Minha filha de três anos quebrou a clavícula bem no meio e ficou um grande desviu o médico que examinou

3 respostas
Minha filha de três anos quebrou a clavícula bem no meio e ficou um grande desviu o médico que examinou ela falou a não precisa colocar no lugar. Mas o 2 médico disse q vai colar torto. Tem 3 semanas está com tipóia. O que faço?
A grande maioria das fraturas de clavícula em crianças não precisam de redução (“colocar no lugar”) e costumam ter uma boa evolução, sem haver deformidade residual, mas cada caso deve ser avaliado individualmente com o exame físico da criança e avaliação das radiografias.

Boa tarde! Os ossos das crianças possuem uma capacidade de remodelação com o crescimento. Fraturas de clavícula em crianças nessa idade (3 anos), na quase totalidade dos casos, não necessitam de redução (colocar no lugar), porque possuem essa capacidade de remodelação, ou seja, o osso vai corrigindo a parte que “ficou torta” com o crescimento. Normalmente, dentro de 1 ano, já não é mais possível nem identificar que o osso foi quebrado.
Ambos estão certos. Em crianças com essa idade não é necessário redução das fraturas na imensa maioria dos casos. E muito provavelmente irá consolidar viciosamente (torto) , porém com alto índice de remodelação ela ficará em pouco tempo, até 2 anos , igual ao outro lado. Qualquer dúvida marque uma consulta com o especialista.