Minha mãe tem glaucoma e a médica que a atendia disse que o glaucoma dela era de angulo aberto. No e

1 respostas
Minha mãe tem glaucoma e a médica que a atendia disse que o glaucoma dela era de angulo aberto. No entanto, tivemos que trocar de médico e esse outro pediu pra fazer uma iridectomia com yag laser porque o angulo dela era fechado. Pode ocorrer essa mudança de angulo aberto para fechado?
Concordo com o colega em relação ao longo prazo entre uma consulta e outra. Para o cristalino aumentar a espessura EM GERAL são necessários alguns anos, porém em medicina não é uma ciência exata e existem exceções. Tenha em mente que o tratamento do glaucoma evoluiu bastante na última década, temos disponível um laser chamado SLT que faz a trabeculoplastia seletiva à laser, esse é um procedimento que pode reduzir a pressão intraocular em até 30%, reduzindo a dependência aos colírios ou, até mesmo, podendo trazer independência, principalmente se tratado como terapia primária, este procedimento pode ser repetido outra vez, caso necessário. Existem artigos mostrando a eficácia a longo prazo desta abordagem, com bons resultados. Existe a iridoplastia à laser que pode ser feita para pacientes com uma condição chamada de íris em plateau, na qual é aplicado laser de argônio na íris para tracioná-la para longe do seio camerular, que é a área do olho responsável pela drenagem de um líquido que produzimos constantemente dentro dos nossos olhos, chamado de humor aquoso. Fazendo uma analogia simples, imagine abrir uma torneira dentro de uma bexiga, quanto mais furos você fizer nesta bexiga, maior será o fluxo de escoamento e, consequentemente, menor será a pressão dentro deste sistema. Agora imagine que de repente houve uma oclusão de todos estes furos, a pressão irá se elevar até a bexiga estourar. Este segundo caso é a crise de glaucoma de ângulo fechado, que pode ocorrer em pacientes com ângulo oclusível, estreito ou fechado. Existem outros métodos para tratamento do glaucoma hoje em dia, como as cirurgias de glaucoma microinvasivas que estão revolucionando o tratamento de glaucoma, como a trabeculoplastia transcanalicular assistida por gonioscopia cirúrgica e o implante do iStent, que são cirurgias com baixo potencial de complicações, porém que também podem deixar os pacientes mais independentes dos colírios ou, ao menos, termos uma redução da quantidade de medicação instilada. Espero ter contribuído com a sua dúvida. Marque a sua consulta com um oftalmologista para mais esclarecimentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Guilherme Jose Pilz

Guilherme Jose Pilz

Oftalmologista

Rio Negrinho

Laura Capitian

Laura Capitian

Oftalmologista

São Paulo

Naiane Ramos Vidal

Naiane Ramos Vidal

Oftalmologista

Boa Vista

Rafaela Polezi

Rafaela Polezi

Oftalmologista

Penápolis

Alfredo Cassemiro

Alfredo Cassemiro

Oftalmologista

Porto Velho

Marcela Costa Cruz Andrade

Marcela Costa Cruz Andrade

Oftalmologista

Bauru

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 713 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.