Minha filha tem 13 anos, tem muita dificuldade de atenção e falta de concentração, cada dia está pio

18 respostas
Minha filha tem 13 anos, tem muita dificuldade de atenção e falta de concentração, cada dia está pior na escola.
Pode ser déficits de atenção?
Olá,
As dificuldades escolares podem estar ligadas a diferentes causas. É preciso analisar o histórico escolar e de desenvolvimento da pré-adolescente.
Pode ser algo situacional, pode ser algo no campo afetivo, familiar, muitas mudanças nessa fase da puberdade. Enfim, são muitos os critérios a serem levados em consideração.
Sugiro que procure ajuda profissional para entender o que pode estar acontecendo. Espero que fique tudo bem!

Boa Noite! Dificuldades de atenção e concentração pode ser déficit de atenção, mas também pode estar ligado a outras questões como stress, ansiedade, depressão, etc. É importante fazer uma avaliação neuropsicológica para ter uma visão mais abrangente e poder realizar o tratamento mais adequado.
Olá...Boa noite!
Um diagnóstico mais preciso, envolve a avaliação de uma série de outros fatores além do que é exposto externamente (pelo sintoma). Quando falamos em dificuldade de atenção e concentração, estamos olhando só a pontinha do ponto mais alto da montanha. Para entendermos o que pode estar acontecendo de fato, é preciso aprofundar na análise do todo (da montanha).
É importante levá-la para uma avaliação profissional, com uma Psicóloga (o), de sua escolha e confiança.
Espero ter podido te auxiliar com esta dúvida.
À disposição.

