Meu namorado tem 23 anos, e é dependente químico em cocaína há aproximadamente 5. Ele tem consciência

11 respostas
Meu namorado tem 23 anos, e é dependente químico em cocaína há aproximadamente 5. Ele tem consciência do vicio e aceita o tratamento. Porém, não se encaixou bem nos grupos de acompanhamento (nesse caso, uma unidade da cidade chamada CAPS). Não queremos optar pela clinica.. Como devemos proceder?
Procure um bom psiquiatra e um bom psicologo clinico, assim e possivel cuidar dos fenomenos fisicos e psicologicos.

Esta é uma pergunta interessante e que acontece rotineiramente na prática clínica de Psicólogos e Psiquiatras. A dependência química, assim como as outras dependências (não somente de álcool, drogas e tabaco, mas também de dependências não químicas como de jogos, sexo, entre outros) é considerada uma doença do "sistema da recompensa" e que é estudada também, inclusive, em modelos animais. A dependência é uma doença com tratamento multiprofissional e vai variar imensamente de caso para caso, por mais "batida"que esta frase possa parecer. Um dos fatores mais importantes para o tratamento, que é a "vontade"de se tratar você disse que seu namorado já tem. Como ele não se adaptou ao modelo de CAPS existente na sua cidade, lhe aconselho fortemente à procurar outra unidade da cidade ou então um profissional de sua confiança para nortear o tratamento e as necessidades individuais dele (pode ser por ex. um psicólogo ou psiquiatra) e adequar as particularidades deste caso. Abraços!
Tenho tido muitos bons resultados com clínicas terapêuticas evangélicas, tem um excelente programa, tanto na área cristã como terapêutica.
Eu mesmo dou assistência psiquiátrica em uma delas.
Existem clínicas, casas de recuperação, e é importante o tratamento em psicoterapia individual com psicólogo especializado na área de dependência química.
Como parte do tratamento recomendo como fator imprescindível participação em grupo de ajuda mútua, sendo AA / NA como parte importante da recuperação e manutenção da abstinência.
Um psiquiatra que trabalhe com foco em DQ também conduz o caso de forma bem peculiar.
Coloco - me à disposição.
A dependência química envolve muitos fatores, é uma síndrome multidisciplinar.
Deve descobrir o que ele está evitando. A dependência é substituta de alguma coisa... Porque não quer se tornar independente?
Existe uma modalidade de grande relevância no tratamento da Dependência Química e que se configura como uma alternativa interessante ao sistema de internação: é chamada de tratamento ambulatorial.

Hoje em dia, temos no Brasil a falsa crença que tratamento de dependência química se restringe à internação. O tratamento ambulatorial apresenta vantagens em relação a ele (e desvantagens também) já que proporciona ao indivíduo a possibilidade de continuar atuando em seu meio, superando as dificuldades e adversidades com o auxílio do tratamento.

Procure saber sobre essa possibilidade em sua cidade.
Seu namorado deve procurar um psiquiatra e um psicólogo da sua confiança. Há varias modalidades de tratamento, vc deve procurar um especialista para decidir junto com ele qual a melhor forma de tratamento. Casos graves merecem uma internaçao domiciliar ou hospitalar; casos leves devem ter um tratamento ambulatorial.
Olá,
Olha...me parece um caso bastante promissor, já que ele tem consciência e aceitou bem ser tratado. Talvez ele não tenha se adaptado às técnicas de condução do grupo do CAPS e isso pode acontecer, as vezes existe o fator " não gostar" simples assim. Vejo que você está engajada em ajudar seu namorado, então não deixe ele parar de se tratar e o encoraje a procurar um profissional que ele goste e confie... vai dar certo, é só achar o tratamento certo para ele!!
Espero ter ajudado,
Thais.
Olá!
Muitos colegas já contribuíam e eu gostaria de acrescentar que vocês devem fazer a avaliação com um profissional especialista na área para poderem tomar a melhor decisão. Entendo e respeito que vocês não queiram a internação mas, esta deve ser uma decisão de acordo com um diagnóstico e junto a um profissional competente.
abraços
As vezes uma internação pode mudar a vida do dependente químico, não descarte esta possibilidade mas consulte um profissional para avaliar corretamente. Após a internação e durante a terapia ocupacional pode auxiliar a reorganizar a rotina diária, organizar objetivos de vida, metas para o futuro, etc. Os grupos de auto ajuda também são uma boa opção depois da internação alcoólicos anônimos e narcóticos anônimos. as artes são uma atividade maravilhosa que auxilia o dependente a criar novas opções para sua vida. o coaching também pode auxiliar. sou terapeuta ocupacional, coach e artista estou a disposição
É interessante que ele encontre um psicólogo que ele estabeleça vínculo terapêutico, somado com o tratamento medicamentoso pode ser uma decisão bem acertada. O incentivo ao tratamento da rede de apoio(familiares e amigos) pode favorecer muito para melhora. Abraço!