Minha mãe foi operada à catarata à menos de 8 dias, diz ter uma sensação de arepanhar no olho, isso

2 respostas
Minha mãe foi operada à catarata à menos de 8 dias, diz ter uma sensação de arepanhar no olho, isso é normal?
Boa tarde. Algo muito comum e de tratamento muito simples é o excesso de oleosidade das margens palpebrais. Existem nas bases dos cilios glandulas que produzem uma secreção oleosa; secreção esta, que faz parte do filme lacrimal e tem, portanto, função protetora). Entretanto, o seu excesso, bem como a excessiva quantidade de bactérias da pele, podem originar substâncias que caem dentro dos olhos e provocar sintomas irritativos (ardência, olho ressecado, vermelhidão, coceira, "escorrimento daquela lágrima quente", entre outros). A solução é simples: limpeza das margens palpebrais durante o banho com xampu (pode ser neutro ou não) e água morna do chuveiro. Pega-se o xampu, coloca-se uma pequena quantidade no dedo indicador e, com os olhos fechados, lava-se sob o chuveiro morno, com os olhos fechados, no sentido horizontal, no meamo lugar que se passa o lapis de olho. Lava-se os olhos abtes de abrir para que não caia a espuma dentro. Repete-se "ad eternum" em todo banho. Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia de catarata evoluiu muito nos últimos anos sendo realizada com micro-incisões. Hoje, normalmente não existe a necessidade de pontos, mas em alguns casos, preferimos selar melhor a incisão com um ponto, depende de cada cirurgia. Se foi esse o caso, pode arranhar um pouco. Mesmo sem pontos, o olho pode ficar um pouco irritado, geralmente mais pelo uso dos colírios necessários no pós-operatório do que pela cirurgia em si que é pouco traumática. Entretanto, se o incomodo for muito, ou acompanhar baixa visual, é necessário retornar ao médico que operou o quanto antes. As complicações são raras, menos que 0,01%, mas existem, e, quanto antes detectadas e tratadas, melhor.

Especialistas

Guilherme Jose Pilz

Guilherme Jose Pilz

Oftalmologista

Rio Negrinho

Laura Capitian

Laura Capitian

Oftalmologista

São Paulo

Ingrid Eyng Thiel

Ingrid Eyng Thiel

Oftalmologista

Colombo

Marcela Costa Cruz Andrade

Marcela Costa Cruz Andrade

Oftalmologista

Bauru

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 662 perguntas sobre Catarata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.