Daniella Bandeira de Mello de Miranda
Psicólogo
São Paulo
Agendar uma visita
A adolescência é uma das fases mais conturbadas pelas quais passam o ser humano. Mudanças no corpo, ajustes emocionais, hormônios pipocando e entrando em ebulição e por aí vai... A falta de atenção que vc relata pode estar ligada a diversos fatores, que podem ser físicos ou emocionais. O meio ambiente também influencia o comportamento do adolescente (uma paixão, sofrer bullying, ou a separação dos pais. E esses são só alguns poucos exemplos). Minha sugestão é primeiramente procurar um psicologo para uma avaliação emocional. Outros profissionais como um neurologista infantil e psiquiatra tbm poderão fazer uma avaliação do ponto de vista médico. Espero ter te ajudado e me coloco a sua disposição caso tenha mais duvidas a respeito.
Olá! Bom dia.
Entendo sua preocupação e sugiro uma avaliação psicopedagógica para identificar a causa certa da dificuldade apresentada e o ideal tratamento.
Olá, a partir dos 7 anos de idade já é possível fazer um diagnóstico completo das dificuldades escolares da sua filha. Entre em contato com todos os profissionais que possam em conjunto, realizar o melhor diagnóstico para o problema de aprendizagem e concentração da sua filha.
A dificuldade piora com o tempo pois a escola exige cada vez mais do aluno com o passar do tempo e se ela está atrasada, acaba tendo um desempenho sempre pior do que poderia ter. É necessário procurar um neuropsicólogo, um médico, um psicopedagogo, um psicólogo e um Fonoaudiólogo para poder fechar um bom diagnóstico do desenvolvimento e não perder mais tempo.
Estamos à disposição.
Geralmente quando uma criança apresenta problemas na escola, corremos e logo concluímos que a criança está com Déficit de atenção.
Mas não é bem assim! A criança está em formação, tanto fisico com emocional! Melhor pesquisar com profissionais, às vezes fatores emocionais prejudicam e muito os resultados em escolas.
Espero ter lhe ajudado
Olá, busque ajuda de um profissional como Psicólogo ou Psicopedagogo para avaliar o por que desta falta de concentração, pois são um dos profissionais mais indicados neste caso. Boa sorte, espero ter ajudado.
Olá, neste caso específico é muito importante você buscar um psicólogo para uma avaliação mais cuidadosa. É precipitado já concluir que se trata de déficit de atenção. Essa queixa pode ser resultado de diferentes situações, como fatores emocionais, físicos ou mesmo, questões relativas ao meio que podem influenciar negativamente no aprendizado.
Olá, aconselho você a realizar uma avaliação com neuropediatra somada a uma avaliação neuropsicológica. A avaliação neuropsicológica através de uma bateria de testes e entrevistas é capaz de mapear todas as funções da criança. A pessoa portadora de TDAH além de déficit nas funçoes atencionais costuma ter problemas com a memória operacional e outras funções executivas, apresentando desorganização, dificuldade de planejamento, dificuldade para executar as tarefas com começo meio e fim, dificuldade em cumprir metas, pode apresentar impulsividade, etc. Existem tarefas e testes que medem isso. Procure um neuropsicologo e faça a avaliação. Ele poderá responder a sua pergunta e indicar o tipo de tratamento que melhor se encaixa no caso de sua filha. Abraço.
Ola, neste caso há muitas variáveis a serem analisadas. Poder ser que de fato seja um inicio do transtorno ou seja algo do próprio ambiente escolar, com por exemplo as amizades. Também algo relacionado a conduta, que nesta fase da adolescência é comum surgir, variantes afetivas, emocionais e psicológicas. Sugiro que procure um especialista em neuropsicologia, ou um Psicólogo, Psiquiatra para realizar uma avaliação. Parabéns sua pergunta mostra como você é uma ótima mãe , Parabéns. Tudo vai ficar bem, procure um profissional para não ficar mais ansiosa e saber o que de fato acontece com sua filha. Muita Paz Amor e Luz em seu coração .
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno crônico que começa na infância e apresenta um curso de desenvolvimento com quadro de sintomas que dificultam o desempenho social, escolar e posteriormente no trabalho. Muitos fatores são avaliados como: desatenção, impulsividade, hiperatividade, aspectos emocionais e autorregulação da motivação e atitude; para checar os sintomas em cada um desses fatores. No entanto, pode haver outros diagnósticos diferenciais que justifiquem a queixa, procure um neurologista e psicólogo para ajuda-lá o quanto antes.
Olá, As dificuldades de atenção podem estar ligadas a diferentes causas como fatores ambientais, situacionais, emocionais e até mesmo neurológicos.
Profissionais de saúde mental como psicólogos, neurologistas e psiquiatras ajudarão vocês. O diagnostico é essencial para o tratamento adequado iniciar o quanto antes e evitar maiores prejuízos. Á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 80
Olá. Poderia ser devido a uma questão emocional passageira ou déficit de atenção, claro. De qualquer forma, o recomendado seria uma avaliação completa para um diagnóstico mais preciso. Busque um Neuropsicólogo e Psiquiatra. Em paralelo a essa avaliação, provavelmente irão sugerir um acompanhamento psicológico, independente do diagnóstico. Abç.
Olá. Recomendo uma avaliação psicológica. Ela tem 13 anos, se estes sintomas começaram agora é provável que não seja dėfct de atenção. Os sintomas geralmente se iniciam bem mais cedo. Mas ela está entrando na puberdade, muitas mudanças homonais, neurológicas e emocionais estão acontecendo. Não é incomum nesta faze eles terem uma queda no rendimento escolar.
Contudo, como ja disse recomendo uma avaliação no intuito de entender de onde está vindo a dificuldade para poder auxilia-la.
Olá.
As dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho escolar podem estar relacionadas a diversos fatores. Podem ser questões neurológicas e até mesmo emocionais.
Oriento a buscar inicialmente um psicopedagogo, ele fará avaliações e saberá dar as devidas orientações.
Fico a disposição.
Att.
Rafaela Garbosa.
Psicóloga.
Para o diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, a falta de atenção e concentração é percebida em vários aspectos da vida da criança, na escola, em casa, com os amigos, além de poder apresentar um comportamento hiperativo e/ou impulsivo. Para isso, é realizado avaliação multidisciplinar. No caso você precisa buscar um psicólogo/neuropsicólogo para avaliação e um neuropediatra para fechar ou não diagnóstico. Porém, há outras condições que se assemelham ao TDAH e apresentam falta de atenção, por isso a importância de buscar ajuda profissional.
Pode ser TDAH mas também pode ser uma outra questão clínica que precisa ser investigada. Importante levar em um Psiquiatra da infância e adolescência, se necessário fazer um diagnóstico diferencial com um Neuropsicólogo e se necessário tratamento adequado e padrão ouro nesses casos com a TCC.