Minha filha de 6 anos tem epilepsia. Como saber se ela tem algum tipo de autismo. Exame genético, de

8 respostas
Minha filha de 6 anos tem epilepsia.

Como saber se ela tem algum tipo de autismo. Exame genético, de sangue? Eu ja passei por 5 médicos e 3 psicologos. Cada um diz uma coisa. Quero algo concreto, um exame.
Olá. Infelizmente não existe nenhum exame que possa diagnosticar autismo. O diagnóstico para TEA é feito com base nas características/sintomas apresentados pelo indivíduo por isso até que podem ocorrer alguns desencontros antes de o diagnóstico ser realmente fechado

Olá, boa tarde!
O autismo, assim como a grande maioria dos transtornos psiquiátricos ainda são diagnosticados segundo critérios clínicos, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas, bem como a evolução do quadro.
Disse "ainda", pois as referentes a marcadores biológicos para diagnósticos estão avançadas, porém ainda não há nada comprovado para ser utilizado na clínica.
O diagnóstico de um transtorno psiquiátrico é uma prerrogativa médica, assim, sugiro que procure um psiquiatra infantil, que terá embasamento e experiência para realizar um diagnóstico adequado. Ele pode até solicitar exames complementares, mas com o fim de descartar outras causas.
Um abraço
Olá. O diagnóstico de autismo é eminentemente clínico, baseado nos sintomas que a criança apresenta. E, dessa forma, podem ser necessárias várias visitas ao mesmo profissional até que se chegue a um diagnóstico, porque existem diversos graus de autismo. Seria recomendável você procurar um psicólogo ou um psiquiatra infanto-juvenil, da sua confiança para não só traçar um possível diagnóstico, como iniciar um tratamento para ela. Caso confirmado o diagnóstico, no caso do autismo, quanto mais cedo se inicia o tratamento (psicoterápico e psiquiátrico), maiores as chances de um melhor prognóstico. Ainda que se exclua a possibilidade do autismo, o tratamento psicoterápico poderá auxiliá-la a lidar melhor com a epilepsia, de forma a ressignificar os episódios que apresente
Boa tarde e obrigado pela pergunta.

Infelizmente o diagnóstico para Autismo não é simples e na maioria das vezes envolve a participação de vários profissionais. Há vários motivos para a dificuldade em se diagnosticar esse transtorno, dentre elas a possibilidade de se tratar de outros problemas de desenvolvimento da criança (transtornos de linguagem ou deficiências intelectuais, por exemplo), e pelo fato de não haverem exames ou testes que apontam com absoluta certeza a presença do autismo. Assim, o diagnóstico ocorre com a observação clínica do paciente, a escuta de seus familiares, e a aplicação de testes e exames que possam aumentar a certeza de que se trata de um Transtorno do Espectro Autista.
É importante buscar profissionais qualificados e familiarizados com esse tipo de condição, afim de aumentar as chances de um diagnóstico bem elaborado e o consequente início de tratamento e medidas adequadas.
Não existe um exame que detecte autismo. Mediante VARIAS consultas com psiquiatra infantil e psicólogo depois de se chegar a um consenso poderá se fechar o diagnóstico. Há muitos graus de autismo o que faz com que se vá devagar, com cautela para não errar a análise. Procure especialistas qualificados. Psiquiatra infantil e psicólogo são os mais indicados. É assim mesmo, lento , varias sessões até se chegar a um consenso.
Conforme descrito, o diagnóstico de Tea é orientado por avaliação multidisciplinar e fechado por psiquiatra ou neurologista. Entretanto, ainda mais importante do que o diagnóstico são as intervenções, para que a criança tenha a oportunidade e a possibilidade de desenvolvimento e qualidade de vida.
Em se tratando de uma avaliação psicodiagnóstica em crianças é melhor ser realizado por uma equipe interdisciplinar. As avaliações são realizadas levam em conta a disfunciobalidade, ou seja, verificasse a criança faz aquilo que se esperava para a idade.

Abc
Danilo Cruz

Sugiro que busque referências de conhecidos para indicação de um bom psicólogo e psiquiatra, que tenham experiência em TEA. Sua filha tem 6 anos e os sintomas do autismo podem aparecer antes até mesmo dos dois anos, mas ainda está em tempo de fazer as intervenções necessárias, se de fato o TEA ficar comprovado. É importante fazer a investigação do caso, para chegar ao diagnóstico correto, e isso exige tempo.