e alimentação? A escola tem um nível de exigência compatível com a atuação de seu filho? Afinal, são apenas 4 anos de vida para algumas cobranças, talvez, descabidas. Um bom profissional da área psi deve ser consultado para lhe orientar.
Para a recomendação de qualquer medicamento é preciso passar por uma avaliação médica. E o medicamento é só no caso de haver algo clínico a ser tratado. O ideal é faz uma avaliação multidisciplinar para saber a causa da desatenção. As hipóteses são várias, então é preciso diagnosticar.
Seu filho tem apenas 4 anos. Precisa-se saber o que significa este estar mais lento. Aconselho a agendar com um pediatra e com um psicopedagogo. O pediatra pode solicitar exames pra verificar a parte orgânica e a saúde. Às vezes a criança pode estar com uma anemia ou alguma outra patologia que o deixa mais lento e mais cansado. Já o profissional de psicopedagogia poderá inclusive contatar a escola e saber o que está sendo exigido dessa criança, que aos 4 anos ainda é pequena e o brincar deve ser priorizado e por meio dele muito pode ser observado. Espero ter ajudado e me coloco à disposição se quiser fazer uma avaliação psicopedagógica.
Antes de pensar em medicar é importante investigar as causas da desatenção e da dificuldade de aprendizagem. Os sintomas que você relatou podem ser indícios de diferentes problemas de saúde ou de desenvolvimento. Busque um psicopedagogo ou um analista do comportamento ou de um psicólogo infantil. Uma boa avaliação auxiliará o profissional médico no diagnóstico.
Boa tarde! Se você observa que seu filho apresenta comportamentos inadequados ou sintomas que comprometem o seu desenvolvimento, deverá procurar um psicopedagogo para fazer uma investigação e identificar as causas dos obstáculos no processo do desenvolvimento global. Quanto antes for detectado as dificuldades, mais rápida serão feitas as intervenções e os objetivos alcançados.
Olá! Os dados que você coloca sobre o comportamento de seu filho me mostram que você precisa de orientações precisas sobre “o que esperar do despede uma criança de 4 anos” com um profissional capacitado (psicopedagogo ou psicólogo ou pediatra) especialista em crianças para que, em uma investigação mais detalhada possa investigar se os adultos em volta da criança estão exigindo um comportamento além das expectativas de um desenvolvimento natural nessa fase ou se trata de indícios precoces de transtornos do neurodesenvolvimento. Não é normal uma criança não se desenvolver NADA em 6 meses. Ou existe um alto grau de exigência em cima da criança provocando essa ansiedade e dispersão ou realmente a família precisa buscar um diagnóstico para intervenção precoce antes que dificuldades cognitivas mais sérias se instalem sem que haja a devida estimulação. Procure um especialista, faça a sessão através da telemedicina e não perca tempo com preocupações. Quanto antes você procurar auxílio, será melhor para você e para seu filho. Dúvidas angustiam e paralisam. Em tempos de isolamento social há como fazer uma consulta on-line e resolver boa parte das suas dúvidas. Abraços ????
Boa tarde. Seu filho á tem diagnóstico para déficit de atenção?
Qual o motivo para tomar a medicação mencionada? Algum profissional indicou?
Sugiro procurar um especialista para avaliar o que está ocorrendo na escola. Talvez seja esse o motivo para apresentar ansiedade.
Como existem questões escolares, sugiro procurar um psicopedagogo.
Gostaria de agendar uma consulta? Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atendê-lo(a).
Um abraço.
É mais adequado fazer uma avaliação, com neurologista que encaminhará para outras áreas para as possíveis avaliações. Se for preciso de medicação é melhor que você siga as orientações médicas,de acordo com seus valores, e de acordo com conhecimentos específicos dos diversos profissionais que possam te orientar e te deixar tranquila.
Primeira regra, PROIBIR uso de celular... não é nada DIDÁTICO. O celular, TVs eletrônicos visuais ATROFIAM os eixos oculares, são influenciadores da ansiedade e implicam em desfavor do comportamento. Celulares não são para crianças, redes sociais tampouco... sugiro acompanhá-lo durante leituras e atividades escolares em casa. Desejo sucesso para vocês. Abraço virtual!
Olá, com relação às dificuldades escolares, é importante procurar um Psicopedagogo, que irá avaliar e posteriormente realizar um atendimento focado nas dificuldades de aprendizagem do seu filho. Com metodologia baseada em evidências científicas e neurociência, é possível melhorar o desempenho escolar e, consequentemente, beneficiar a rotina diária dele e da família.
Olá querida, sugiro que você procure um psicopedagogo para fazer os primeiros testes e levantamento das dificuldades do seu filho, pois ele irá te orientar e encaminha-lo, se for o caso, para outros profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo e diagnósticos com Neurologista pediatra.
O psicopedagogo irá acompanhá-lo com estímulos para seu avanço cognitivo no processo ensino aprendizagem, além de alinhar com a família e a escola uma linha de ação para que juntos o auxiliem no seu sucesso! Fique tranquila! Vai dar tudo certo! Seu filho poderá ser tudo o que ele quiser ser!
Um abraço. Espero tê-la ajudado.
O correto é primeiro procurar ajuda de um psicopedagogo que é o profissional indicado para fazer uma avaliação psicopedagógico, alinhar com a ajuda da escola intervenções para que ele tenha um amplo e adequado desenvolvimento cognitivo e pedagógico.
Abraços e boa sorte!
Cristiane Mesquita
Olá! Penso que o primeiro passo é entender o diagnóstico de seu filho. Se já existe um diagnóstico fechado, é preciso ver com o profissional que te acompanha, se teu filho não precisaria uma medicação específica que trouxesse a ele mais qualidade e condições de crescimento. Você menciona que não há evolução, se isso ocorre, é preciso rever com o neurologista ou psiquiatra que o acompanham. Muitas vezes é difícil para os pais aceitarem medicações, mas se pensarmos que teu menino não consegue progredir por uma questão orgânica, um Transtorno, talvez esteja muito sofrido para ele esta falta de organização. Quantas vezes ele deve ser chamado a atenção por não conseguir parar, brincar, quantos detalhes lhe passam que dificultam seu desenvolvimento. Acredito que é importante pensar nestas questões e buscar ajuda para ele e para vocês enquanto família, para lhe darem o suporte necessário. Espero ter contribuído! Abraço, Jaqueline.
E interessante procurar ajuda de um profissional.
Boa Tarde, levando em consideração a idade que é de apenas 4 anos, o importante é observar outros aspectos que poderiam em conjunto com o que descreveu, dar indícios de um Transtorno ou Sindrome. É necessário buscar junto á escola, informações sobre socialização, momentos de descontração, se enxerga bem, se ouve bem, se tem problemas com atividades regradas em grupo, etc... Depois um Neuropediatra é indispensável. Caso esse profissional encontre alguma dúvida, um psicólogo pode ajudar no setor comportamental e um Neuropsicopedagogo pode acompanhar a parte cognitiva e escolar. Mas o importante é lembrarmos que uma criança de 4 anos sem comorbidades costuma ser muito ativa mesmo. E tudo bem com isso.
Aos quatro anos a criança pode está atravessando vários conflitos de grande importância para sua vida e seria interessante estar com um profissional para contribuir nesta passagem, juntos com a criança, pais e escola.
Olá !
Seria muito importante levá-lo a um neuropediatra para avaliação e posteriormente passar com psicopedagogo, para trabalho da parte cognitiva e pedagógica, e se necessário equipe multidisciplinar.
A disposição !
O ideal é realizarmos uma avaliação psicopedagógica, para compreeendermos o caso e buscarmos uma solução juntos: família, escola e terapeuta.
Boa noite! Se você notou que ele está enfrentando dificuldades significativas em termos de distração, ansiedade e lentidão na escola, é aconselhável buscar uma avaliação profissional.

