Minha filha iniciou o curso na UNESP em junho e está desesperada, pois não está se adaptando. Diz

27 respostas
Minha filha iniciou o curso na UNESP em junho e está desesperada, pois não está se adaptando. Diz que não está gostando e se encontrando na escolha que fez, eu acredito que esteja precisando de orientação profissional urgente! Espero que possam me orientar??
Qual o Campus e o Curso que sua filha está fazendo?
Em Bauru e Assis onde tem o Curso de Psicologia existe uma Clínica Escola. Sua filha pode procurar apoio e orientação na Clínica, que fica em geral dentro do Campus.
O início da vida acadêmica implica em diversas mudanças e desafios aos calouros, pode ser um período de adaptação ou outras variáveis implicadas, diante disto seria necessário conhecer melhor as motivações e as dificuldades envolvidas.
Um abraço, Izabela.

No caso da sua filha uma Orientação Vocacional é o caminho mais indicado. É possível também que ela tenha que fazer um acompanhamento terapêutico, mas a Orientação Vocacional já vai lhe dar um parâmetro.

Att. Dr. José Dílson.
Olá. A escolha profissional inadequada tem sido mais comum do que se imagina. É recomendável fazer uma avaliação de características de personalidade juntamente com aptidão e talentos. Testes vocacionais já estão ultrapassados. Procure um Coach especializado em carreira para melhor orientar sua filha.
O mais indicado neste caso é procurar ajuda de um Psicólogo que trabalhe com orientação vocacional. Normalmente, ocorrem entre oito e dez encontros com atividades, discussões e testes para orientar de forma mais assertiva.
Boa sorte.
Abraços
Acredito que seria interessa te analisar o caso.
Desde de quando ela diz que não está se adpatando?Aconteceu algo que possa ter tirado o interesse pelo curso?, turma?, cidade?há outro curso em mente? outra universidade?, carreira?ela tem namorado(a)?
Interessante que você pede orientação e não sua própria filha, por que ela não pára? E o que você pode fazer por ela? Essas são perguntas que poderão te ajudar com o caso. Recomendo que você tente escutar o desejo de sua filha, o que ela quer?. Se você não conseguir procure um psicanalista. Se conseguir procure outros profissionais terapeuticos.
Olá !
Pelo seu relato isso pode sim vir a acontecer, assim procure um especialista que faça uma orientação vocacional e alterne tb sessão de terapia, assim chega-se a um resultado melhor, a causa pode ser a não vocação para a carreira que se pensava ser e na realidade não o é ou se algo no emocional esta colocando barreiras.
Um abraço.
Olá,
para realizar uma escolha assertiva é importante ter um maior conhecimento de si e também obter o máximo de conhecimento da(s) profissão(ões) de interesse. E é nesse aspecto que a Orientação Profissional auxilia, pois é importante a integração desses aspectos. Caso não haja a possibilidade de obter esse auxílio no momento, já ajuda procurar profissionais da área escolhida para obter alguns esclarecimentos do dia a dia da profissão, bem como pesquisar quais são as áreas possíveis de mercado. Se ainda não tem profissão em mente, procure verificar quais são os aspectos que deseja numa vida profissional, pois se dar conta das motivações que levam à escolha da profissão é de suma importância para uma opção mais adequada a si e às suas necessidades.
O começo de um curso superior pode ser estressante por diversos motivos, ainda mais quando acontece em outra cidade, longe da família e dos amigos. Tais dificuldades podem fazer com que a escolha profissional seja questionada. Além disso, existe também a possibilidade que a escolha feita realmente não tenha sido a mais adequada. Se for o caso é melhor saber disso agora do que no meio do curso. Tal avaliação já será muito útil para a sua filha e tenho certeza que um orientador profissional poderá ajuda-la com isso, além de ser um cuidado com ela nesse momento difícil. Nós podemos ajudar as pessoas em todos os momentos da vida profissional, seja antes, durante e depois da graduação, e não será diferente com esse momento dela. Recomende a orientação profissional, tenho certeza que ela irá gostar.
