Meu psiquiatra receitou Donaren Retard 150mg, tomo 1/3 pela manhã juntamente com Ocitocina 50 ui, 20 gotas para depressão. Porém já tomo há duas semanas e continuo sentindo muito sono, por vezes preciso deitar e dormir. Gostaria de saber se não seria indicado tomar a medicação a noite? Grata
Dra. Taisa Borges Grün
Dra. Taisa Borges Grün
Psicólogo
Florianópolis
Olá! Sim, você pode conversar com o seu médico a respeito, mas lembre que todo remédito tem um período de adaptação. Além disso, é importante considerar que o sono faz parte do quadro depressivo, que inclui pouca energia e perda do prazer ao realizar as atividades diárias. Por isso, é importante fazer acompanhamento psicológico também. A terapia vai permitir que você entenda as causas da depressão, trabalhando pensamentos e comportamentos para melhorar sua qualidade de vida. Abraços.

 Patrícia Bueno
Patrícia Bueno
Psicólogo
Rio de Janeiro
É comum que a medicação dê sono, mas caso esteja sendo algo muito intenso e que causando prejuízos muito grandes, você pode conversar com seu médico de confiança sobre a possibilidade de um ajuste que seja mais possível para também não prejudicar sua rotina. Converse com seu médico, abra sua dúvida a ele, e veja a possibilidade de ajustar a medicação.
Outro fator que pode ser relevante é que existe um tempo de adaptação ao medicamento, um período de 15 a 30 dias geralmente (varia de acordo com o remédio), e neste período o remédio não funciona exatamente como o esperado, podendo ter efeitos mais ou menos intensos.
Mas isso tudo deve ser conversado e acertado com seu médico, pois as instruções variam não só de medicação para medicação, como também de paciente para paciente, já que organismos diferentes respondem de formas diferentes.

Na verdade a base de todo tratamento é a interação entre médico e paciente, exponha a ele o qto o remédio está interferindo no seu dia a dia. Normalmente alguns remédios apresentam efeitos colaterais inesperados, mas somente seu médico poderá lhe ajudar.
Espero que tenha lhe ajudado,
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

 Monica Pujol
Monica Pujol
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, realmente é um medicamento que dá sono e a princípio pode ser tomado à noite.De qualquer forma, é bom você conversar com seu médico informando sobre esta reação para que ele possa avaliar e alterar o horário casso seja necessário. Abraços,

 Kassia Arouca Cardoso
Kassia Arouca Cardoso
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Converse com o seu medico informando os sintomas que tem se apresentado e entenda se e pela medicação, horário em que esta tomando ou são sintomas do que voce esta passando nesse momento. Pois a medicação ira ajudar sim, mas suas questões se psicológicas deverão também ser tratadas em paralelo com uma ajuda psicológica.

 Gabriela de Faria Resmini
Gabriela de Faria Resmini
Psicólogo
Porto Alegre
Um grande fator na manutenção do tratamento com psicofármaco é a tolerância do paciente aos efeitos colaterais do medicamento. Assim, como expuseram as colegas acima, é de grande importância a conversa com o psiquiatra para melhor ajuste. Seja claro e confiante na importância do seu relato para o médico, pois o efeito da medicação varia de pessoa para pessoa, e somente o seu relato poderá ajudar o médico a compreender o que está ocorrendo.

O Donaren provoca sono. Converse com seu psiquiatra para avaliar se é possível.mudar o horário do medicamento.

 Cleide Marchiotti
Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! Fale com seus médico a respeito das suas dúvidas, ele pode te ajudar, uma vez que te consultou e está em tratamento. Ele poderá te auxiliar com mais exatidão. Entretanto deves procurar também por um profissional da psicologia, para um tratamento psicológico, pois a depressão envolve causas subjetivas!

ola! como já dito pelos colegas, a questão da mudança de horário poderá ser uma alternativa, no entanto, essa questão deverá ser conversada com seu médico. Por vezes as medicações irão trazer algum tipo de efeito indesejado, mas isso é muito variável de pessoa para pessoa, sendo assim, o médico que está lhe acompanhando deverá estar ciente de tudo que esta acontecendo, para que assim possa conduzir melhor seu tratamento.

Especialistas em Depressão

Andréa de Cristo

Andréa de Cristo

Psicólogo

Portão

Maria de Fátima Novaes Marinho

Maria de Fátima Novaes Marinho

Psicólogo

São Paulo

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Larissa Bernardo

Larissa Bernardo

Psicólogo

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 614 perguntas sobre Depressão

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.