Recomendo que você agende uma consulta com um psicopedagogo. Um psicopedagogo é um profissional especializado em compreender as dificuldades de aprendizagem das crianças e pode realizar uma avaliação abrangente das habilidades do seu filho, incluindo atenção e concentração. Com base nessa avaliação, o psicopedagogo pode fornecer orientações específicas, estratégias de apoio e recomendações apropriadas para o desenvolvimento do seu filho.

É importante salientar que a administração de fitoterápicos ou qualquer outro tipo de suplemento deve ser discutida com um profissional de saúde qualificado, como um médico ou pediatra. Eles podem avaliar a necessidade e a segurança de qualquer intervenção farmacológica.

Portanto, minha sugestão principal é procurar um psicopedagogo para uma avaliação completa do seu filho e, em conjunto com o profissional, considerar as melhores opções de apoio e intervenção para atender às necessidades específicas dele. Isso garantirá uma abordagem personalizada e adequada ao seu desenvolvimento.
Entendo sua preocupação em relação ao seu filho. No entanto, de acordo com a orientação profissional disponível, fitoterápicos não são indicados para o tratamento dos sintomas de TDAH em crianças. Portanto, é importante buscar orientação médica especializada para avaliar as necessidades do seu filho e determinar as melhores opções de intervenção.

É fundamental que você consulte um pediatra ou um especialista em desenvolvimento infantil para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para o seu filho. Eles poderão oferecer orientações específicas e recomendações baseadas nas necessidades individuais da criança.

Se precisar de mais informações ou suporte sobre como ajudar seu filho, estou aqui para oferecer meu apoio.
Ele está do dificuldade no processo escolar por estar ansioso e distraído ou está distraído e ansioso por estar apresentando dificuldade escolar? É importante diagnosticar qual a causalidade do sintoma apresentado, sendo importante a avaliação psicológica e psicopedagógica. O tratamento fitoterápico tem como objetivo auxiliar os tratamentos principais, quando necessário.