Escolher a profissão é um processo delicado e muito mais íntimo do que se imagina. Esta escolha é baseada em toda a nossa história de vida e também nas projeções de futuro.
Muitas vezes o jovem até sabe qual carreira gostaria de seguir, mas com insegurança pela opinião de outros ou até mesmo pela incerteza do futuro abrem mão da decisão.
A melhor escolha é aquela que te faz feliz.
É indicado que ela busque um profissional e faça este acompanhamento.
Prezada,
Uma outra visão que podemos ter em relação ao caso apresentado é a seguinte: Essa passagem da Escola para a Universidade pode ser bastante traumática. Eles perdem as referencias de amigos, professores e devem se engajar em novas relações. Quando a pessoa tem um traço mais introspectivo ou encontra barreiras nesse novo local( matérias difíceis, pedagogia diferente àquela da Escola), essa experiência pode ser perturbadora e consequentemente começar a atrapalhar os estudos. Normalmente temos a tendencia a rechaçar, dizer que não estamos gostando. Como a colega orientou, nas universidades existem núcleos de Psicologia que podem ajudá-la nessa tarefa. Mas você como Mãe, pode tentar começar a entender as motivações que estão levando sua filha a esse estado de desistência e ajudá-la também.
O ideal é que sua filha procure um profissional que faça orientação vocacional para ajuda-la.
A terapia breve também pode trazer benefícios nesse momento de indecisão que ela está passando.
O principal é que ela não faça um curso no qual não se identifica e fique frustrada com a situação atual em que se encontra.
Trabalho com orientação profissional / vocacional e nesse caso, a orientação para sua filha e o mais adequado. Melhor parar agora, do que seguir um curso que não gosta, tornando -se um profissional infeliz e muitas vezes ruim no que faz.
Olá!
O Ideal seria ela buscar ajuda de um psicólogo, pois a escolha profissional é um fator muito importante no presente e futuro de um indivíduo!
O psicólogo poderá ajudar sua filha no processo de autoconhecimento como também, com a Orientação Profissional, mostrar e fazer ela buscar informações quanto as diversas profissões existentes. Esse processo de se conhecer e conhecer melhor as opções externas, irá fazer com que ela reafirme a escolha já feita ou, realmente, se identifique com outra área.
Normalmente, o processo de Orientação ocorre entre 8 e 12 sessões, sendo composto por conversas/discussões, alguns testes, exercícios internos e exposição das áreas/cursos existentes.
Olá!
O OVP - Orientação Vocacional Profissional como é chamado poderá auxiliar bastante esse momento vivenciado pela sua filha. No decorrer do processo ela poderá conhecer melhor suas habilidades profissionais e com isso identificar se a escolha pelo curso que está fazendo vai ou não de encontro ao seu perfil. Ela pode pensar que uma área tem as sub-áreas; às vezes o que ela não está gostando são as materiais iniciais da graduação, o que não significa que ela não possa se identificar logo mais; mas é importante a ajuda do psicólogo para discutir essas questões com ela, e abaixar a ansiedade e a tensão de imaginar que escolheu errado. Um forte abc!
Possivelmente sua filha não se adaptou ao curso por vários motivos que precisam ser melhor avaliado. Indico de início uma avaliação psicológica para investigar melhor o momento que sua filha vive. Pelo seu relato pode ser várias questões. Espero te ajudado em algo.
Orientação profissional\vocacional, As Universidades públicas ofertam. Há a oferta deste tipo de atendimento em consultórios e Clínicas, porém particulares.
Às vezes é uma forma de pedir socorro, apoio e atenção de vocês, pelas dificuldades da vida nova, bem como luto da adolescência e passagem à vida adulta, algo de trauma, mas constitucional, do desenvolvimento, a ocorrer.
Falo isso porque poderia ser capaz um arrependimento por parte dela, no futuro... E porque há a possibilidade e até probabilidade de que esteja ocorrendo, talvez não apenas, o que mencionei acima.
