Minha gagueira acho que é hereditária , pois tenho uma prima que Tbm tem esse problema .Como posso m

22 respostas
Minha gagueira acho que é hereditária , pois tenho uma prima que Tbm tem esse problema .Como posso melhorar ? Sou do sexo feminino, adulta . Sofri maus tratos de uma professora quando eu tinha 8 anos ; será que pode ser essa a causa ?
Aguardo , obrigada
Olá,
Seria importante você fazer uma psicoterapia com o intuito de se aprofundar melhor nessa questão, pode ser que esteja relacionado a esse evento, porém tem todo um historico a ser trabalhado, ou seja, procurar dá um sentido o porque depois de anos ocorre essa repetição.
Boa sorte.

A experiência com essa professora pode ter sido traumática e ter ocasionado a gagueira, sim. Hoje a Psicologia oferece tratamentos eficazes de curto e médio prazo para questões como a sua. Sugiro procurar um profissional que trabalhe com alguma destas técnicas: Brainspotting, Abordagem Integrada da Mente (AIM), EMDR ou Experiência Somática.
Você não mencionou se a gagueira começou depois desses maus tratos sofridos por esta professora. Se sim, creio que essa dificuldade seja absolutamente psicológica. Seria uma ansiedade em se expressar, em se comunicar com os outros, que também pode gerar uma insegurança interior. Experiências traumáticas na infância marcam muito o comportamento de uma pessoa. Mas nada que não possa ser sanado por uma psicoterapia.
Olá! Não se sabe O que causa a gagueira, mas fatores traumáticos e emocionais com certeza são agravantes. Lido com casos de gagueira, onde todos eles são trabalhados juntos com a auto-estima, e relações de confiança. Procure também um profissional de psicologia e um fonoaudiólogo se possível.
Sugiro que procure dois profissionais simultaneamente, uma fino e um psicólogo de preferência que trabalhe com traumas , EMDR, e se submeta à uma psicoterapia com o intuito de buscar origens causas e tratamento desses transtornos! Ficará tudo bem!!
Olá! A gagueira é um distúrbio na temporalização da fala, que seria o tempo de execução dos sons, sílabas, frases, que afeta a fluência e a comunicação. Ela pode ser hereditária, mas não é causada por traumas. O que pode ocorrer é que com a gagueira a pessoa pode ficar insegura. Então oriento que procure um médico para avaliação clínica e um fonoaudiólogo para avaliação e possível tratamento. Se precisar posteriormente um psicólogo. Espero ter ajudado. Abraço
Olá, acredito que um acompanhamento com Psicólogo(a) pode lhe ajudar na investigação e intervenção para tratamento deste problema... não podemos afirmar que maus tratos na infância seja a causa da gagueira, mas podemos sugerir possível relação, visto que a gagueira pode se apresentar em situações de ansiedade inclusive. Mas precisamos pensar também nesta gagueira como possibilidade de fator fisiológico relacionado a transtornos da fala, neste caso já há necessidade de procurar Fonoaudiólogo(a).

