Minha mae toma um medicamento para ansiedade(cloridrato de sertralina) já ha uma semana. e fica mal,

7 respostas
Minha mae toma um medicamento para ansiedade(cloridrato de sertralina) já ha uma semana. e fica mal, muito mal, o que pode fazer?
Tenho vários pacientes que fazem uso da sertralina, que na verdade é mais um antidepressivo do que um medicamento ansiolítico, ou seja, para ansiedade.

A grande maioria tolera bem esse medicamento, mas realmente há casos onde os efeitos colaterais são muito desagradáveis e inviabilizam o uso daquele medicamento. Ele pode ser substituído pelo médico que prescreveu, que tem várias opções à sua disposição.

No entanto, após 2 semanas esses efeitos colaterais costumam diminuir bastante, pois o organismo se adapta à medicação. Leve em conta que muitos pacientes com depressão / ansiedade tendem a reclamar e sentir as coisas piores do que na verdade são. Tudo fica mais difícil. Mas se não houver jeito de esperar essas 2 semanas, melhor trocar, sempre com o acompanhamento médico.

Sentir-se mal pode ser um sintoma de ansiedade ou efeito colateral da medicação. Fale para sua mãe procurar um especialista para decidir sobre a suspensão da medicação, ajuste de dose(redução da dose, por ex) ou troca da sertralina por outro ansiolítico.
Torna-se necessário esperar acabar a fase de adaptação do organismo a medicação, que dura cerca de 16/18 dias. A partir de então o médico direciona se precisa de ajustes na dose ou não. Esses sintomas ocorrem por vários motivos, sintomas do qudro que ainda não estão sendo tratados com a plena ação da medicação, prescrição não assertiva e até dosagem do medicamento abaixo da necessidade. O médico pode reavaliar esses sintomas no retorno da consulta. Vale lembrar que o tratamento para Ansiedade deve ser multiprofissional. A medicação proporciona condições para o cérebro e o corpo serem trabalhados na psicoterapia a fim de tratar o transtorno.
Deve-se investigar esse mal estar, quais os fatores e essas informações podem vir de ti e dela. Existem outros encaminhamentos que não só a medicação e que são importantes e benéficos de serem seguidos. A psicoterapia é fundamental falando de ansiedade, pois é um espaço que auxilia na mudança de comportamento, mesmo que isso seja lento (muitas vezes pode ser rápido). Só tomar a medicação, muito estudos mostram que não adianta. Fico à disposição para acompanhá-las nessa dificuldade.
Alguns medicamentos podem causar reações adversas, principalmente no início do tratamento. No caso do Cloridrato de Sertralina, as principais reações são diarréia, náuseas, sonolência, tremores e até mesmo disfunções sexuais ou insônia. O ideal é que um acompanhamento com um psiquiatra seja realizado e que todos os sintomas e reações sejam relatadas para que seja possível um melhor ajuste de dosagem ou troca do medicamento. O importante é que ela não decida para ou mudar a medicação sem antes ter a orientação de um profissional especializado.
Sertralina não é ansiolítico, e sim antidepressivo.
Você não citou quais reações adversas sua mãe está apresentando. Dessa forma, ela pode estar sentindo desde uma normal dificuldade de se adaptar à medicação, como até estar com hipersensibilidade à mesma.

Além disto, é importante saber se ela está fazendo uso concomitante de outros remédios, pois a interação medicamentosa pode acarretar reações adversas bastante graves, como é o caso da associação de ISRSs (no caso, a Sertralina) com IMAOS (inibidores da monoaminoxidase).

O que sua mãe ainda pode fazer (além de estar atenta aos itens acima e comunicar as queixas ao médico, para uma eventual mudança na prescrição) é combinar a farmacoterapia com a psicoterapia, que dentre outros benefícios, provavelmente vai facilitar a adesão dela ao tratamento e auxiliá-la a suportar as reações adversas que muitas vezes ocasionam interrupção do tratamento farmacológico.

Suspender medicação,alterar a dosagem ou tomar remédio sem conhecimento de um médico não são práticas recomendáveis à saude