A vida universitária realmente exige muito e é uma mudança bastante grande em relação ao secundário... Além de os professores às vezes não terem essa sensibilidade em relação aos alunos ingressantes.
Claro, avente a possibilidade de uma mudança profissional de faculdade (a escolha profissional frente a urgência do vestibular, sem uma maturação, pode ser precipitada) e sempre a apoie no que ela decidir. Mas importante que ela saiba que as mesmas dificuldades, sem dúvidas, aparecerão em outros cursos e/ou universidades.
Busque contato com os responsáveis pelo curso, orientadores, para conversar sobre as dificuldades
(consigo e sua filha), e também algum professor que possa exercer o papel de tutor na própria faculdade, antes de tudo, bem como pode-se facilitar a conversa até com seus pares (colegas), caso ela tenha alguma inibição, pois muitos talvez passem por mesmas ou semelhantes dificuldades (o índice de desistência costuma ser expressivo). Sugiro-lhe isso antes ou concomitantemente à busca de tão somente uma orientação vocacional; ajuda psicológica a vocês também pode ser indicada (em parceria coordenada ao supra-citado) através de uma boa terapia psicanalitica.
Espero ter ajudado, tudo de bom a vocês, grato pela pergunta
É comum dúvida nesse momento de escolha e de adaptação
à vida acadêmica. Aconselho a procura de um psicólogo que tenha formação em orientação vocacional, pois o mesmo estará apto a ajudar através de testes psicológicos e de conversas a nortear sua filha na escolha mais apropriada. Escolher a profissão é algo que precisa ser feito de forma cuidadosa e com amparo.
O que está acontecendo com sua filha é muito comum. Mas o erro é continuar na Faculdade que conseguiu entrar, e não é pouco, a UNESP, e continuar empurrando com a barriga. É importante que sua filha tenha a certeza que gosta do curso e que quer ser a profissional que o curso irá formá-la. E oq que fazer? A Orientação Profissional é sim indicada. Mas com um profissional que faça um Aconselhamento no sentido de ir descobrindo as razões de suas dificuldades atuais e o que imagina para si mesmo no futuro. A Orientaçao Vocacional é uma espécie de Aconselhamento. Eu costumo fazer essa Orientação em dez sessões.
Olá. Ela precisa de acompanhamento psicológico. É muito cedo para dizer se gosta ou não do curso. Busquem ajuda imediatamente. Atenciosamente
Fico feliz em saber que existem pais preocupados com o futuro dos filhos. A importância de encontrar a carreira certa para a diversão enquanto viver é muito importante. Até bem recente antes da pandemia as pesquisas mostravam que 50% da população mundial estava em depressão. A depressão é a falta de prazer de viver e para apaixonar-se pela vida é necessário a escolha certa de como vamos servir ao próximo e com muito amor. Parabéns e que consiga contagiar a todos que a lerem a também pensar no futuro feliz de seus filhos.
Olá, seria importante ela iniciar um processo de Orientação Profissional, assim poderá se aprofundar no olhar a si, nos seus gostos, limites, influências. A O.P. auxilia no autoconhecimento, assim, poderá ajudá-la a entender mais o porque não está gostando do curso e auxiliar na busca de uma escolha madura para a sua carreira profissional.
Os jovens precisam fazer escolhas muito novos, ainda imaturos e muitas vezes com baixo auto conhecimento. Por isso ao se deparar com a realidade da profissão, é natural que haja frustração. Sua filha precisaria passar por um processo de orientação vocacional.
Psicoterapia e Orientação Profissional.
Sim uma psicoterapia, boa sorte.
Olá! Uma consulta com um profissional que trabalhe Orientação de carreira certamente poderá ajudá-la. É melhor fazer uma mudança agora, logo no inicio, se for o caso, do que seguir em uma carreira a qual não gosta e se sentir frustrada profissionalmente por muitos anos da vida. A escolha da carreira é deveras importante. Abraço!
Olá. Penso que orientação profissional ou psicoterapia vão ajudar. Abraço.