Abraço ????
Ola, além dos colegas falaram aqui, é importante você procurar um bom profissional de fonoaudilogia, e também um psicologo iram lhe ajudar e fazer um diagnostico mais preciso do que possa vir a ser ou esta causando seu sintoma. A disposição.
Ola! Deves procurar por um profissional da psicanálise/ psicologia, pois a gagueira tem causas emocionais e os traumas sofridos podem ter desencadeado todo esse processo. Procure ajuda, isso melhorará sua qualidade de vida. Sucesso
Bom dia, esse problema que você descreveu pode estar relacionado aos eventos sofridos na infância, gerando um trauma e se manifestando pela gagueira. Mas seria importante uma psicoterapia para investigar as verdadeiras causas. O profissional indicado seriam Psicólogos que trabalham com Experiência Somática, Hipnoterapia ou EMDR.
A terapia de EMDR pode te ajudar partindo do pressuposto que as causas são traumas familiares e ou escolares.
Estou à disposição, pois eu trabalho com esta abordagem.
A gagueira pode sim ter um componente genético, mas nao se pode dispensar o emocional. Você relatou brevemente sobre uma professora em sua infancia, ao que parece ela marcou vc, o seu relato foi breve mas é possivel sim que uma terapia possa lhe trazer beneficios, pelo menos no lado emocional
Olá! É absolutamente compreensível querer saber de onde vem a gagueira. Particularmente, considero mais importante poder lidar com ela e procurar resolvê-la. Há uma série de intervenções possíveis, mas seria interessante visitar um psicólogo e pessoalmente resolverem a intervenção adequada para você. Boa sorte!
Boa noite concordo plenamente com quanto a psicóloga Aline Banchieri sugeri a respeito da escolha de terapias que tratam de esperiencias traumáticas e que oferecem a possibilidade de reverter o quadro e recuperando a autoconfiança.
Olá, não podemos afirmar sobre a hereditariedade da gagueira, apenas constatar que isso lhe incomoda em algum aspecto da vida, certo?
Com a psicoterapia, você pode compreender como isso começou e o efeito disso em sua vida e suas relações. Ainda assim, tendo sofrido o mau trato, sem acompanhamento não podemos afirmar se essa é a causa ou apenas um evento agravante disso. E, mesmo que tenha algum familiar com o mesmo sintoma - a gagueira -, as duas causas podem ser completamente distintas. Cada pessoa é única e cada caso é um. Tomara se encontre e consiga lidar melhor com isso, quem sabe, resolver.
Gagueira hereditaria? Me parece que você levanta essa hipoteses mas não acredita muito nela. A chave para todas as respostas está em você e me parece que para a cagueira você já sabe qual é! Alguns momentos quando vividos geram angústias e as vezes são esquecidos ou seus efeitos não são recordados,mas suas consequências emergem ao longo da vida e rever e resolver é uma decisão sua!
Sabemos que traumas na infância ocasionam problemas de origem emocional, que podem ocasionar problemas em outras áreas do desenvolvimento humano. Sugiro buscar apoio psicológico.
Olá. Procure um psicólogo para investigar com você as possíveis causa de sua gagueira, as causa podem sem ser emocionais e psicológicas. E havendo necessidade o psicólogo te encaminha para outro profissional para fazer uma avaliação. Atenciosamente.
Olá! Ter informações de familiares próximos com esta condição, como também maus tratos na infância realizados por uma professora, dificultam o diagnóstico à distância. A falta de conhecimento sobre o início da gagueira e se o mesmo teve agravação ao longo dos anos, também são fatos necessários para traçar um diagnóstico. Indico a psicoterapia para lidar com os maus tratos e também trabalhar a autoestima. Já para a ajuda na comunicação oral e na fluência, indico concomitantemente com a psicoterapia, o atendimento fonoaudiológico. Ambos tratamentos dispõem de técnicas e procedimentos específicos para tratar esse distúrbio, podendo esse tratamento ser feito em qualquer idade.
Olá! O comportamento, seja ele qual for, é multideterminado. Ou seja, apesar da hereditariedade ser um aspecto a ser considerado na análise, outros fatores também influenciam o comportamento e devem ser observados, como a sua história de vida e o ambiente do qual você faz parte hoje. O histórico familiar de gagueira é, sem dúvida, um fator de risco. Sem a pré-disposição genética você não teria desenvolvido os sintomas. Mas, somente isso, não fornece explicações suficientes. Com os avanços nas pesquisas, já se sabe que é a combinação entre os fatores genéticos e ambientais individuais que contribuem para a instalação do transtorno. É provável que os traumas sofridos durante a sua infância tenham contribuído para o surgimento da gagueira. Porém, para uma resposta mais precisa, é necessária uma avaliação mais profunda. Se possível, procure um Fonoaudiólogo para trabalhar a sua fluência e aliviar a tensão, e um Psicólogo para te ajudar a lidar com essa e outras questões que te causam sofrimento. Cuide-se bem!

Olá.
A gagueira pode sim ter causas hereditárias. É importante que marque consulta com um fonoaudiólogo para investigar as causas.

Além da hereditariedade, certamente fatores psicológicos como traumas podem contribuir ou serem causadores desta dificuldade.

Recomendo que procure um fonoaudiólogo e um psicólogo.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, clique em meu perfil

Busque um fonoaudiólogo e um psicólogo para poderem te dar orientações e desenvolver formas de lidar com a gagueira e se desenvolver pessoalmente. Sim, o abuso pode ter influência na gagueira.