Minha mãe tem alzhaimer a 7 anos, faz uso de muitos medicamentos, exelon patch 10, Alois, risperidona,

4 respostas
Minha mãe tem alzhaimer a 7 anos, faz uso de muitos medicamentos, exelon patch 10, Alois, risperidona, aprazolan, menelat, pondera, fora os de pressão, glifage e colesterol, acho muito remédio, será que isso pode piorar, pois está com tonteiras, fraca, confusão mental, vontade de não dar remédio mais.
olá... se você parar com a medicação o quadro pode piorar muito, principalmente porque toda retirada de medicação deve ser acompanhada pelo médico por causa dos efeitos que podem gerar, por isso, sugiro buscar um profissional de sua confiança, um geriatra, por exemplo e expor suas questões. Esse profissional deverá avaliar a necessidade de todos os medicamentos, retirar algum se for o caso, substituir outros, enfim, fazer o gerenciamento do tratamento. Infelizmente é um quadro evolutivo e a medicação seria para tentar estabilizar o quadro. Seria interessante que a família tivesse acompanhamento psicológico, principalmente o cuidador.

Olá, boa tarde! A sua pergunta é muito interessante, pois acredito que muitas famílias em que parentes são acometidos pelo Alzheimer possuem a mesma dúvida sobre o que fazer quando aparecem os efeitos colaterais.
Sugiro que estudo mais sobre a doença e os efeitos colaterais dos medicamentos. Hoje, a internet possibilita este acesso. Existem muitos artigos que relatam casos de Alzheimer e isso possibilita uma compreensão melhor sobre a evolução da doença e as formas de tratamento.
Referente à medicação e seus efeitos colaterais, procure um médico de sua confiança, as especialidades Psiquiatra e Geriatra são as mais recomendadas para este caso e exponha os efeitos colaterais observados e esclareça todas as suas dúvidas. Pergunte sem medo. Caso o médico perceba que há possibilidade de mudança nos medicamentos, ele será feito.
Nunca pare por conta própria uma intervenção medicamentosa, pois pode ocorrer danos gravíssimos.
Espero ter ajudado.
Olá! Se sua mãe está apresentando tal quadro, ele pode sim ser secundário à polifarmácia, nome que damos à situação em que há prescrição de diversos medicamentos que interagem entre si ou que não devem mais ser indicados em determinados casos. Há muitas vezes a problema
Caro(a) internauta, primeiro tem que se observar a ordem dos problemas. Pois se ela já toma essa configuração de medicamentos a muito tempo e agora que apresenta os sintomas, dificilmente será por causa dele e muito menos pela quantidade. É comum idosos tomarem muitos medicamentos e isso tem que ser muito bem pensado e observado sim, para não ter problemas de polifarmácia.
É super importante verificar se não tem infecções, como urinária, pulmonar ou intestinais que descompensam o idoso. Também tem que ver hidratação e nutrição. Se não tiver isso pode ser também efeitos colaterais de medicamentos específicos, como a risperidona, que pode piorar a tontura e sintomas de "Fraqueza". Outra coisa é o próprio Alprazolam, que dificilmente tem beneficio a longo prazo no paciente, mas não pode ser tirado de uma vez, pois causa abstinência.
O melhor mesmo é a revisão da medicação com algum neurologista que tenha experiencia com Alzheimer e idos.